62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 2. Cultura Organizacional
INFLUÊNCIA DA CULTURA ORGANIZACIONAL NO PROCESSO DE FUSÃO DE EMPRESAS
Gabriela Vieira Rodrigues 1
1. Departamento de Ciências da Administração - UFSC
INTRODUÇÃO:

As empresas têm em sua essência uma cultura que mostra aos seus colaboradores até onde eles podem ir, qual a forma de agir para cada tipo de problema e qual a identidade da organização para a sociedade.

Dessa forma, quando se tem em mente uma mudança muito grande, como é o caso de uma fusão entre empresas, é pensando também nessa cultura que será formada que os gestores deverão planejar tal ação.

O objetivo deste trabalho é analisar em quais pontos a cultura organizacional pode auxiliar no processo de fusão entre empresas e debater quais as formas de se fazer com que os funcionários aceitem a mudança de tal cultura. Mostrando para tal e visando, também, quais os meios possíveis para a eficácia do processo antes, durante e depois da fusão tendo como foco a cultura das empresas.

Com o aumento de processos de fusão, já ter em mente o que buscar e quais meios podem fazer com que essa mudança de cultura não se torne um problema e sim um aliado facilita a ação dos gestores, estes que visão um bom crescimento da organização.

METODOLOGIA:

Tal estudo foi baseado em publicações e artigos científicos on line, e em livros acadêmicos, buscando primeiramente conceituar a cultura organizacional e como funciona o processo de fusão de empresas.

Teve-se também como fonte de pesquisa, a análise de dois estudos práticos que buscavam responder como a informação aos funcionários e a participação dos mesmos podem fazer com que o processo de fusão tenha êxito sabendo que dessa forma a cultura pode ser moldada e não vista como um empecilho.

RESULTADOS:

A eficácia do processo de fusão não se baseia somente no processo administrativo, tem-se que ter em mente as pessoas que fazem parte da organização, pois são as pessoas que fazem a empresa ser o que ela é, e a forma como isso é mostrado para a sociedade é através da cultura atuante na empresa.

Quando se extinguem empresas para a formação de uma nova, simplesmente deixar que as culturas anteriormente atuantes se digladiem vai fazer com que o processo de fusão seja visto como um transtorno não só para os funcionários, mas para os gestores também. Da mesma forma que se preparar os funcionários para tal, esse sentimento de mudança não será um problema. Uma interação entre as pessoas que irão trabalhar juntas, um debate sobre o assunto, a informação do que está acontecendo são exemplos de métodos que poderão fazer com que as culturas não se afrontem para descobrir quem está certo.

É através da fusão em sucedida entre as culturas que o processo de fusão entre as empresas será eficaz.

CONCLUSÃO:

Num processo de fusão, a cultura é um importante aliado para tal sucesso. Se preocupar com ela é se preocupar com a forma como as atividades e os processos são realizados, como os funcionários se vêem dentro desta organização e como agem para resolver os problemas do cotidiano da empresa. E, assim, querer mudá-la requer trabalho e muita interação entre as pessoas envolvidas.

Dessa forma, como a cultura define as ações dos colaboradores, não levá-la em consideração quando se tem em mente uma mudança tão marcante quanto uma fusão, fará com que se tenha problemas por divergência de rotinas e atos.

Entender que as empresas são diferentes e que seus funcionários trabalham de acordo com normas que eles incorporaram como a forma certa de agir, auxilia na preparação desses mesmos funcionários a adaptar a cultura a que estão tão habituados para uma mudança que tem tudo para ser boa para os envolvidos. Dessa forma, a cultura também cresce e se adéqua a essa nova realidade a que será submetida.

Palavras-chave: Cultura organizacional, Fusão de empresas, Mudança organizacional.