62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
EFEITO DE TRÊS DIFERENTES FORMULAÇÕES DE NPK SOBRE A ALTURA E O DIÂMETRO DA HASTE DE PLANTAS DE CORDILINE BABY (Cordyline terminalis (L.) Kunth, cv. Baby Doll)
Amanda Gabriela Paiva Carrera 1
Cleiton Roberto Neves da Silva 1
Jonny Lucio de Sousa Silva 1
Cynthia Gabriella da Silva e Silva 1
Joze Melisa Nunes de Freitas 1
Cândido Ferreira de Oliveira Neto 1, 2
1. Universidade Federal Rural da Amazônia
2. Orientador
INTRODUÇÃO:

As plantas do gênero Cordyline pertencem à família Liliaceae e são muito utilizadas para fins ornamentais, seja em vasos ou como folhagem de corte. As cordilines são muito usadas como planta na composição de "coquetéis" em vaso; elas estão entre as plantas de folhagens mais coloridas. Atualmente estão entre as culturas mais importantes no mercado mundial de folhagens de corte. Sua produção pode ser iniciada a partir de sementes, estacas, mas também por alporquia. O substrato utilizado é a fonte primária de nutrientes para as plantas terrestres, é crucial para a sobrevivência desses vegetais, pois fornece suporte, água e uma variedade de elementos essenciais para o crescimento. Em geral a falta de macro e micronutrientes afetam o desenvolvimento de plantas cultivadas, em razão das várias funções que estes nutrientes desempenham durante o ciclo da vida da planta. A adubação é fator que onera custo de produção de uma cultura, porém não exageradamente. O objetivo deste trabalho foi avaliar a altura e o diâmetro da haste de plantas de Cordyline terminalis cv "Baby Doll" sobre o efeito de três diferentes formulações de NPK.

METODOLOGIA:

O experimento foi conduzido em casa-de-vegetação do Instituto de ciências Agrárias (ICA) pertencente à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), no período de junho/2008 a novembro/2008. Foram utilizadas estacas de ponteiras sadias de Cordyline terminalis cv "Baby Doll", com 20 cm de comprimento, oriundas de uma plantação desta espécie no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia. Os vasos foram dispostos no espaçamento de 0,20m entre linhas e 0,30 m entre plantas. Foram adicionados 2,0g de NPK por vaso dependendo do tratamento, 4-14-8 (T1), 10-10-10 (T2) e 15-8-8 (T3) referentes a cada tratamento, através de sulfato de amônio, superfosfato simples e cloreto de potássio, e o tratamento controle, sem NPK (T0).

O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 4 tratamentos e 5 repetições totalizando 20 unidades experimentais. Os dados obtidos foram submetidos à análise de variância por meio do teste F e, quando significativas as médias foram comparadas pelo teste de Tukey ao nível de 5% de significância. No final dos tratamentos foram avaliados à altura das plantas e o diâmetro da haste.

RESULTADOS:

Os resultados para altura das planta não revelaram diferença significativa entre os tratamentos. Os valores foram: 42,8 (T0); 46,8 (T1); 45,5 (T2); 47,2 (T3) cm. Provavelmente a diferença entre as formulações não foram suficiente para alterar o tamanho em altura das plantas. Talvez se aplicados em doses diferentes, as formulações promovessem mudanças em relação à altura.

Segundo a análise estatística houve diferença significativa entre os tratamentos. O tratamento T3 proporcionou o maior diâmetro médio de haste, 11,6 mm, porém este valor não diferiu estatisticamente dos tratamentos T1 e T2 (10,4 e 11 mm, respectivamente), já o tratamento T0 foi o que teve o menor diâmetro (8,4 mm). A restrição de nutrientes como o potássio, o nitrogênio e o fósforo podem afetar negativamente a divisão e a expansão celular das plantas, pois a "decisão" de uma célula individual de se dividir e se expandir, permanecer em repouso ou então se diferenciar, dependem da presença e da capacidade de percepção a vários sinais, dentre eles os nutrientes, a luz, a temperatura, os níveis hormonais, etc.

CONCLUSÃO:

O tratamento T3 (NPK 15-8-8) apesar de não ter provocado diferenças significativas na medição de altura das plantas, foi o que obteve o melhor resultado em relação ao diâmetro da haste, sendo assim o mais indicado para a cultura das plantas de Cordyline terminales cv "Baby Doll".

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Cordyline terminales cv "Baby Doll", Altura da planta, Diâmetro da haste.