62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ANÁLISE FENOTÍPICA DE BACTÉRIAS DO SOLO CONTAMINADO COM PESTICIDA E ADICIONADO DE VINHAÇA  
Fernanda Viana da Cunha 1
Selma Baia Batista 1
1. Departamento de Ciências Biológicas, Instituto de Biociências, UFMT
INTRODUÇÃO:

Os solos apresentam uma grande variedade de microrganismos, que realizam atividades imprescindíveis para a manutenção e sobrevivência das comunidades vegetais e animais. Com a industrialização, a agricultura passou a utilizar fortemente os insumos agrícolas como os pesticidas, que causam impactos positivos desde que permaneçam na zona alvo do solo, porém se esses produtos deixarem o compartimento solo, pode causar efeitos nocivos ao ambiente. No entanto, a microbiota heterotrófica existente no solo, pode atuar sobre estes compostos através de processos de biodegradação, principalmente em compostos orgânicos. A vinhaça que é constituída de matéria orgânica, quando incorporada ao solo, pode ser considerada fator importante na produtividade agrícola devido à influência que exerce sobre as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Como fertilizante favorece a proliferação bacteriana as quais atuam na mineralização e imobilização do nitrogênio e na sua nitrificação, desnitrificação e fixação biológica. Assim, o presente trabalho tem por objetivo verificar a ação do pesticida e da vinhaça, na comunidade bacteriana, fornecendo bases cientificas para a compreensão das possíveis alterações nas suas características fenotípicas.

 

METODOLOGIA:

As amostras de solo foram previamente coletadas em uma área não agrícola, no município de Campo Verde, Mato Grosso, Brasil; obtidas em área de Latossolo Vermelho. As amostras foram acomodadas em pequenos sacos esterilizados impermeáveis e estocadas à 4ºC até o processamento em laboratório. Foram processadas três amostras compostas de solo sendo: 1- solo contaminado com pesticida; 2- solo contaminado com pesticida e adicionado vinhaça; 3- solo esterilizado e contaminado com pesticida. Para obtenção de estirpes bacterianas do solo foi pesado 5g de solo e adicionados em 45 ml de solução extratora estéril. A solução-amostra foi mantida sob agitação em mesa orbital a 220rpm por 20 min. Após a homogeneização realizaram-se diluições seriadas (10-2 a 10-7) em solução salina 0,85%. Posteriormente, os microrganismos foram isolados através da técnica de "Spreed Plate". As bactérias heterotróficas totais foram isoladas em meio de cultivo Trypic Soy Agar (TSA) e incubadas a 30ºC. Afim de quantificar os fungos heterotróficos, estes foram cultivados em meio Potato Dextrose Agar (PDA) As bactérias foram reisoladas em Agar Nutriente (AN) afim de obter cultura pura para analise morfotintorial de Gram, provas bioquímicas e assimilação de açúcares.

 

 

RESULTADOS:

Na quantificação dos microrganismos heterotróficos totais, foi verificado que as bactérias tiveram até 5 ordens de magnitude em relação aos fungos; sendo que:o tratamento com solo vinhaça teve uma maior quantificação, com 4x104UFC/g solo seco, seguido do solo tratado apenas com pesticida com 3x103UFC/g solo seco; o solo esterilizado verificou-se um menor crescimento microbiano tanto no meio TSA quanto PDA. Esses resultados são coerentes, uma vez que a vinhaça é considerada uma fonte de carbono extra para o crescimento bacteriano. A análise morfotintorial de Gram permitiu a separação de duas formas bacterianas sendo Cocos e Bastonetes divididos entre Gram positivos e negativos. Verificou-se que a maioria são Bacilos Gram positivos com 75%, seguido de Cocos Gram negativos com 21%. Este resultado condiz com a literatura onde há uma predominância de bacilos Gram positivos em amostras de solo. Também foi encontradas algumas estirpes esporuladas, isso pode ser devido ao efeito do pesticida adicionado as amostras em estudo. Em relação as características fenotípicas 51% foram caracterizadas como pertencentes à família Bacillaceae, sendo a maioria com produção de esporos, 22% da família Pseudomonadaceae, 17% do grupo Corineformes e 10% com filiação incerta; confirmando a análise de Gram.

CONCLUSÃO:

Embora não se tenha chegado a identificar em nível específico os isolados obtidos e nem mesmo isolar todas as cepas que mostraram uma elevada riqueza colonial, este estudo consiste em um grande passo para trabalhos que visem estudos relacionados à ecologia microbiana em solo contaminado com pesticida. Pois mesmo não sabendo quem são estes organismos, produziu-se conhecimento sobre seu comportamento morfotintorial e bioquímico. Fica evidenciada a necessidade de testes mais específicos, como os moleculares, para identificação taxonômica dos isolados de forma mais segura. Uma vez que, análises fenotípicas e genotípicas combinadas (taxonomia polifásica), são fundamentais no esclarecimento da diversidade bacteriana. Maiores esforços para ampliar o conhecimento sobre a diversidade microbiana e filogenia de bactérias são fundamentais para a exploração de novos isolados de interesse ambiental

Palavras-chave: Pesticida, Vinhaça, Solo.