62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UM OLHAR DA PESQUISA SOBRE O PROEJA A PARTIR DA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS DA NATUREZA
Marlúcia Cereja de Alencar 1
Aline Marcelino dos Santos Silva 2
Ernesto Macedo Reis 3
Marília Paixão Linhares 2
1. Profª. Dra./Orientadora - Instituto Federal Fluminense - IFF
2. Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF
3. Instituto Federal Fluminense - IFF
INTRODUÇÃO:
Este trabalho refere-se a uma etapa de um projeto de pesquisa sobre o PROEJA em um contexto intitulado "Uma Proposta de Currículo Integrado para o Ensino de Ciências no PROEJA". O objetivo é evidenciar a importância da utilização da integração curricular. Adotou-se como metodologia de ensino a Aprendizagem Baseada em Casos e o suporte de um ambiente virtual de aprendizagem (disponível em http://www.uenf.t5.com.br), denominado Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA). A metodologia utilizada visa à construção do próprio conhecimento pelo estudante, a partir da investigação proporcionada pelos Estudos de Casos, da curiosidade e interatividade que a internet oferece com o EVA. A presente etapa do projeto foi realizada junto à licenciandos de Ciências Naturais que conviveram com uma experiência didática que os aproximou dos estudantes do PROEJA. Inicialmente conheceram a proposta pedagógica adotada e posteriormente atuaram no campo da pesquisa produzindo intervenções didáticas episódicas e testando-as nas salas de aula.
METODOLOGIA:
Dezenove licenciandos do 5º período do Curso de Licenciatura em Ciências da Natureza do IFF - Campos participaram dessa experiência pedagógica. Durante dois semestres letivos participaram em três Estudos de Caso, nas disciplinas Ambientes de Aprendizagem e Prática Pedagógica VI, que compõem o corpo de formação pedagógica do Curso. O primeiro Estudo de Caso abordou os estruturantes de uma aula de Ciências, sob o título "Uma Boa Aula de Ciências", no segundo a temática foi "Radiações ultravioleta: um estudo sobre o PROEJA?". No primeiro estudo foram levantadas as idéias prévias em relação aos elementos estruturais que fundamentam uma boa aula. No segundo foram conduzidos a identificar e refletir sobre os significados do PROEJA e no terceiro momento que correspondeu ao 6º período, foram desafiados a preparar um Estudo de Caso para ser aplicado com os estudantes do 3º módulo de Eletrônica do PROEJA, utilizando os conhecimentos trabalhados nos casos anteriores. Para tanto,elaboraram e executaram um mini-curso on line, com o tema "O Homem e o Universo" utilizando o ambiente virtual EVA, integrando as disciplinas física, química e biologia, nas tarefas propostas pelo estudo, atuando de forma compartilhada com os professores dessas disciplinas.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos são de dois tipos, formativos e críticos reflexivos. No primeiro estudo de caso a maioria dos alunos apresentou conhecimento satisfatório em relação aos estruturantes de uma boa aula, embora apontasse para a necessidade de vivenciar o processo de elaboração e execução de uma aula a partir dos elementos enunciados. No segundo estudo de caso evidenciou-se um desconhecimento inicial sobre o PROEJA. Após um semestre de contato com materiais, experimentos didáticos e diálogos no ambiente virtual tornaram-se conhecedores dessa modalidade de ensino. Refletiram sobre suas "certezas" em relação ao ensino e aprendizagem, principalmente quanto à possibilidade de ensinarem em turmas de jovens e adultos. Assim, foi proposto aos licenciandos que planejassem e executassem uma aula sobre o tema "Radiações Ultravioletas", a partir dos pressupostos estudados no primeiro e segundo casos. Durante o planejamento, buscou-se ministrar uma aula que atendesse as características dos estudantes do PROEJA. O conhecimento sobre este público se tornou ainda maior durante o 6º período do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza, quando os licenciandos elaboraram um mini curso on line, utilizando a metodologia de Estudo de Caso com os estudantes do PROEJA.
CONCLUSÃO:
Torna-se importante para um curso de formação de professores que os licenciandos conheçam e utilizem diferentes ambientes de aprendizagem, já que estes profissionais irão trabalhar com públicos de necessidades e características distintas. Verificou-se que os estudantes da Licenciatura inicialmente desconheciam o PROEJA e durante as atividades conheceram este público, desta forma, também aprenderam a trabalhar com ele. Observou-se também que durante o planejamento do Estudo de Caso os licenciandos perceberam a necessidade de integrar as disciplinas durante as tarefas propostas. Quanto à utilização do EVA, concluíram que este ambiente permite conquistar uma participação maior dos estudantes do que no ambiente presencial de aprendizagem. O conhecimento prévio dos estudantes do PROEJA sobre o tema era baseado no senso comum, a partir deste e com a integração curricular utilizada no Estudo de Caso, os estudantes construíram uma visão mais ampla, além disso, os licenciandos realizaram um desafio atual na prática docente, um trabalho interdisciplinar entre futuros professores da área de Ciências.
Instituição de Fomento: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense Campus Campos - Centro
Palavras-chave: PROEJA, Licenciatura em Ciências da Natureza, Aprendizagem Baseada em Casos.