62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 6. Enfermagem Psiquiátrica
fAMILIARES CUIDADORES DE IDOSOS PORTADORES DE ALZHEIMER
Adriano de Almeida Feitosa 1
Olívia Maria Feitosa Henrique 1
Edinete Bezerra Ferreira 1
Silvia Ximenes Oliveira 2
Selda Gomes de Sousa Alves 3
1. Faculdade Santa Maria
2. Uiverssidade Federal do Rio Grande do Norte
3. CPqAM/FIOCRUZ.
INTRODUÇÃO:

O Mal de Alzheimer é uma doença neurológica degenerativa caracterizada pela deterioração cognitiva progressiva junto com o declínio das atividades da vida diária, com sintomas neuropsiquiátricos ou mudanças de comportamento provocado pelo atrofiamento de algumas áreas do cérebro. Essa doença é mais comum entre os idosos acometendo de 1% a 6% da população a partir dos 65 anos, atingindo os valores de prevalência superior em 50 % de indivíduos com 95 anos ou mais. Os pacientes com essa síndrome tornam-se depressivos e ansiosos devido a perda de memória, a desorientação e a perda da habilidade da fala. Por esse motivo, o relacionamento entre os membros da família do paciente é tão difícil. Nesse estudo objetivou-se identificar as características dos cuidadores familiares dos portadores de Alzheimer de acordo com os aspectos sóciodemográficos, sua relação com estes portadores e destes com outras pessoas.

METODOLOGIA:

Trata-se de uma pesquisa descritiva de campo com abordagem qualitativa. A amostra foi composta de 10 familiares cuidadores dos doentes, escolhidos de forma aleatória. Tal procedimento se deu após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Faculdade Santa Maria. Após esclarecimento os participantes que aceitaram participar da pesquisa assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e em seguida responderam as perguntas. A coleta de dados foi realizada através de entrevista semi-estruturada, gravada em fita cassete e transcrita na íntegra posteriormente. Os dados foram coletados no período de Outubro a Novembro de 2009.

RESULTADOS:

Os dados da pesquisa nos revelam que dentre os entrevistados, a maioria 70% são do gênero feminino e 30% masculino, com idade compreendida entre 25 a 66 anos. Do universo feminino, estão situadas esposas, filhas e netas como cuidadoras, e no universo masculino esposos e filho. Estes dados corroboram com outros estudos realizados, que nos revelam que a maioria são mulheres, pois o ato de cuidar é natural delas. Podemos observar que cada família designa um cuidador familiar sendo a maioria mulheres. De acordo com as variáveis do estudo, dos cuidadores femininos 5 (50%) eram casadas e esposas dos portadores, 1 (10%) era filha e 1 (10%) neta. Dos masculinos, 2 (20%) eram maridos e 1 (10%) filho. Com relação à questão aberta, a relação dos portadores de Alzheimer com seus familiares pode ser vista de duas formas; uma de forma negativa, na qual podem estar presentes momentos difíceis como reações de agressividade, irritabilidade e nervosismo. E de forma positiva onde se tem uma relação boa, amigável, em que o doente se apresenta calmo, agindo como se fosse uma criança, totalmente dependente de carinho e de afeto. Já a relação dos doentes com outras pessoas é vista de forma amigável com alguns momentos de lucidez e raramente com agressividade.

CONCLUSÃO:

 A partir desse estudo podemos concluir o quanto é importante que os familiares dos pacientes com Mal de Alzheimer sejam apoiados e orientados por uma equipe multiprofissional, para que  os mesmos encontrem formas positivas de enfrentamento diante dessas situações de conivência, e assim proporcionem carinho, afeto e amor para amenizar as relações conflituosas. A qualidade de vida desses pacientes é um aspecto prioritário na atenção a saúde, visto que geralmente são pessoas debilitadas e encontram-se numa situação dependente de seus familiares.

Palavras-chave: Mal de Alzheimer , Cuidar , Convivência familiar.