62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A CONTEXTUALIZAÇÃO DE CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL ATRAVÉS DA UTILIZAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS
Rosana Ferreira de Alencar 1
Francisco Carlos Pinheiro da Costa 2
Mônica Andrade de Mattos 2
Maria Alcantara dos Santos 2
Francisca Amanda Abreu Martins 2
Patrícia Conrrado de Sousa 3
1. Escola Municipal José Martins de Oliveira, Cajazeiras-PB
2. Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza, UFCG, Cajazeiras-PB
3. Instituto Federal de Ciências e Tecnologia, IFPB, Cajazeiras-PB
INTRODUÇÃO:
A experiência ao longo do tempo mostra que a mera transmissão de conhecimento não é suficiente para o desenvolvimento e ativação do processo de aprendizagem do aluno. Baseando-se em alguns preceitos e recomendações dos PCNs para o ensino de Ciências Naturais que, teoricamente propõe um ensino de caráter mais formativo que informativo, privilegiando os conhecimentos prévios do aluno, o seu ambiente natural e sócio-cultural, o presente trabalho foi desenvolvido junto a Escola Municipal José Martins de Oliveira, Sítio Patamuté zona rural do município de Cajazeiras - PB abrangendo alunos do 7o ano do Ensino Fundamental. A escola se adéqua perfeitamente ao trabalho proposto, uma vez que os elementos do meio são totalmente compatíveis com a proposta pedagógica de tornar alguns conteúdos de Ciências mais significativos para os alunos, uma vez que estes compartilham o mesmo ambiente em diversas situações do cotidiano como lazer, trabalho e estudo. O objetivo geral foi utilizar os recursos naturais disponíveis como instrumento formador de conhecimento no processo ensino-aprendizagem integrando os conteúdos programáticos ao cotidiano do educando. Favorecendo o despertar de uma consciência ecológica valorizando os recursos naturais disponíveis.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi desenvolvido durante os meses de julho a novembro de 2009. Foram realizadas etapas que compreenderam atividades de campo como também atividades em sala de aula. A metodologia aplicada constou da seleção dos conteúdos a serem trabalhados; escolha do local para a realização das atividades práticas; apresentação do projeto aos alunos do 7o ano, turma selecionada para aplicação do projeto; introdução dos conteúdos a serem explorados nas atividades propostas no projeto durante as atividades desenvolvidas diariamente; estudo de campo referente ao conteúdo morfologia da folha para coleta de material botânico; estudo de campo referente ao conteúdo insetos para coleta de material zoológico; atividades práticas em sala de aula para preparação de álbum com diferentes tipos morfológicos de folhas e montagem de um insetário; utilização de literatura especializada para identificação do material coletado; utilização de um caderno de campo, por parte dos alunos, para anotação de todas as atividades realizadas;realização de atividades lúdicas para integrar o educando ao ambiente;divulgação dos resultados para a comunidade na Mostra de Ciências promovida pela escola e registro fotográfico de todas as atividades desenvolvidas e das visitas de campo.
RESULTADOS:
Através das atividades práticas foram produzidos álbuns sobre a morfologia da folha, onde os alunos participaram de todas as etapas. Desde a coleta do material e herborização até a confecção da capa e identificação, dos tipos de folha em estudo baseada em literatura especializada. Também foi montado um insetário, onde foram empregadas várias formas de captura, matança e conservação de insetos coletados nos arredores da escola, seguindo metodologia proposta por literatura especializada. Durante essas atividades os alunos desenvolveram técnicas do método científico e se familiarizaram com normas e roteiros de um estudo de campo. Nos cadernos de campo foram feitos registros e também desenhos representando as atividades realizadas os quais foram avaliados como atividade complementar. Os resultados foram apresentados para a comunidade escolar oralmente pelos alunos utilizando recursos áudios-visuais e expondo todo o material produzido em uma Mostra de Ciências promovida pela escola. Através das atividades desenvolvidas, os alunos passaram a ver o meio que os cerca de outra maneira, observando a natureza de forma mais crítica e valorizando os fenômenos e recursos naturais existentes.
CONCLUSÃO:
As atividades desenvolvidas promoveram uma maior integração entre o conteúdo proposto nos livros didáticos e o cotidiano dos alunos que moram na zona rural. Partindo do enfoque ecológico os alunos puderam apreender novos saberes e passar a ter outra leitura do ambiente, descobrindo e vivenciando novas experiências. Envolvendo assim, alunos e professores num processo de ensino-aprendizagem mais dinâmico, participativo, interativo, permitiu-se a ampliação e compreensão da realidade vivida por estes. Assim, a escola forneceu ao aluno, através de suas atividades a capacidade de desenvolver suas potencialidades e direito de expressar livremente seus interesses, sentimentos, preocupações e idéias e não apenas moldá-lo segundo regras e conceitos pré-estabelecidos. Dessa forma a educação expressa o seu real valor, favorecendo a criatividade do educando, para que possa auxiliar nas mais variadas situações da vida cotidiana, bem como desenvolver uma visão mais ampla sobre o meio-ambiente no qual está inserido.
Palavras-chave: Contextualização, Ensino, Recursos Naturais.