62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DE TRÊS DIFERENTES FORMULAÇÕES DE NPK SOBRE A DETERMINAÇÃO DOS TEORES DE N E A ATIVIDADE DA REDUTASE DO NITRATO NAS FOLHAS DE PLANTAS DE CORDILINE BABY(Cordyline terminalis (L.) KUNTH, CV. BABY DOLL)
Marta de Brito Rodrigues 1
Raimunda Emilene dos Reis Amaral 1
Tatilene Nogueira dos Passos 1
Vanessa Nascimento Brito 1
Joze Melisa Nunes de Freitas 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 2, 1
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

A planta do gênero Cordyline pertence à família Liliaceae e é muito utilizada para fins ornamentais, sendo usada em vasos e/ ou como folhagem de corte. As cordylines são muito usadas como planta na composição de "coquetéis" em vaso, elas estão entre as plantas de folhagens mais coloridas. Atualmente é uma das culturas mais importantes no mercado mundial de folhagens de corte. Sua produção pode ser iniciada a partir de sementes ou estacas. O nitrogênio é essencial para o crescimento das plantas, pois é parte de cada célula viva. As plantas exigem grandes quantidades deste nutriente. As plantas geralmente absorvem (e transportam) a maior parte de suas exigências de nitrogênio nas formas de amônio (NH4+) ou nitrato (NO3-). A adubação adequada influência bastante o crescimento e a produção de flores e folhagens tropicais. O objetivo deste trabalho foi estudar a determinação dos teores de N nas folhas e sua relação com a determinação da redutase do nitrato nas folhas de plantas de Cordyline terminales cv "Baby Doll" sobre o efeito de três diferentes formulações de NPK.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de junho/2008 a novembro/2008 Os vasos foram dispostos no espaçamento de 0,20m entre linhas e 0,30 m entre plantas. Foram adicionados 2,0g de NPK por vaso dependendo do tratamento, 4-14-8 (T1), 10-10-10 (T2) e 15-8-8 (T3) referentes a cada tratamento, através de sulfato de amônio, superfosfato simples e cloreto de potássio e o tratamento controle, sem NPK (T0). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 5 repetições totalizando 20 unidades experimentais. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do teste F e, quando significativas as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. O teor de nitrogênio presente nas folhas foi determinado pelo método de Kjeldahl; As análises foram determinadas no Laboratório de Tecido Vegetal da EMBRAPA AMAZÔNIA ORIENTAL. O método empregado para a determinação da redutase do nitrato nas folhas foi o método in vivo.

RESULTADOS:

As mudanças nas formulações de NPK provocaram uma diferença significativa entre os tratamentos na concentração de N nas folhas. Os resultados mostraram que a maior concentração desse nutriente foi no tratamento 3 (28,12 g/Kg de MS) e as menores concentrações se deram nos tratamentos 0 e 1 (14,13 e 17,36 g/Kg de MS). A concentração foliar de nitrogênio reflete sua disponibilidade no solo. O teor de N nas folhas é muito influenciado pela adubação nitrogenada.

A atividade da redutase do nitrato nas folhas apresentou diferença significativa entre os tratamentos T3 e T0, onde os resultados foram de 0,16 e 0,1 μmoles NO2-/ gMF/ h respectivamente. Os melhores resultados se deram nos tratamentos T3 e T2 (0,14 μmoles NO2-/ gMF/ h), já T1 (0,11 μmoles NO2-/ gMF/ h)  não diferiu estatisticamente de T0 e nem de T3. A nitrato redutase é uma enzima induzida, caracteristicamente, pelo seu substrato. Estes valores possivelmente se devem ao aumento das partes de Nitrogênio nas formulações de NPK, já que a atividade dessa enzima, tanto na folha como na raiz, depende da quantidade de nitrogênio presente no solo e absorvido pela planta para induzi-la.

CONCLUSÃO:

O acréscimo das partes de nitrogênio nas formulações de NPK aumentou significativamente as concentrações de N nas folhas, influenciando positivamente a atividade da redutase do nitrato nas folhas de plantas de Cordyline terminales cv "Baby Doll".

De acordo com os resultados o T3, foi o melhor tratamento para o cultivo das Cordyline terminales cv "Baby Doll".

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Cordyline terminales cv "Baby Doll", Nitrogênio, Redutase do nitrato.