62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
NOVA ORTOGRAFIA: O USO DA TECNOLOGIA DIGITAL NO ENSINO E APRENDIZAGEM.
Ianne Maria Lima de Souza 1
Carolina Soares Ramos 1
Denise Costa da Silva 1
Isabelle Maria Lima de Souza 1
Maria Jaina de Farias Batista 1
Mariane de Queiros Aureliano 1
1. Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
Em via do acordo ortográfico (1990) da Comunidade de Países de Língua Portuguesa - CPLP o qual foi aprovado e a partir de 1º de janeiro de 2009 passou a vigorar no Brasil e em todos estes países, considerando o fato de que estamos no período de transição das novas regras ortográficas que se finaliza em 31 de dezembro de 2012, sendo, portanto, necessário o ensino-aprendizagem dessa nova regra em meio ao cotidiano intelectual e social do aluno, e considerando também que a introdução da tecnologia digital pode auxiliar no papel do docente quanto à forma como esse processo de assimilação se desencadeará, é que se justifica esse trabalho. A tecnologia tem muito a oferecer se utilizada de maneira válida e coerente. Analisando este fato, foi construído no ambiente de programação SuperLogo, um aplicativo baseado no JOGO DA FORCA que auxiliará no processo de ensino, ocasionando uma reflexão a respeito das novas regras ortográficas, concebendo, pois, que será uma ferramenta dinâmica e divertida capaz de estimular o aprofundamento do assunto. Na ocorrência de "erro" no âmbito do jogo, o aluno será levado a uma reflexão construtiva, já que este aplicativo é baseado nas teorias de Papert, defensoras da idéia de que o "erro" é parte fundamental do processo de construção do conhecimento.
METODOLOGIA:
Trata-se de uma pesquisa descritiva de cunho qualitativo, que associa dados quantitativos ao desenvolvimento do JOGO DA FORCA. Foi efetuada com o corpo docente e discente do Ensino Fundamental e Médio de uma Escola Estadual da região do Cariri Paraibano, na qual mantém uma postura tradicional mesmo tendo um laboratório de informática bem equipado. Do universo de 341 alunos e 15 professores, 170 responderam a um questionário estruturado de maneira verbal, que explorava sobre a implantação das novas regras ortográficas no cotidiano educacional e a utilização dos recursos tecnológico disponíveis na instituição. Diante dos resultados foi desenvolvido um aplicativo no ambiente de programação SuperLogo que tem como linguagem o LOGO, baseado no JOGO DA FORCA, no qual foi incorporado uma pedagogia fundamentada na reflexão e construção do conhecimento. Foram especificados requisitos como: formato e quantidade das questões lançadas, tratamento dos possíveis erros e acertos no âmbito das jogadas, estrutura do jogo entre outros; moldando-o de maneira a ser utilizado como aula de exercício de fixação tanto no ensino das regras ortográficas como em outros. Contudo, foi criada uma proposta de inserção desse aplicativo na escola outrora citada, na qual brevemente estará sendo posta em prática.
RESULTADOS:
Quanto ao perfil dos respondentes, 92% eram alunos, sendo 52% do Ensino Fundamental e 40% do Ensino Médio; 8% eram professores, destes 26% lecionavam a disciplina de Língua Portuguesa. Sobre a disseminação das novas regras ortográficas 77% dos alunos afirmaram não te contato em sala de aula com o assunto, 25% dos docentes de Português salientaram que trabalham o conteúdo, mas que existe muitas dificuldades por falta de material e 75% deles responderam que estão esperando material didático para iniciar o processo. Em relação à importância de se inserir as novas regras, 60% dos alunos e 95% dos professores confirmaram ser de extrema importância. Quando se questionou sobre a utilização dos recursos tecnológicos que a escola possui 100% dos alunos afirmaram não trabalhar atividades que as envolvam, destes 64% freqüenta o laboratório de informática por conta própria e o restante nem isso fazem por não ter habilidades com as ferramentas. 100% dos professores reconheceram não as utilizar, sendo 70% por não ter domínio dos recursos, 10% alegam não ter tempo de elaborar atividades desse cunho e 20% não vem importância dessa inserção. Por fim 98% dos respondentes asseveraram desejar terem contato com o possível aplicativo do JOGO DA FORCA em seu cotidiano escolar.
CONCLUSÃO:
Os dados colhidos apontaram que a necessidade de inserção das novas regras ortográfica no cotidiano escolar é visível tanto pelos alunos quanto pelos professores, não obstante há uma grande falta de negligencia por parte dos professores sendo assim necessária implantação de políticas de incentivo nesse âmbito. Foi verificado também, que a tecnologia não esta sendo levada em consideração no processo de formação dos discentes dessa comunidade, impossibilitando, pois, que esta se efetue de maneira adequada e distante das necessidades em meio à sociedade atual. Assim, é válido e necessário que haja adaptações nessa maneira de ensino incluindo os próprios recursos que a escola possui. Nesse sentido o aplicativo do JOGO DA FORCA denominado FORCA DAS PALAVRAS, incorporará a esse setor o conhecimento da regras ortográficas, que é de suma importância para todos falantes da Língua Portuguesa, de maneira a propiciar a inclusão digital àqueles que se incluírem no processo. Sendo assim, montamos a proposta de utilização dessa ferramenta na escola investigada, podendo ser estendidas a outras instituições com fins análogos.
Palavras-chave: Regras Ortográficas, Tecnologia na Educação, Construção de conhecimento.