62ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua) |
SUBPROJETO SANKOFA- O ESPAÇO DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA TEMÁTICA HISTÓRIA AFROBRASILEIRA, AFRICANA E INDÍGENA. |
MARIA CECÍLIA MARTINS MANCKEL 1 MARIA DE FATIMA SOUSA LIMA 1 |
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO OESTE DO PARÁ- UFOPA |
INTRODUÇÃO: |
Este estudo investiga a formação do professor acerca da aquisição de conhecimentos sobre o conteúdo exigido pelas leis 10.639/2003 e 11.645/08 que determinam o ensino de História Afrobrasileira, Africana e Indígena nos currículos escolares e a implementação das mesmas na escola Quilombola da Comunidade de Bom Jardim no Município de Santarém no Pará. Tal estudo está ligado ao GRUPO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (GEAFRO), NO SUBPROJETO SANKOFA, desenvolvido pela Faculdade Educação do Campus de Santarém UFPA/UFOPA. O grupo desenvolve atividades junto à comunidade desde 2007, sendo que em |
METODOLOGIA: |
Para atingir tal objetivo a abordagem adotada foi de natureza qualitativa, pois desenvolve estudos sobre as dificuldades do professor em adaptar e implementar a lei 10.639/2003 e mais recentemente a Lei nº 11.645/08 no que condiz ao ensino obrigatório da História Afrobrasileira, Africana e Indígena, ao mesmo tempo em que se verificam tais questões em uma escola lócus tendo como base de análise de dados os relatórios das entrevistas, reuniões, os questionários e principalmente no feedback das atividades desenvolvidas pelo subprojeto SANKOFA junto a comunidade escolar. |
RESULTADOS: |
Durante o processo de aplicação da pesquisa nos anos de 2008/2009, procurou-se ter o cuidado em confrontar sempre os depoimentos e as respostas fornecidos pelos professores com a literatura disposta para a orientação desta pesquisa. Um ponto importante a ser destacado foi o interesse manifesto pelos professores, na utilização dos materiais fornecidos pelo grupo de pesquisa e extensão. Assim como a Participação dos mesmos nas atividades organizadas pelo grupo demonstraram o interesse no conhecimento de atividades diversificadas que favorecem que o conhecimento dos conteúdos de História Afrobrasileira, Africana e Indígena para o contexto buscando principalmente resgatar a identidade da comunidade quilombola onde a presente escola está localizada. A partir dos objetivos do projeto, os temas sugeridos foram relevantes, assim como as abordagens, pois visibilizaram os materiais enviados pela Secretária Estadual e pelo MEC. Sendo que para o projeto o ápice das atividades consolidou-se com a oficina intitulada BRINQUEDOTECA: ESPAÇO DE VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA AFROBRASILEIRA E AFRICANA, onde participaram 40 pessoas dentre as quais professores da rede estadual e municipal de ensino destacando a presença das comunidades Quilombolas do Murumuru, Pérola do Maíca e Bom Jardim. E também de alunos do curso de Pedagogia e História de diversas instituições do município. |
CONCLUSÃO: |
Preencher lacunas na formação do professor hoje torna-se uma ação importantíssima para os Projetos de Extensão e Pesquisa das universidades, principalmente no que condiz ao fato de buscar a diminuição das desigualdades e discriminação no contexto escolar ao colocar temáticas diversificadas e situações que auxiliem para que todos sejam tratados com respeito. Dentro desta perspectiva o SUBPROJETO SANKOFA conclui que as Secretarias fazem sim seu papel ao fornecer materiais e também cursos de formação, porém em muitos casos esses cursos trabalham de forma generalizada e não atendem as individualidades de cada grupo, cabendo a a Universidade no seu papel social atender a essa necessidade. Sendo assim concluímos que o trabalho e a pesquisa nos possibilita observar que a formação de professores na temática História Afrobrasileira, Africana e Indígena tem muito a oferecer e que a busca desse conhecimento deve ser melhor apresentado para os professores e principalmente em comunidades remanescentes de quilombos e suas respectivas escolas. |
Instituição de Fomento: FACULDADE DE EDUCAÇÃO- UFOPA |
Palavras-chave: História, Formação, Escolas Quilombolas. |