62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 7. Enfermagem
HUMANIZAÇÃO DA ASSISÊNCIA E FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO: O ATO DE CUIDAR DE PESSOAS NA VISÃO DE ACADEMICOS DO CURSO DE ENFERMAGEM
Olívia Maria Feitosa Henrique 1
Adriano de Almeida Feitosa 1
Edinete Bezerra Ferreira 1
Silvia Ximenes Oliveira 2
Selda Gomes de Sousa Alves 3
1. Faculdade Santa Maria
2. Universsidade Federal do Rio Grande do Norte
3. CPqAM/FIOCRUZ
INTRODUÇÃO:

Emprega-se constantemente o termo humanização para designar um conjunto de iniciativas que valoriza uma ação de saúde mais qualificada do ponto de vista técnico, associada ao reconhecimento e valorização dos direitos do paciente, de sua subjetividade e cultura, além do reconhecimento do profissional. Tal conceito pretende nortear de uma nova práxis na produção do cuidado em saúde, exigindo dos profissionais um posicionamento e atitudes que reflitam esta ação. É necessário que os estudantes de enfermagem se formem cidadãos, detendo um saber científico, ético e político, estando comprometidos e sendo capazes de cuidar do cliente como ser humano. Todas essas ações para humanização da assistência devem alcançar as instituições prestadoras de serviços de saúde e de ensino em saúde, pois é através do processo de formação que podemos enraizar valores e atitudes de respeito à vida humana, conseguindo atingir a mudança de cultura do atendimento a saúde.  Esse estudo teve como objetivos investigar o conceito do termo humanização, que ações estão relacionadas a essa nova práxis e que disciplinas curriculares referem à humanização na visão dos alunos do curso de enfermagem do 7º período, tomando por base a Política Nacional de Humanização (PNH) e a formação educacional.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa do tipo descritiva e quantitativa, desenvolvida na Faculdade Santa Maria no período letivo. A amostra foi composta de 50 alunos do 7º período do Curso de Graduação em Enfermagem. Utilizamos para coleta de dados um questionário semi-estruturado contendo os dados de identificação e questões específicas sobre humanização. Para análise dos dados utilizamos técnica estatística simples através do programa Enpi-info. Os dados foram coletados após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Maria. Após serem orientados sobre os objetivos da pesquisa, os estudantes que concordaram em participar da pesquisa assinaram o Termo de Compromisso Livre e Esclarecido, e em seguida responderam ao questionário.

RESULTADOS:

De acordo com a pesquisa, dos 50 alunos (100%) 43 (86%) eram do gênero feminino e 7 (14%) do gênero masculino, com idade compreendida entre 18 e 27 anos. Segundo o termo humanização os entrevistados conceituaram como: 32% tratar com respeito, 24% oferecer cuidado holístico, 18% ouvir atentamente, 8% ser atencioso, 8% valorizar os sentimentos e 4% oferecer conforto ao cliente e a família. De acordo com as respostas dos graduandos, os mesmos entendem a humanização de acordo com o que é conceituado, como respeitar o ser humano entendendo-o como um ser compreendido holisticamente. No que se refere às disciplinas, as mais abordadas foram: Saúde Mental (35%), Oncologia (20%), Saúde Coletiva 20%, Saúde do Idoso (15%) e Cuidados Intensivos (10%). Podemos desta forma observar que as disciplinas mais citadas são aquelas que demandam um cuidado maior que incluem, além da teoria os cuidados práticos. Com relação ao conhecimento sobre a PNH, a maioria, 38 (76%) já ouviram falar ou tem conhecimento sobre a mesma. Verificamos que grande parte dos entrevistados tem conhecimento da PNH, o que vem nos reforçar que a humanização deve ser pensada desde a graduação para que haja formação de enfermeiros cidadãos com saber ético e político capaz de transmitir cuidados a outrem.

CONCLUSÃO:

Destarte, de acordo com o discurso dos entrevistados, podemos concluir que os participantes da pesquisa detêm conhecimento sobre a humanização e estão preparados para as propostas humanizadoras no setor saúde. A humanização, mesmo em processo de construção surge como algo que perfaz as práticas de saúde e enfermagem. A educação através da graduação nos traz a consciência de que se não atuarem dentro dessa práxis, não terão uma resposta terapêutica satisfatória por parte do usuário.  Finalmente, surge a  necessidade de se reavaliar os conteúdos que estão sendo ministrados durante a graduação, no que se refere à qualidade do ensino e dos profissionais que estão sendo formados e encaminhados para o campo de trabalho, sendo imprescindível que os graduandos recebam uma formação mais humanista, para que num futuro próximo estes profissionais possam fazer diferença no âmbito da saúde. 

Palavras-chave: Formação profissional , Humanização da assistência , Assistência de enfermagem.