62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
OS GÊNEROS TEXTUAIS COMO FERRAMENTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA LINGUAGEM
Rosilda Maria Araújo Silva dos Santos 1
Marígia Ana de Moura Aguiar 2, 3
1. Deptº de Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP
2. Deptº de Ciências da Linguagem, Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP
3. Profa. Dra. / Orientadora
INTRODUÇÃO:
A Língua Portuguesa precisa dos gêneros textuais, enquanto instrumento didático, para analisar a linguagem em uso, uma vez que este recurso expõe a forma como é delineada na prática discursiva e comprova que a linguagem ultrapassa os limites da forma lingüística contribuindo para o desenvolvimento de capacidades como: textual, lingüística e comunicativa. Esta pesquisa tem como objetivo investigar os gêneros textuais como ferramenta didática para o ensino da linguagem, numa perspectiva interacionista sóciodiscursiva e está amparada nas teorias propostas por Bakhtin ([1979], 2003) sobre a importância dos gêneros discursivos na interação, Bronckart (1999) que evidencia o interacionismo sócio-discursivo, Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2003) que acreditam numa proposta de ensino-aprendizagem organizada a partir de gêneros textuais, pois se atribui à linguagem e à interação a instrumentalização na construção do conhecimento e na formação do cidadão.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi desenvolvida por meio de metodologia empírica, que investigou a familiaridade dos alunos do curso de Letras, com o tema gêneros textuais, no campus de uma Instituição privada de Ensino Superior, na cidade de Escada, Pernambuco. Com base numa análise do programa de disciplina das turmas participantes observou-se a proposta de trabalho do professor e sua relação com os gêneros. Foram elaboradas entrevistas com dezoito alunos do curso de Letras no período inicial, e vinte no período final, adotando como critério de escolha alunos que pretendem lecionar a Língua Materna, e uma entrevista com o professor para perceber sua concepção e seu conhecimento sobre gêneros. Além disso, foram utilizadas as produções textuais e os depoimentos dos alunos para verificar até que ponto o trabalho desenvolvido em sala de aula contribui para a construção do seu conhecimento, visto ser papel da escola tornar esses alunos proficientes leitores e produtores de textos, e o desafio de educadores responsáveis pelos processos de ensino-aprendizagem proporcionar a apropriação do gênero trabalhado, sem perder de vista seus usos e suas funções sociais.
RESULTADOS:
Os resultados demonstraram que a instituição de ensino envolvida na investigação contempla o trabalho com os gêneros textuais, desde o primeiro período, porém recebe os alunos do ensino médio com pouca informação sobre o assunto, dificultando a leitura e produção proficiente de textos pelos alunos nos primeiros períodos do curso superior.
CONCLUSÃO:
Conclui-se, nesta investigação, que embora haja um trabalho eficaz desenvolvido pela instituição de ensino participante, há lacunas no trabalho desenvolvido com os gêneros textuais no ensino fundamental e médio, apontando para a necessidade de uma revisão nas práticas pedagógicas do ensino da língua materna para aqueles alunos. Um trabalho nesse sentido poderá promover uma contribuição para uma formação docente eficaz, não só no município aqui observado como em outras instituições de formação de professores de língua portuguesa.
Palavras-chave: gêneros textuais, linguagem, ferramenta didática.