62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 5. Farmácia - 2. Analise Toxicológica
AVALIAÇÃO DE PARÂMETROS DO EXTRESSE OXIDATIVO EM PACIENTES PORTADORAS DA SÍNDROME DOS OVÁRIOS POLICÍSTICOS
Márcia Alice Da Silva Santiago 1, 2
George Dantas de Azevedo 1, 3
Iuri Nicholl Freitas da Silva Pinto 1, 2
Maria das Graças Lopes Câmara 1, 2
Vanessa Petrina Silva Soares 1, 2
Telma Maria Araújo Moura Lemos 1, 4
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
2. Graduando
3. Prof Dr / Co-Orientador
4. Profa. Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
A Síndrome dos Ovários Policísticos (PCOS) é uma condição clínica heterogênea caracterizada por hirsutismo; infertilidade; e irregularidade menstrual e endócrina. Tais alterações poderiam resultar da responsividade hipofisária do LH maior ao hormônio GnRH; da hiperatividade do sistema P-450c17, ou ainda de uma ação estimuladora da insulina sobre a esteroidogênese. A prevalência de PCOS na população geral de mulheres pode ser de 8%(5); 42% entre as hirsutas(6); 30-40% em pacientes com amenorréia; e em 80% com oligomenorréia. O estresse oxidativo (EO) pode ser um dos fatores subjacentes associados à infertilidade. Espécies reativas do oxigênio (EROs) e os antioxidantes encontram-se no líquido tubário e líquido peritoneal nas mulheres que possuem infertilidade. A fonte de EROS no ovário foi identificada como sendo os macrófagos. O ambiente do oocisto jovem no líquido folicular é rico em enzimas antioxidantes, ajudando a proteger o oocisto do dano oxidativo. Os estrógenos produzidos pelas células da granulosa contribuem para um aumento do mecanismo de defesa antioxidante, sugerindo que o EO pode ter seu papel na alteração dos hormônios ovarianos. O objetivo do presente estudo foi analisar os parâmetros antioxidantes e bioquímicos em pacientes que tenham a PCOs.
METODOLOGIA:
Estudo envolvendo 22 pacientes com PCOS, média de idade de 28 ± 8 anos em jejum de 12 horas e a coleta foi realizada no Laboratório Integrado de Análises Clínicas (LIAC) da Faculdade de Farmácia do RN (FFRN). Como controle tivemos 23 indivíduos fêmeas saudáveis, com idade média de 35 ± 11 anos. Para avaliação dos resultados do estresse oxidativo se mediu: CAT, GSH e SRAT's; e bioquímicas(Colesterol Total, HDL, LDL, Glicose, Uréia e Creatinina). As dosagens foram realizadas no Laboratório Multidisciplinar (LABMULT-FFRN). A determinação do GSH foi segundo BEUTLER. O teor de GSH foi determinada por espectrofotômetro mod. Shimadzu UV-1650; a dosagem de hemoglobina foi realizada através do método da cianometahemoglobina, finalizando utilizar o seu resultado para determinação da atividade da catalase. Foi utilizado o padrão de hemoglobina da Labtest® e as leituras foram realizadas no espectrofotômetro COLEMAN- 395UV. Para determinação das SRAT's usa-se o malondialdeído. As determinações bioquímicas foram realizadas segundo as especificações do fabricante. Os dados estatísticos foram analisados através da análise de variância e teste t-student através de software Graph Pad instat e GrapPad Pris versão 4.00 e Microsoft Excel 2003 considerando um nível de significância de p<0,05.
RESULTADOS:
Em relação ao GSH, não foi observado um valor significativo se comparado o grupo controle analisado ( 351,22 ± 90,2 µmol/L) e o grupos das portadoras de SOP (419,42 ± 103,22 µmol/L). Em relação à catalase, observou-se um aumento significativo dos níveis de catalase eritrocitária se comparados os grupos de estudo (Grupo controle apresentou 267,70 ± 55,30 µmol/L e grupo de pacientes da SOP apresentou 311,98 ± 73,42 µmol/L). A concentração de SRAT's, cujo principal produto é o MDA, foi significantemente mais elevado nas pacientes 5 ± 1,07 µmol/L levando em consideração o grupo controle trabalhado (3,94 ± 0,7 µmol/L), (P<0,05). Associado aos parâmetros das dosagens do estresse oxidativo, foram realizados testes bioquímicos aonde não houve diferenças estatisticamente significativas nos valores bioquímicos encontrados. Apenas foi observado o aumento significativo dos níveis séricos de Colesterol LDL e Triglicerídeos em comparação aos controles realizados
CONCLUSÃO:
Foi observado, no estudo, relevância significativa no aumento na lipoperoxidação em portadores da SOP, através da determinação das Substâncias Reativas ao Ácido Tiobarbitúrico (SRAT's) no plasma, ao ser comparado com o grupo controle de indivíduos sadios; Não ocorreu alterações estatíticas nos parâmetros antioxidantes ao se analisar o conteúdo de glutationa reduzida (GSH) e a atividade da catalase em pacientes com SOP comparando ao grupo controle. O aumento de peroxidação lipídica pode ser indicativo da situação de estresse oxidativo presente no organismo dessas pacientes.
Instituição de Fomento: CNPQ e UFRN
Palavras-chave: Estresse oxidativo, Sindrome dos Ovários Policísticos, Antioxidantes.