62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
DETERMINAÇÃO NÃO DESTRUTIVA DE PIGMENTOS CLOROPLASTÍDICOS EM FOLHAS DE TRÊS ESPÉCIES OLEAGINOSAS UTILIZANDO SPAD
Romária Pereira de Araújo 1
Henrique Koch Chaves 2
Fábio Pinto Gomes 3
1. Graduada em Ciências Biológicas, Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC
2. Graduado em Química, Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC
3. Prof. Dr./Orientador - Departamento Ciências Biológicas/UESC
INTRODUÇÃO:
Quantificar os valores de clorofila e carotenóides é de grande valia por causa da relação com a eficiência fotossintética das plantas e, consequentemente com seu crescimento e adaptabilidade dos diferentes ambientes. Os métodos comumente utilizados podem ser destrutivos, normalmente onerosos e demorados, ou não-destrutivos. Os últimos utilizam medidores portáteis que permitem avaliações de forma rápida e prática. O clorofilômetro SPAD baseia-se na absorbância da radiação nos comprimentos de onda, que são calculados no microprocessador, oferecendo sinais digitais. Entretanto, esse método deve ser previamente calibrado para que ofereça informações precisas e confiáveis.
METODOLOGIA:
As espécies selecionadas pelo potencial oleaginoso foram a mamoneira (Ricinus communis L.), o pinhão-manso (Jatropha curcas L.) e o dendezeiro (Elaeis guineensis J.). Inicialmente estabeleceu o protocolo de extração com o DMSO saturado com CaCO3. Em seguida, selecionaram-se folhas em diferentes estágios de desenvolvimento, onde foram feitas cinco leituras com SPAD após o que coletaram-se três discos de 5 mm de diâmetro, os quais foram colocados em tubos de penicilina contendo 4 mL do extrator. Após incubação nas condições determinadas, a absorbância das amostras foi lida em espectrofotômetro de duplo feixe. Para cada espécie foram feitas 50 amostras. Os discos foliares da mamoneira foram incubados por 4h e do dendezeiro por 12h, ambos a 65°C, e do pinhão-manso foram incubados por 24h a 25°C.
RESULTADOS:
Nas espécies estudadas, todas as relações feitas entre conteúdo de pigmentos e índice SPAD geraram equações exponenciais, com coeficiente de determinação (r²) variando de 0,63 a 0,94. Bons ajustes foram observados para as relações entre o teor de carotenóides e o índice SPAD, o que pode ser explicado pela estreita correlação observada entre os teores de clorofilas totais e carotenóides.
CONCLUSÃO:

Para as três espécies, foi possível obter equações com coeficientes de determinação significativos, possibilitando assim, o uso do SPAD para quantificação dos pigmentos de forma precisa.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia/FAPESB; Universidade Estadual de Santa Cruz/UESC
Palavras-chave: Clorofilômetro, Ricinus communis L., Jatropha curcas L..