62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DE TRÊS DIFERENTES FORMULAÇÕES DE NPK SOBRE OS TEORES DE CARBOIDRATOS SOLÚVEIS TOTAIS E AMIDO NAS FOLHAS DE PLANTAS DE CORDILINE BABY (Cordyline terminalis (L.) Kunth, cv. Baby Doll)
Tatilene Nogueira dos Passos 1
Dávia Rosane Rodrigues Leite 1
Amanda Gabriela Paiva Carrera 1
Vanessa Nascimento Brito 1
Joze Melisa Nunes de Freitas 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 2, 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

A Cordyline terminales cv. "Baby Doll" é um arbusto semi- lenhoso, ereto, originário da índia, Malásia e Polinésia, pertencente à família das Liliaceaes. O SEBRAE-PA (2006) constatou no seu estudo que o mercado de flores e plantas em Belém e região, movimentava anualmente R$ 35 milhões, incluindo as vendas globais no varejo e no setor de prestação de serviços, como nos segmentos de decoração e ornamentação de festas e cerimônias, jardinagem e serviços funerários de condolências.

O substrato utilizado é a fonte primária de nutrientes para as plantas terrestres, é crucial para a sobrevivência desses vegetais, pois fornece suporte, água e uma variedade de elementos essenciais para o crescimento. Nutrientes minerais como o nitrogênio, o fósforo e o potássio são obtidos do solo principalmente na forma de íons inorgânicos, sendo considerados essenciais para o crescimento dos vegetais, além de serem exigidos em maior quantidade pelas plantas. O objetivo deste trabalho foi determinar os teores de carboidratos solúveis totais e amido em folhas de plantas de Cordyline terminalis cv "Baby Doll" sobre o efeito de três diferentes formulações de NPK.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de junho/2008 a novembro/2008. Foram utilizadas estacas de ponteiras sadias de Cordyline terminalis cv "Baby Doll", com 20 cm de comprimento, oriundas de uma plantação desta espécie no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia. Os vasos foram dispostos no espaçamento de 0,20m entre linhas e 0,30 m entre plantas. Foram adicionados 2,0g de NPK por vaso dependendo do tratamento, 4-14-8 (T1), 10-10-10 (T2) e 15-8-8 (T3) referentes a cada tratamento, através de sulfato de amônio, superfosfato simples e cloreto de potássio, e o tratamento controle, sem NPK (T0).

O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 5 repetições totalizando 20 unidades experimentais. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do teste F e, quando significativas as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. O método utilizado para a determinação tanto dos teores de carboidratos solúveis totais, quanto para a determinação dos teores de amido foi através da massa seca da folha.

RESULTADOS:

No que concerne aos teores de carboidratos solúveis totais não houve diferença significativa entre os tratamentos, provavelmente a baixa disponibilidade de nutrientes, como o fósforo e o potássio, provocou um aumento no número de carboidratos no tratamento T0, deixando esse tratamento com um valor semelhante aos demais tratamentos. A falta de alguns nutrientes como o fósforo e o potássio promove um acúmulo de carboidratos solúveis totais na folhas.

Os tratamentos T2 e T3 diferiram significativamente dos tratamentos T0 e T1 em relação às concentrações de amido nas folhas. Isso, provavelmente, se deve a maior concentração de nitrogênio presente nas folhas. Durante a fotossíntese, a energia luminosa é transformada em energia química, que é aproveitada para sintetizar matéria orgânica. O amido é um composto sintetizado pelas plantas nesse processo e é o principal carboidrato de reserva das plantas. A pouca disponibilidade de alguns nutrientes na folha, como o potássio, promove uma diminuição no acúmulo de amido, provavelmente por diminuir a fotossíntese, causado pelo fechamento estomático, cuja abertura é estimulada por K+.

CONCLUSÃO:

Os tratamentos T2 e T3 obtiveram os melhores resultados para os teores de amido nas folhas, apesar de não ter havido diferença significativa entre os tratamentos para os teores de carboidratos solúveis totais, segundo os dados obtidos as formulações de NPK mais indicadas para a cultura da planta de Cordyline terminales cv "Baby Doll" foram as 15-8-8 e 10-10-10, tratamentos T3 e T2 respectivamente.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Cordyline terminales cv "Baby Doll", Carboidratos, Amido.