62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
DISSEMINAÇÃO DO ENSINO TÉCNICO EM METROLOGIA
Gelson Martins da Rocha 1
1. Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - Inmetro
INTRODUÇÃO:

Ao longo de sua administração o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem inaugurando escolas técnicas, que fazem parte do programa do governo federal de expansão do ensino profissional em todo o País. Também é importante ressaltar que a mídia tem retratado nos últimos tempos a importância dos cursos técnicos, notadamente para atender às necessidades educacionais de um mercado promissor e competitivo e que está em busca de profissionais conectados com as mudanças sociais, econômicas, tecnológicas e científicas advindas da globalização. Por outro lado, os novos padrões de qualidade vêm induzindo uma crescente exigência por conhecimento em metrologia, definida como a ciência da medição. Uma maior oferta de cursos de metrologia em nível técnico, bem como uma melhor adequação do ensino da metrologia às reais exigências do setor produtivo são estratégias relevantes para a melhoria da produtividade das empresas nacionais.  

METODOLOGIA:

A necessidade de formação de técnicos é visível na área de metrologia, que devido à crescente demanda e a falta de renovação está enfrentando um déficit de profissionais na área. Na busca de soluções para este problema, a Coordenação de Ensino Técnico e o Centro Integrado de Capacitação em Metrologia e Avaliação da Conformidade, do Inmetro, desenvolveram um projeto pedagógico com o objetivo de disseminar o ensino técnico de metrologia para outros estados brasileiros. A proposta curricular do curso foi estruturada de forma a capacitar os discentes a lidar com problemas em diversas áreas de conhecimento e, em nível das empresas, na competitividade, que está assentada em dois pilares básicos: a produtividade e a qualidade, ambas diretamente ligadas à metrologia. Por conseguinte, o projeto pedagógico do curso assegura uma intensa ligação entre o conteúdo programático, as necessidades das empresas de produtos e serviços e demais áreas de conhecimento onde o profissional poderá atuar.

RESULTADOS:

Diversos estados e municípios já se interessaram pelo projeto e entendimentos estão sendo feitos para implantação deste novo modelo de ensino profissionalizante em diferentes regiões do Brasil. Além de atender as necessidades do setor produtivo, a ideia é que estes cursos também possam caracterizar-se como um novo paradigma de educação voltado para promover a redução das disparidades sociais e melhorar as condições de vida da população em geral, pois é amplamente reconhecido que a educação de qualidade é o principal mecanismo de redução permanente da desigualdade social.

CONCLUSÃO:

Quem procura uma formação profissional busca, na verdade, uma oportunidade melhor de trabalho. E a empresa que contrata estes técnicos está interessada em mão-de-obra especializada e bem treinada. Portanto, os cursos técnicos em metrologia e qualidade, que propomos disseminar em todas as regiões do País, devem ter como desígnio promover uma educação de excelência, com habilitação profissional em metrologia, desenvolvendo um modelo de formação de recursos humanos capaz de atuar em todos os setores diretamente relacionados com a ciência da medição. No final do curso, além de atuar diretamente na área de metrologia, o técnico deverá ter desenvolvido capacidade crítica, habilidades, conhecimentos e competências técnico-científicas que permitam preencher as lacunas e necessidades das empresas, principalmente relativas aos setores de produtividade e qualidade, que estão intrinsecamente ligados à metrologia.

Palavras-chave: metrologia, qualidade, ensino técnico.