62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 1. Epidemiologia
AVALIAÇÃO DO RISCO PARA DOENÇAS CRÔNICAS NÃO TRANSMISSIVEIS NA INDÚSTRIA: REFLEXÕES PARA ELABORAÇÃO DE METAS NA SAÚDE DO TRABALHADOR
Eduardo Rodrigues de Medeiros 1
Fabíola de Araújo Leite Medeiros 2
1. CAT-JRF SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA/SESI
2. Departamento de Enfermagem Universidade Estadual da Paraíba/UEPB
INTRODUÇÃO:

Nos recentes anos, observou-se um aumento universal significativo na expectativa de vida da população, atribuído principalmente ao controle epidemiológico das doenças infecciosas e a melhora na qualidade de vida de um modo geral. Conseqüentemente, as doenças crônicas não transmissíveis como o diabetes e as doenças cardiovasculares, incluindo a hipertensão arterial tiveram importante aumento de prevalência com grande impacto econômico e social para todo o país. Compreendendo que a grande massa de trabalhadores da indústria engloba pessoas na fase adulta, que necessitam de cuidados específicos com sua saúde, principalmente quando relacionadas à prevenção e controle de doenças crônicas, preconizando o envelhecimento saudável da população futura, tendo em vista a elaboração de metas para garantia da saúde do trabalhador, surge o objetivo do presente trabalho que foi o de estabelecer o perfil sócio-demográfico e de saúde do funcionário de indústrias do município de Campina Grande/PB, para se prever o risco e o controle de doenças crônicas não transmissíveis nessa população.

METODOLOGIA:

Este trabalho se refere a um projeto veiculado pelo SESI/CAT João Rique Ferreira, situado em Campina Grande/PB, realizado em parceria com a indústria. Tratou-se de um estudo exploratório e descritivo, com abordagem quantitativa, envolvendo quatro empresas que se dispuseram a colaborar com o projeto no período de Setembro de 2007 a Junho de 2008.  Foram cadastrados no projeto 214 funcionários, que de forma voluntária, quiseram participar. Foram levados em consideração os aspectos éticos de pesquisa envolvendo seres humanos, preconizado na Resolução 196/96 do Conselho Nacional de Saúde. A pesquisa de campo visou estabelecer um perfil dos funcionários em relação às variáveis: faixa etária, tabagismo, ingestão alcoólica, atividade física, Índice de Massa Corpórea, circunferência abdominal, glicemia de jejum, triglicerídeos, colesterol total e frações do colesterol. A coleta de dados aconteceu nas próprias instalações das empresas, através da aplicação de um questionário específico, aferição de medidas antropométricas, aferição de Pressão Arterial e da coleta de sangue para os exames laboratoriais. Para análise dos resultados foi utilizado o programa Word Excel, e todos os dados obtidos foram avaliados segundo padrões do Ministério da Saúde em relação à faixa etária e o sexo.

RESULTADOS:

Dos 214 funcionários, 180 (84,1%) pertenciam ao gênero masculino e 34 (15,9%) ao feminino. A faixa etária foi entre 15-60 anos, equivalendo-se a um grupo de adultos, tendo a maior prevalência de idade até os 40 anos. Em relação aos fatores de risco para as doenças crônicas, foi observado no grupo analisado que 21 (9,8%) citaram ser ex-tabagistas; 11 (5,1%) são fumantes; 104 (48,6%) são etilistas; 51 (23,8%) afirmaram beber em ocasiões festivas; 154 (72%) são sedentários; 31 (14,6%) apresentaram circunferência abdominal para ambos os gêneros acima dos 95cm; 62 (29,2%) apresentaram Índice de Massa Corpórea (IMC) com classificação para sobrepeso e obesidade. Em relação aos índices laboratoriais foram encontrados 5 funcionários (2,3%) com glicemia duvidosa para Diabetes Mellitus; 43 (20,1%) apresentaram colesterol total acima do desejado para o Ministério da Saúde em relação as dislipidemias e 23 (10,7%) com triglicerídeos acima dos valores desejáveis.

CONCLUSÃO:

Esse estudo serviu como meta para os profissionais da equipe de saúde do CATJRF/SESI refletir junto à indústria sobre os fatores de riscos para doenças crônicas não transmissíveis na perspectiva da saúde do trabalhador da indústria. Observou-se pelos resultados obtidos que há uma necessidade de um trabalho mais educativo voltado para qualidade de vida do trabalhador da indústria com vistas a diminuição de agravos crônicos de saúde, no que diz respeito à prevenção de Diabetes Mellitus, Obesidade, Doenças Cardiovasculares e outros distúrbios que tem haver com o sedentarismo, a ingestão inadequada de alimentos, o consumo de álcool, o uso de tabaco e outros fatores de risco associados. Urge, também, a necessidade de mais pesquisas desse tipo tendo em vista a Saúde Pública no geral, no que diz respeito ao controle e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis em grupos de trabalhadores.

Instituição de Fomento: SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA/SESI
Palavras-chave: Doenças crônicas não transmissíveis, Saúde do trabalhador, Educação em saúde.