62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE AMÔNIO LIVRE E DA CONCENTRAÇÃO DE NITRATO EM FOLHAS DE PLANTAS DE CORDILINE BABY (Cordyline terminalis (L.) Kunth, cv. Baby Doll) SOBRE O EFEITO DE TRÊS DIFERENTES FORMULAÇÕES DE NPK  
Cynthia Gabriella da Silva e Silva 1
Luma Castro de Souza 1
Marta de Brito Rodrigues 1
Francisca Michely Souza 1
Joze Melisa Nunes de Freitas 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 1, 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

A Cordyline terminales cv "Baby Doll" pertence à família das Liliaceas e é cultivada em vasos, em fileiras junto a paredes ou muros formando conjuntos desenhados, tanto a pleno sol como a meia sombra. Em geral é produzida e comercializada com a finalidade de ser usada como folhagem, na composição de arranjos florais, onde a altura desejada da espécie é de aproximadamente 45cm de altura.

Através da fotossíntese, compostos com baixo nível de energia, como gás carbônico (CO2) e água (H2O), são convertidos em compostos orgânicos ricos em energia, como os carboidratos. Os diferentes carboidratos gerados na fotossíntese, juntamente com o nitrato (NO3-), amônio (NH4+) e outros sais inorgânicos absorvidos no solo, são matérias-primas para a biossíntese de uma gama enorme de moléculas orgânicas essenciais para o crescimento e desenvolvimento das plantas, tais como, aminoácidos, lipídios, pigmentos, celulose, proteínas, ácidos nucléicos, hormônios, etc, que irão compor a sua estrutura e o seu metabolismo. O objetivo deste trabalho foi determinar a concentração de amônio livre e a concentração de nitrato em folhas de plantas de Cordyline terminalis cv "Baby Doll" sobre o efeito de três diferentes formulações de NPK.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de junho/2008 a novembro/2008. Durante o período do experimento todas as plantas foram irrigadas diariamente, foi feito também, o controle de plantas daninhas pela capina manual e o controle de pragas e doenças. Os vasos foram dispostos no espaçamento de 0,20m entre linhas e 0,30 m entre plantas. Foram adicionados 2,0g de NPK por vaso dependendo do tratamento, 4-14-8 (T1), 10-10-10 (T2) e 15-8-8 (T3) referentes a cada tratamento, através de sulfato de amônio, superfosfato simples e cloreto de potássio, e o tratamento controle, sem NPK (T0).

O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 5 repetições totalizando 20 unidades experimentais. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do teste F e, quando significativas as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. Para a determinação da concentração de amônio livre e para a determinação da concentração de nitrato foi analisado através do material seco das folhas.

RESULTADOS:

No que concerne a concentração de amônio livre, o tratamento T3 obteve o valor máximo de 19,95 mmol de NH4+/ Kg de MS, diferindo estatisticamente dos demais tratamentos T0, T1 e T2, 11,74; 10,5; 11,93 mmol de NH4+/ Kg de MS, respectivamente. Esse resultado está provavelmente relacionado ao aumento das partes de nitrogênio nas formulações de NPK, ao sulfato de amônio, que foi a fonte utilizada e também a possível redução da taxa fotossintética nos tratamentos T0, T1 e T2.

Segundo a análise de variância para a concentração de nitrato os resultados mostraram uma diferença significativa dos tratamentos T2 (12,32 μmoles NO3-/ g MS) e T3 (12,6 μmoles NO3-/ g MS) em relação aos tratamentos T0 e T1. Isso se deve a menor concentração de nitrogênio nesses tratamentos, que leva a diminuição da concentração de nitrato nas folhas.

CONCLUSÃO:

O tratamento que obteve o melhor resultado em relação à concentração de amônio livre e a concentração de nitrato nas folhas foi o tratamento T3 (NPK 15-8-8), portanto recomenda-se esta formulação de NPK para que se obtenha uma ótima qualidade para a cultura da planta de Cordyline terminales cv "Baby Doll".

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Cordyline terminales cv "Baby Doll", Amônio, Nitrato.