62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
CONSTRUINDO UM MODELO DE REFERÊNCIA À PARTICIPAÇÃO ATIVA DOS SUJEITOS EM PROJETOS EDUCATIVOS EM AMBIENTE ON-LINE
Eugênio Paccelli Aguiar Freire 1
Arnon Alberto Mascarenhas de Andrade 2
1. Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN
2. Prof. Dr./Orientador - Programa de Pós-Graduação em Educação - UFRN
INTRODUÇÃO:
Não restam dúvidas que as tecnologias on-line podem ser de grande valia à educação. Atualmente, as instituições educacionais tentam aproveitar suas novas possibilidades, principalmente através de projetos de EaD. Na lida prática dessas atividades, porém, o que se constata muitas vezes é uma postura pouco participativa dos estudantes. Como podem ferramentas repletas de possibilidades técnicas apresentarem, em seu uso na educação, resultados participativos pífios? Assumindo a educação, tal qual descrita por Paulo Freire, como nascida de uma postura ativa, pode-se perceber que qualquer pensamento educativo, em antigos e novos contextos, passa, necessariamente, pelos Sujeitos. Mais por esses que pelos meios. Partindo desse pressuposto, percebemos que, tal qual não é apenas por estar em uma sala de aula que o aluno irá participar afim de crescer em seu conhecimento, não é por estar em uma plataforma on-line de EaD que ele irá necessariamente agir ativamente e educar-se. Nesse momento, surge a questão-chave deste estudo: como criar condições as mais propensas para estimular o interesse dos Sujeitos e o desenvolvimento de uma postura ativa por parte desses em projetos educativos em ambiente on-line? A construção da resposta à essa questão sintetiza o desenvolvimento deste trabalho.
METODOLOGIA:
Inicialmente, buscamos esclarecer o conceito de tecnologia educacional utilizado, bem como justificar sua relevância. A seguir, realizamos o início da construção da contribuição principal deste trabalho: a elaboração de um modelo de referência à participação ativa dos Sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line. Uma construção realizada a partir da observação e análise de uma experiência educativa em ambiente on-line, promovida fora do contexto escolar, e que conta com participação ativa de seus usuários: o site "guanabara.info". Buscamos entender as razões do uso ativo desse site para propor a inserção dessas características em projetos escolares on-line, relativizando-as a esses contextos. Usando como método o estudo de caso, executamos a coleta de dados, do tipo primário, de forma não-presencial, por MSN, e-mail e conversa on-line por áudio, através da técnica de entrevista semi-aberta com dez usuários do "guanabara.info". Buscamos realizar nossas análises a partir de uma fundamentação teórica em autores que trabalharam a educação baseada no interesse e auxiliada pela tecnologia, razão pela qual escolhemos Célestin Freinet e Paulo Freire como referenciais teóricos deste estudo.
RESULTADOS:
Como resultado dos dados coletados contrapostos aos referenciais teóricos utilizados, obtivemos a elaboração do modelo proposto, baseado nas categorias que emergiram ao longo da pesquisa. Dessa forma, como resultado deste estudo, afirmamos - através do modelo de referência à participação ativa de sujeitos em projetos educativos em ambiente on-line - que um projeto educativo em ambiente on-line deve, no intuito de estimular o uso por parte de seus usuários, possuir e trabalhar as seguintes categorias e práticas: expressão da identidade e construção do pertencimento, consideração da voz dos Sujeitos, uso da oralidade e do vídeo associado à tecnologia digital, desenvolvimento do hábito de acesso periódico, estímulo à autonomia pela tecnologia, estabelecimento de cooperação e solidariedade entre alunos e responsáveis pelo projeto (professores, tutores e afins).
CONCLUSÃO:
Obtivemos como conclusão desta pesquisa a confirmação do pressuposto previamente assumido, de que os processos educativos vinculam-se, em ambiente físico ou on-line, mais à questões humanas do que quesitos técnicos do meio em uso. A partir das falas dos Sujeitos contrapostas ao pensamento dos autores referenciados no estudo, percebemos como, independente das tecnologias utilizadas, os fatores a tornar um cenário mais propenso à uma postura ativa por parte dos alunos passam, de modo incontornável, pela consideração de categorias humanas como identidade, colaboração, solidariedade, afetividade e afins. Categorias que se relacionam entre si, como observado no modelo proposto, de forma complexa e recursiva, sem limites claros nem divisões cartesianas a torná-las avulsas. Assim, a principal conclusão deste estudo é o da necessidade da inserção dos homens como a figura central no pensamento relativo à elaboração e execução de qualquer projeto educacional envolvendo tecnologias on-line, em detrimento do pensamento tecnicista, focado mais nas ferramentas do quê naqueles que as manipulam.
Instituição de Fomento: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
Palavras-chave: Tecnologia, Educacional, Modelo.