62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
SUBPROJETO SANKOFA- O ESPAÇO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA TEMÁTICA HISTÓRIA AFROBRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA.
MARIA CECÍLIA MARTINS MANCKEL 1
MARIA DE FATIMA SOUSA LIMA 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ- UFOPA
INTRODUÇÃO:

Este estudo investiga a formação do professor acerca da aquisição de conhecimentos sobre o conteúdo exigido pelas leis 10.639/2003 e 11.645/08 que determinam o ensino de História Afrobrasileira, Africana e Indígena nos currículos escolares e a implementação das mesmas na escola Quilombola da Comunidade de Bom Jardim no Município de Santarém no Pará. Tal estudo está ligado ao GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GEAFRO), NO SUBPROJETO SANKOFA, desenvolvido pela Faculdade Educação do Campus de Santarém UFPA/UFOPA. O grupo desenvolve atividades junto à comunidade desde 2007, sendo que em 2009 a preocupação e estudo se deu para a formação do professor, pois por meio das visitas e questionários aplicados nos anos de 2008 e 2009, os professores se diziam perdidos quanto a como introduzir tais conteúdos na sala de aula e como usar a história local como referência e busca da identidade da comunidade. Os sujeitos da pesquisa são os professores e suas práticas de apropriação e compartilhamento de seus saberes nas reuniões e na sala de aula, e o objeto de estudo é a formação verificando onde estão as dificuldades e como o grupo de pesquisa e extensão pode agir e assim assumindo o papel de agente transformador.

METODOLOGIA:

Para atingir tal objetivo a abordagem adotada foi de natureza qualitativa, pois desenvolve estudos sobre as dificuldades do professor em adaptar e implementar a lei 10.639/2003 e mais recentemente a Lei nº 11.645/08 no que condiz ao ensino obrigatório da História Afrobrasileira, Africana e Indígena, ao mesmo tempo em que se verificam tais questões em uma escola lócus tendo como base de análise de dados os relatórios das entrevistas, reuniões, os questionários e principalmente no feedback das atividades desenvolvidas pelo subprojeto SANKOFA junto a comunidade escolar.

RESULTADOS:

Durante o processo de aplicação da pesquisa nos anos de 2008/2009, procurou-se ter o cuidado em confrontar sempre os depoimentos e as respostas fornecidos pelos professores com a literatura disposta para a orientação desta pesquisa. Um ponto importante a ser destacado foi o interesse manifesto pelos professores, na utilização dos materiais fornecidos pelo grupo de pesquisa e extensão. Assim como a Participação dos mesmos nas atividades organizadas pelo grupo demonstraram o interesse no conhecimento de atividades diversificadas que favorecem que o conhecimento dos conteúdos de História Afrobrasileira, Africana e Indígena para o contexto buscando principalmente resgatar a identidade da comunidade quilombola onde a presente escola está localizada. A partir dos objetivos do projeto, os temas sugeridos foram relevantes, assim como as abordagens, pois visibilizaram os materiais enviados pela Secretária Estadual e pelo MEC. Sendo que para o projeto o ápice das atividades consolidou-se com a oficina intitulada BRINQUEDOTECA: ESPAÇO DE VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA AFROBRASILEIRA E AFRICANA, onde participaram 40 pessoas dentre as quais professores da rede estadual e municipal de ensino destacando a presença das comunidades Quilombolas do Murumuru, Pérola do Maíca e Bom Jardim. E também de alunos do curso de Pedagogia e História de diversas instituições do município.

CONCLUSÃO:

Preencher lacunas na formação do professor hoje torna-se uma ação importantíssima para os Projetos de Extensão e Pesquisa das universidades, principalmente no que condiz ao fato de buscar a diminuição das desigualdades e discriminação no contexto escolar ao colocar temáticas diversificadas e situações que auxiliem para que todos sejam tratados com respeito. Dentro desta perspectiva o SUBPROJETO SANKOFA conclui que as Secretarias fazem sim seu papel ao fornecer materiais e também cursos de formação, porém em muitos casos esses cursos trabalham de forma generalizada e não atendem as individualidades de cada grupo, cabendo a a Universidade no seu papel social atender a essa necessidade. Sendo assim concluímos que o trabalho e a pesquisa nos possibilita observar que a formação de professores na temática História Afrobrasileira, Africana e Indígena tem muito a oferecer e que a busca desse conhecimento deve ser melhor apresentado para os professores e principalmente em comunidades remanescentes de quilombos e suas respectivas escolas.

Instituição de Fomento: FACULDADE DE EDUCAÇÃO- UFOPA
Palavras-chave: História, Formação, Escolas Quilombolas.