62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 5. Agronomia
CARACTERÍSTICAS BIOMÉTRICAS DO ENDOCARPO DE MURUCI (Byrsonima crassifolia (L.) Rich) NO MUNICÍPIO DE CAPITÃO POÇO - PARÁ
Pablo Wenderson Ribeiro Coutinho 1
Ariele Carneiro de Andrade 1
Diego da Paixão Andrade 1
Edna Cristina Viana Palheta 1
José Elton Sousa Silva 1
Lillian Matias de Oliveira 1
1. Instituto de Ciências Agrárias, Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA
INTRODUÇÃO:
O murucizeiro (Byrsonima crassifólia (L.) Rich) é uma planta frutífera, da família Malpighiaceae, nativa da Amazônia e com ampla distribuição geográfica no território brasileiro, cujo fruto é carnoso, do tipo drupóide, com formato globoso. Geralmente não são colhidos da árvore e sim coletados sobre o solo, após se desprenderem da planta. No momento em que ocorre a abscisão natural, os frutos, embora fisiologicamente maduros apresentem ainda polpa com consistência firme, sendo necessários 24 a 48 horas para que possam ser despolpados, em que a utilização desses frutos completamente maduros facilita a remoção da polpa e a limpeza dos endocarpos. Os endocarpos (caroços) apresentam formato arredondado, são rígidos e contêm de uma a três sementes, está localizada em lóculos individualizados e são pequenas em relação ao tamanho do "caroço". O endocarpo é permeável à água, e as sementes absorvem prontamente essa substância. O objetivo deste trabalho foi avaliar o endocarpo de muruci ocorrentes no município de Capitão Poço no nordeste do Pará, visando determinar o tamanho e a massa de matéria fresca (MMF).
METODOLOGIA:
Os frutos coletados foram de uma área particular equivalente a 240 m² na localidade de Nova Colônia a 01º41'48" de latitude sul e 047º06'38" de longitude oeste no município de Capitão Poço. Os frutos foram recolhidos diretamente do solo após desprendimento espontâneo, no mês de janeiro de 2010. Os frutos foram colocados em sacos plásticos e levados ao Laboratório multifuncional da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, para as devidas análises. Foram coletados 1110 frutos, no qual após a seleção através de frutos podres e atacados por pragas e doenças, ficando apenas 600 frutos. Sendo assim, foi determinado o comprimento e o diâmetro dos frutos pela utilização de um paquímetro analógico, enquanto sua massa fresca (MMF) foi determinada com o auxílio de uma balança analítica de precisão. A polpa do fruto foi retirada manualmente com auxilio de uma peneira, até o desprendimento total da polpa. A partir deste despolpamento foram feitas as avaliações biométricas dos endocarpos. Foram adotadas análises estatísticas mediante distribuição de frequências, coeficiente de correlação e o respectivo nível de significância (p) entre as variáveis pelo teste unilateral da distribuição de Student a 5% de probabilidade.
RESULTADOS:
Os resultados mostraram uma variação na MMF, em que o valor mínimo foi de 0,10 g e o maior 0,48 g apresentando uma média de 0,26 g. A MMF dos endocarpos tiveram uma frequência entre 0,46 g - 0,50 g (0,7%), 0,26 g - 0,30 g (21,5%) e 0,22 g - 0,26 g (21,7%). Os endocarpos de Byrsonima crassifólia (L.) Rich apresentaram comprimento mínimo de 5,7 mm e máximo de 11,4 mm, com média de 8,39 mm, as frequências foram entre 10,83 mm e 11,40 mm (0,3%), entre 8,55 mm e 9,12 mm (24,7%) e entre 7,98 mm e 8,55 mm (31,4%). Já o diâmetro apresentou valores entre 4,8 mm e 11 mm com média de 7,16 mm, de frequências entre 10,38 mm - 11 mm (0,3%), 7,28 mm - 7,90 mm (24,3%) e 6,66 mm - 7,28 mm (33%). Os testes de correlações foram positivos a 5% de probabilidade para a MMF e o comprimento do endocarpo (r = 0,777; p= 0,05), a MMF e o diâmetro(r = 0,824; p= 0,05), o comprimento e o diâmetro (r = 0,708; p= 0,05). Endocarpos de dimensões maiores estão associados a endocarpos de maior massa de matéria fresca. Estudos da biometria de endocarpos constituem um instrumento importante para identificar a variabilidade genética dentro de populações de uma mesma espécie, as relações entre essa variabilidade e os fatores ambientais podem, dessa forma, ser utilizados em programas de melhoramento genético.
CONCLUSÃO:
Nas condições em que foram analisados os endocarpos dos frutos Byrsonima crassifólia (L.) Rich, os resultados apresentaram correlação positiva.
Palavras-chave: Endocarpo, Biometria, Byrsonima crassifolia.