62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO: A DIVERSIDADE TEMÁTICA DE UM CAMPO DISCIPLINAR
Sheila Maria Rosin 1
Késia Mara dos Santos Melo 1
1. Universidade Estadual de Maringá
INTRODUÇÃO:

A dificuldade em se estabelecer a identidade do campo disciplinar de Psicologia da Educação deriva da diversidade de enfoques que o mesmo possui, percebido quando se analisa a produção que se coloca como sendo deste campo. Produção esta extremamente variada, tanto pelos enfoques teóricos que trazem consigo as ambigüidades, indefinições e variedades de abordagens do campo da Psicologia em geral, bem como, pelos próprios conteúdos dessa disciplina, altamente diversificados, e ainda, pela multiplicidade de questões, problemas e temas na área da Educação, que são apontadas como pertinentes ao campo de Psicologia da Educação. Desta forma, o presente trabalho teve como objetivo discutir a Psicologia da Educação como um campo disciplinar, buscando identificar os diversos enfoques que se entende como sendo pertinentes ao campo.

METODOLOGIA:

A investigação se deu a partir do levantamento das temáticas presentes nas pesquisas do grupo de trabalho - GT - de Psicologia da Educação das Reuniões Anuais da Associação Nacional de Estudos e Pesquisas em Pós Graduação - ANPED, no período de 1998 a 2004, realizado por Schlindwein et al (2006). A pesquisa analisada pelas autoras abrangeu os trabalhos encomendados, as comunicações e os pôsteres. Segundo elas, a primeira categoria, trabalhos encomendados, representa a vanguarda do pensamento em Psicologia da Educação, uma vez que suas temáticas "anunciam novas perspectivas ou discussões a serem aprofundadas ou trazidas para a Psicologia da Educação" (SCHLINDWEIN, et al, 2006 p.144). As comunicações representam o estado de conhecimento desse campo disciplinar, ao apresentarem às produções acadêmico-científicas recentes; e os pôsteres se referem às tendências das temáticas, pois são resultado das produções acadêmico cientificas em andamento, ainda não concluídas.

RESULTADOS:

Schlindwein et al (2006), encontraram a partir dos trabalhos encomendados as seguintes temáticas: contribuições e ou implicações das teorias psicológicas à Educação; análise crítica das apropriações de algumas teorias psicológicas pela Educação e análise da constituição da subjetividade nos processos educativos. As autoras constataram, ao analisar as apresentações das comunicações orais e pôsteres, que a diversidade de temáticas e objetos vão além das vertentes teóricas presentes nos trabalhos encomendados. Desta forma, as temáticas mais freqüentes nestas modalidades de apresentação foram: a formação de professores; a constituição da subjetividade; cultura escolar e práticas escolares; indisciplina; infância, adolescência e juventude; desenvolvimento humano; fracasso e sucesso escolar; relação família escola e professor e aluno; avaliação escolar; ensino superior. Ao analisar os resultados obtidos pelas autoras pesquisadas, é possível observar que os dois temas mais abordados foram: formação de professores e a constituição da subjetividade. Estes temas, de acordo com elas, fundamentam-se nas diferentes abordagens psicológicas. O primeiro tema - formação de professores - com maior incidência nas comunicações orais, por se tratar de um tema amplo, seus objetos de estudos foram abordados sob diferentes perspectivas teóricas e metodológicas.

 

CONCLUSÃO:

A análise aqui apresentada é um recorte de uma pesquisa na qual discutimos a identidade do campo disciplinar da Psicologia da Educação. A diversidade de temáticas encontrada pelas autoras também foi percebida em outras fontes consultadas como os currículos e programas da disciplina de Psicologia da Educação, entrevista com alunos do Curso de Pedagogia das IEES paranaenses e de produções discente que tinham como recorte temático este campo disciplinar. A partir dos resultados obtidos pudemos constatar alguns aspectos importantes em relação à identidade deste campo disciplinar: primeiro, a ampliação do currículo, aumento e diversificação dos conteúdos dessa disciplina favoreceram o dissolvimento das fronteiras da Psicologia da Educação e, consequentemente, contribuíram para a crise de identidade da mesma. O segundo aspecto percebido está relacionado à dificuldade em inserir mais temas no bojo da Psicologia da Educação como alguns alunos pesquisados por Paini (2006) desejam, pois essa inserção viria ampliar a sobrecarga de tópicos, temáticas e conteúdos que já são pertencentes ao campo disciplinar da Psicologia. O terceiro aspecto evidenciado refere-se ao fato de que a Psicologia da Educação tem contribuído e pode continuar contribuindo com a formação de professores, mas sem tornar-se uma área do conhecimento prescritiva ou reguladora.

Palavras-chave: Pedagogia, Psicologia da Educação, Campo Disciplinare.