62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 6. Ciências da Religião e Teologia
O HOMEM COME O QUE A DEUS OFERECE: ESTUDO ETNOGRÁFICO SOBRE A OFERENDA AO DEUS DOS HARE KRSNA.
Jaqueline Gomes Ribeiro 1
Irene de Araújo Van den Berg Silva 1
1. Curso de Ciências da Religião - UERN
INTRODUÇÃO:

 

O trabalho investiga o ritual de oferenda a Krsna, no âmbito do movimento Hare Krsna, buscando compreender como o ato de comer entre os seguidores desse grupo se reveste de percepções diferenciadas a partir dos investimentos simbólicos que são construídos sobre os alimentos ou são nele projetados. Como os víveres, sua manipulação e consumo participam intensamente das atividades realizadas no interior do grupo estudado, tomou-se a dimensão ritual da oferenda como campo de estudo para compreender as relações que se processam nessa comunidade.

METODOLOGIA:

Essa investigação é parte de um projeto de iniciação científica na área de antropologia da religião e por isso tem suas bases metodológicas assentadas na pesquisa etnográfica. A pesquisa contou com observação de campo, entrevista com participantes, fotos, gravações e revisão bibliográfica relacionada ao tema investigado. O foco principal do trabalho foi o ritual religioso de oferenda de alimento a Krsna, cuja observação se realizou em um grupo de devotos sediado na cidade de Natal/RN. Os equipamentos que documentaram o trabalho foram: câmera digital e mp4.

 

RESULTADOS:

Os resultados da pesquisa são sobremaneira de cunho social/comportamental, a saber, que os devotos sacralizam suas vidas a partir do ritual de oferenda, aspecto imprescindível no âmbito dessa religião. Não condiz que um devoto participe da comunidade se o mesmo não presta reverencia a Krsna, Deus supremo da religião, por meio da oferenda, obrigatória, mas feita com prazer e devoção.  

 

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados conclui-se que o ato de comer é sagrado quando é feito como uma oferenda, podendo se tornar profano sendo feito pelo simples prazer de comer sem oferecer, sem fazer do alimento sagrado e permitido pela divindade.

Palavras-chave: Krisna, sagrado , oferenda.