62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 13. Parasitologia - 6. Parasitologia
ESTUDO RETROSPECTIVO DA OCORRÊNCIA DE ECTOPARASITAS EM CÃES ATENDIDOS DURANTE O ANO DE 2009 NO HOSPITAL VETERINÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE, PATOS/PB
Rafaela Alves Dias 1
Almir Pereira de Souza 2
Maria Ivana Lisboa de Sousa 3
Thais Ferreira Feitosa 3
Ubiratan de Andrade Isidório 3
Milenna Nunes Moreira 3
1. Graduanda do Curso de Medicina Veterinária, UFCG - Campus Patos - PB
2. Médico Veterinário. Prof. Dr./Orientador - UAMV/UFCG - Campus Patos - PB
3. Graduandos do Curso de Medicina Veterinária, UFCG - Campus Patos - PB
INTRODUÇÃO:
Animais de estimação têm importante papel na sociedade, desempenhando, por exemplo, função de companhia para crianças, adultos e idosos. Contudo, estes animais também podem ser objetos de propagação de doenças para humanos e para outros animais, dentre elas as ectoparasitoses. Os ectoparasitas podem ser motivo de preocupação para os animais, podendo ser vetores de patógenos, e para o homem, tendo em vista que alguns destes podem ser transmitidos ao ser humano, caracterizando-se como zoonóticos. Por isso, faz-se necessário a adoção de medidas relacionadas ao controle de ectoparasitas, deste modo, estudos sobre a fauna de ectoparasitos presentes na região tornam-se indispensáveis para direcionar as ações de controle e prevenção dos mesmos. Considerando a importância do conhecimento a cerca das ectoparasitoses e a possibilidade de intercâmbio destes organismos com outros animais, inclusive o homem, este trabalho teve como objetivo verificar a ocorrência de ectoparasitas em cães atendidos no ano de 2009, no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Campina Grande, no município de Patos/PB.
METODOLOGIA:
Nos arquivos do Laboratório de Patologia Clínica Veterinária (LPCV) e Clínica Médica de Pequenos Animais (CMPA) do Hospital Veterinário (HV) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) - Campus Patos, foram revisadas as fichas dos animais atendidos nestes setores durante o período de fevereiro a dezembro de 2009, identificando-se os casos de manifestações ectoparasitárias em cães. Os animais positivos para ectoparasitas foram identificados através do Exame Parasitológico Direto de Raspado Cutâneo, realizado no LPCV/HV e também através da inspeção direta do paciente no momento do exame clínico.
RESULTADOS:
Os animais atendidos no HV são provenientes do município de Patos/PB e cidades circunvizinhas, que fazem parte da mesorregião do sertão paraibano, na qual a temperatura média anual é de 28,5°C, e um período de chuvas de apenas dois a três meses. No período avaliado foram solicitados ao LPCV 477 raspados cutâneos de cães, dos quais 313 apresentaram-se positivos para pelo menos um tipo de ectoparasita. De um modo geral o mês com mais casos de ectoparasitoses foi o mês de outubro com 16,6% do total de animais positivos e o mês com menor incidência foi abril com 6%. Os carrapatos Ixodídeos foram os ectoparasitas mais prevalentes nos cães, sendo os meses de março, abril, junho e novembro de maior prevalência (> 70%). O ácaro Demodex canis, que causa a sarna demodécica nos cães, apresentou 12% dos casos; seguido do fungo endotrix com 10%. O ectoparasita que apresentou a menor casuística foi o ácaro Sarcoptes scabiei var. canis com 3% dos casos, porém este apresenta certa relevância por causar uma zoonose, a sarna sarcóptica. Supõe-se que o clima da cidade contribua para a elevada ocorrência de ectoparasitas nos animais, principalmente os carrapatos, que apresentam altos índices em lugares mais quentes.
CONCLUSÃO:
Com este estudo observamos que os cães oriundos do município de Patos e cidades circunvizinhas foram acometidos por ectoparasitas durante todo o ano de 2009, sendo largamente encontrados nestes animais os carrapatos da família Ixodidae, em menor proporção o ácaro Demodex canis, Sarcoptes scabiei var. canis e o fungo endotrix.
Palavras-chave: Raspado Cutâneo, Ixodídeos, Zoonose.