62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 12. Neurociências e Comportamento - 1. Neurociências e Comportamento
EFEITOS DA DEFICIÊNCIA CRÔNICA DE ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS SOBRE IMUNORREATIVIDADE DA GFAP NO FOLHETO INTERGENICULADO DO TÁLAMO EM RATOS WISTAR
Kátia Maria Marques Gouveia 2, 1
Leandro Moura de Freitas 2
Twila Barros Sousa 2
Ana Patrícia Tertuliano dos Santos 2
Belmira Lara da Silveira Andrade da Costa 3
Miriam Stela Maris de Oliveira Costa 2
1. Setor Fisiologia e Farmacologia-Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde-UFAL
2. Departamento de Morfologia - Centro de Biociências- UFRN
3. Departamento de Fisiologia e Farmacologia-Centro de Ciências Biológicas- UFPE
INTRODUÇÃO:

Existem vários fatores determinantes para o desenvolvimento do sistema nervoso, especialmente durante os períodos de gestação e lactação, que promovem alterações significativas em fenômenos neuronais e afetam seu funcionamento. Sabe-se que animais submetidos à dieta deficiente em ácidos graxos poliinsaturados (AGPI) apresentam alterações morfológicas e neuroquímicas em regiões cerebrais. Uma grande variedade de processos fisiológicos e comportamentais exibe ritmos circadianos na sua expressão, os quais são gerados pelo sistema de temporização circadiano. Duas regiões cerebrais principal compõem esse sistema em mamíferos: um marca-passo central conhecido como núcleo supraquiasmático (NSQ) do hipotálamo e um componente secundário, no tálamo, o folheto intergeniculado (FIG). Neste estudo, analisamos se a deficiência crônica de AGPI, como o ácido linoléico (ômega-6) e o ácido α-linolênico (ômega-3) influenciam a expressão da proteína acídica fibrilar glial (GFAP), um marcador de astrócitos, no folheto intergeniculado (FIG) do tálamo de ratos Wistar. O FIG é um centro circadiano conhecido pelo envolvimento na modulação da atividade do núcleo supraquiasmático, considerado o principal marca-passo circadiano em mamíferos.

METODOLOGIA:

Ratos Wistar foram alimentados a partir do acasalamento desde a gestação e lactação até a fase adulta, durante duas gerações com dieta balanceadas e subdivididas de acordo com a fonte lipídica utilizada destas dietas, da seguinte forma: dieta pobre em ácido linoléico e ácido α-linolênico (grupo experimental, n=16) enquanto outro grupo animal manteve dieta equilibrada (grupo controle, n=14). Após este período os animais foram submetidos à perfusão transcardíaca com solução salina em tampão fosfato 0,1 M, pH 7,4 e heparinizada, seguida da solução de paraformaldeído a 4% em tampão fosfato 0,1 M, pH 7,4. Os encéfalos foram removidos da cavidade craniana e submetidos à microtomia  por congelação , obtendo-se  cortes coronais com espessura de 30µm. Em seguida, secções da região talâmica foram submetidas à reação de imunorreatividade para GFAP. As seções foram analisadas com auxílio do microscópio óptico (Olympus BX41) em campo claro, e imagens digitais foram obtidas e submetidas a medidas de parâmetros morfométricos e de densidade óptica para documentação dos resultados.

RESULTADOS:

Os lipídios são componentes essenciais para manter o equilíbrio metabólico do corpo. Além disso, sabemos que os ácidos graxos poliinsaturados são essenciais para o desenvolvimento do sistema nervoso central e sua falta na dieta, especialmente de Ώ-3(ômega-3) e Ώ-6(ômega-6), componentes importantes da membrana celular, promovem alterações na estrutura e funcionamento do cérebro. O exame das secções coronais evidenciou a presença de astrócitos imunorreativos para GFAP no FIG. A imunorreatividade para GFAP em astrócitos foi mensurada pelo percentual de pixels na imagem binarizada, estando reduzida no FIG dos animais submetidos à dieta carencial, comparados aos controles. Considerando a importância das células da glia para os mecanismos de neuroproteção no NSQ e no FIG, as alterações nos astrócitos induzidas pela dieta pobre em AGPI podem implicar em alterações no funcionamento do sistema de temporização circadiana.

CONCLUSÃO:

Estes resultados sugerem que a expressão da GFAP no FIG pode ser influenciada por processos neuroquímicos que envolvem deficiência de AGPI em alguma etapa de desenvolvimento do animal, especialmente durante o desenvolvimento e manutenção dos fenômenos neurais, em períodos determinantes para a neurogênese, gliogênese, diferenciação e manutenção do tecido neural.

Instituição de Fomento: Instituições de fomento: CNPq, CAPES, FAPEAL
Palavras-chave: Proteína acídica fibrilar glial, astrócitos, gliogênese.