62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
ATIVIDADE DA REDUTASE DO NITRATO NA RAIZ E DETERMINAÇÃO DA CONCENTRAÇÃO DE PROTEÍNAS SOLÚVEIS TOTAIS NAS FOLHAS DE PLANTAS DE CORDILINE BABY (Cordyline terminalis (L.) Kunth, cv. Baby Doll) SOBRE O EFEITO DE TRÊS DIFERENTES FORMULAÇÕES DE NPK
Vanessa Nascimento Brito 1
Dávia Rosane Rodrigues Leite 1
Tatilene Nogueira dos Passos 1
Amanda Gabriela Paiva Carrera 1
Joze Melisa Nunes de Freitas 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 2, 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

As plantas do gênero Cordyline pertencem à família Liliaceae e são muito utilizadas para fins ornamentais. Com um manejo adequado a exploração das cordilines pode durar anos, o ciclo pode chegar a 15 - 20 anos de cultivo. A floricultura tropical apresenta-se como alternativa de produção nas regiões de mata úmida, com ampla perspectiva de expansão, visando atender a elevada demanda de estados das regiões Sul e Sudeste do Brasil e competir com outros países na exportação de flores e folhagens tropicais, sendo que a saturação do mercado mundial pelas plantas ornamentais tradicionais faz com que haja crescente interesse por parte dos consumidores estrangeiros pelas espécies tropicais. As proteínas estão no centro da ação nos processos biológicos. Praticamente todas as transformações moleculares que definem o metabolismo celular são mediadas pela catálise protéica. As proteínas exercem, também, funções regulatórias, controlando as condições intracelulares e extracelulares e mandando informações para outros componentes da célula. O objetivo deste trabalho foi determinar a atividade da redutase do nitrato na raiz e a concentração de proteínas solúveis totais em folhas de plantas de Cordyline terminalis cv "Baby Doll" sobre o efeito de três diferentes formulações de NPK.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de junho/2008 a novembro/2008. Foram utilizadas estacas de ponteiras sadias de Cordyline terminalis cv "Baby Doll", com 20 cm de comprimento, oriundas de uma plantação desta espécie no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia. Os vasos foram dispostos no espaçamento de 0,20m entre linhas e 0,30 m entre plantas. Foram adicionados 2,0g de NPK por vaso dependendo do tratamento, 4-14-8 (T1), 10-10-10 (T2) e 15-8-8 (T3) referentes a cada tratamento, através de sulfato de amônio, superfosfato simples e cloreto de potássio, e o tratamento controle, sem NPK (T0).

O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 5 repetições totalizando 20 unidades experimentais. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do teste F e, quando significativas as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância.  As concentrações de proteínas solúveis totais pela massa seca e o método empregado para a determinação da atividade da redutase do nitrato na raiz foi o método in vivo.

RESULTADOS:

Os resultados para a atividade da redutase do nitrato na raiz revelaram diferenças significativas dos tratamentos T2 e T3 ((que obtiveram o mesmo resultado (0,14 μmoles NO2-/ gMF/ h)) em relação aos tratamentos T0 (0,06 μmoles NO2-/ gMF/ h) e T1 (0,07 μmoles NO2-/ gMF/ h). Estes valores possivelmente se devem ao aumento das partes de Nitrogênio nas formulações de NPK, já que a atividade dessa enzima, tanto na folha como na raiz, depende da quantidade de nitrogênio presente no solo e absorvido pela planta para induzi-la.

Houve um aumento significativo na concentração de proteínas apenas no tratamento T3 (3 mg proteína / g MS). Os demais tratamentos, T0, T1 e T2, (1,61; 2,2; 2,28 mg proteína / g MS, respectivamente), tiveram uma concentração mais baixa e não diferenciaram estatisticamente entre si.

Possivelmente o fato do tratamento T3 ter a maior parte de nitrogênio influenciou a concentração de proteínas, pois o nitrogênio aumenta diretamente o teor de proteína nas plantas. Teores adequados de potássio e fósforo também aumentam a capacidade das plantas de utilizar altas doses de nitrogênio para produzir mais proteína e melhorar a qualidade dos produtos.

CONCLUSÃO:

O tratamento T3 de formulação 15-8-8 (NPK) foi o mais indicado para a cultura da planta de Cordyline terminales cv "Baby Doll", pois foi o que apresentou o melhor resultado para a atividade da redutase do nitrato nas raízes e para a concentração de proteínas solúveis totais nas folhas, sendo que o que T2 também se demonstrou eficiente, mas não tanto quanto o T3.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Cordyline terminales cv "Baby Doll", Proteínas, Redutase do nitrato .