62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
INVESTIGAÇÃO DA POTENCIALIDADE DE METABÓLITOS SECUNDÁRIOS E SEUS DERIVADOS COMO AGENTES FUNGICIDA E FUNGISTÁTICO.
Adriana de Almeida Pinto Bracarense 1
Jacqueline Aparecida Takahashi 2
1. Depto. de Química, Instituto de Ciências Exatas - UFMG
2. Profa. Dra./Orientadora - Depto. de Química, Instituto de Ciências Exatas - UFMG
INTRODUÇÃO:
Os fungos são encontrados em diferentes nichos ecológicos e produzem inúmeros metabólitos, muitos dos quais de interesse humano, como a penicilina. Dentro da diversidade fúngica também há fungos patogênicos que causam doenças graves como infecções sistêmicas sendo, as mais comuns, candidíase e aspergilose. Os fármacos presentes no mercado utilizados para tratar doenças relacionadas a fungos são bastante limitados. Experimentos como a bioautografia possibilitam selecionar extratos que apresentam algum potencial antifúngico, e a partir desta triagem podem ser realizados ensaios biológicos para ampliar a prospecção da amplitude da atividade antifúngica destes extratos frente a diferentes fungos patogênicos. O objetivo deste trabalho foi isolar e identificar substâncias ativas presentes em extratos fúngicos que apresentassem atividade biológica e preparar derivados dos metabólitos isolados para estudo da relação estrutura-atividade em testes de atividade antifúngica.
METODOLOGIA:
Extratos fúngicos de espécies diferentes após aplicados em cromatoplacas, foram eluídos com acetato de etila/hexano (3:7). Após evaporação do solvente borrifou-se meio de cultura contendo suspensão padronizada de esporos de C. cladosporioides. Como controle positivo usou-se o cetoconazol. Após 48 h de incubação, halos de inibição foram detectados, sendo o mais forte aquele oriundo de A. parasiticus que foi selecionado para prospecção química. A. parasiticus foi cultivado em 5 litros de meio de cultura líquido fornecendo 3,6 g de extrato. Cristais provenientes deste extrato, por purificação por cromatografia em coluna de sílica gel, levou ao isolamento de um metabólito, a partir do qual derivados oxidados, acetilados e metilados foram preparados. Os espectros no infravermelho, utilizados para caracterização do metabólito e seus derivados, foram registrados em espectrômetro Galaxy FTIR 300 Mattson, utilizando-se pastilhas de KBr como suporte. Os espectros de ressonância magnética nuclear foram registrados em aparelho Brucker Advance DRX 400.
RESULTADOS:
Através dos espectros de RMN e IV foi possível a identificação do metabólito secundário isolado do fungo A. parasiticus como sendo o ácido kójico (62%), um metabólito fúngico obtido principalmente por fungos do gênero Aspergillus. Este metabólito é um agente despigmentante potente e não citotóxico, possui atividades anti-fúngica, anti-inflamatória e é extensivamente utilizado como um inibidor no crescimento de bactérias Gram-negativas. Foram obtidos os seguintes derivados: 2-acetoximetil-5-acetoxi-4-piranona (40% de rendimento) por acetilação (O'Malley et al., 2006), 2-hidroximetil-5-metoxi-4-piridinona (68% de rendimento), a partir da reação de hidróxido de amônio a 90°C sob refluxo, uma adaptação do método de O'Malley et al. (2006) e o ácido 5-metoxi-4-oxo-2-piranóico (23% de rendimento) utilizando reagente de Jones. Testes antifungicos foram realizados com este metabólito e em seus derivados para estudo da atividade biológica dos mesmos. O ácido kójico apresentou atividade antifúngica contra C. graminicola e entre seus derivados destacou-se o 2-acetoximetil-5-acetoxi-4-piranona que apresentou atividade contra os dois fungos testados. A atividade de inibição, apresentada pelo extrato do fungo A. parasiticus, foi atribuída ao ácido kójico.
CONCLUSÃO:
O extrato do fungo A. parasiticus e seu metabólito ácido kójico apresentaram atividade de inibição do crescimento do fungo fitopatogênico. Os derivados metilados do ácido kójico não inibiram nenhum dos fungos, indicando que a hidroxila que possui o hidrogênio ácido é importante para o processo de inibição. Entretanto, a 2-acetoximetil-5-acetoxi-4-piranona não possui a hidroxila livre, indicando que, embora a presença deste grupo funcional livre possa estar associada com a atividade antifúngica, a lipofilia desta molécula deve ser um fator mais significativo para a atividade biológica, já que este composto inibiu os dois fungos testados, com halos de inibição bem maiores que o controle positivo, cetoconazol. Desta forma, a modificação estrutural aumentou a capacidade de inibição do fungo C. graminicola e T. mentagrophytes, este último não inibido pelo ácido kójico. O 2-acetoximetil-5-acetoxi-4-piranona revelou ser um composto interessante para estudos mais profundos, já que pode ser obtido facilmente a partir do seu precursor natural. Produtos naturais fúngicos têm se mostrado eficientes agentes antimicrobianos. Os testes realizados são importantes na busca por substâncias que podem ser utilizadas na sua forma natural ou como protótipos para o desenvolvimento de novos fármacos.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; International Foundation for Science, IFS
Palavras-chave: Aspergillus parasiticus, Ácido kójico, Atividade antifúngica.