62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 6. Geoquímica
GEOQUÍMICA SEDIMENTAR DA PLATAFORMA CONTINENTAL NORDESTE SEMI-ÁRIDA DO BRASIL.
J. E. Aguiar 1
R. V. Marins 1
1. Instituto de Ciências do Mar-Labomar/UFC. Avenida da abolição 3207, CEP: 60 165
INTRODUÇÃO:
Os sedimentos tem se tornado um compartimento bastante utilizado como indicador da qualidade ambiental, seja na avaliação de poluição dos ecossistemas aquáticos e/ou na obtenção do conhecimento geoquímico de determinada região. As características sedimentologicas da costa semi-árida vêm sendo descrita na literatura por diversos autores como um mosaico de fáceis sedimentares em que predominam as fáceis terrígenas, organogênicas e reliquiares, e um regime de sedimentação autóctone (ARZ et al., 1999; VITAL et al., 2005). A geoquímica de metais traços em sedimentos marinhos vêm sendo reportado na literatura (HELGE et al., 1998; LACERDA & MARINS, 2006; AGUIAR et al., 2007). Esses resultados são de extrema importância para o conhecimento da geoquímica de metais na costa Nordeste, entretanto insuficientes para identificar fontes ou monitorar áreas afetadas por diversos contaminantes que chegam à zona costeira a partir dos diferentes agentes de transportes ou mesmo liberados in situ pela navegação, exploração de petróleo entre outras. Dessa forma um estudo da geoquímica dos metais Ti, Al, Fe, Cu, Pb e Zn, em perfis sedimentares foi realizado visando à compreensão dos processos que controlam a distribuição geoquímica de metais para a plataforma continental Nordeste Semi-Árida.
METODOLOGIA:
A amostragem foi realizada na plataforma continental leste do Ceará a 15 km linha de costa entre as latitudes 4° 20'0" S e 4° 0'0'' S e longitudes 37° 40'0'' W e 37° 20'0" W. Os sedimentos foram coletados com amostrador box - corer a profundidade de 10m abordo do navio oceanográfico Eco Warrior. Foram amostrados três perfis sedimentares de cinco centímetros de comprimento cada. Em laboratório os perfis sedimentares foram retirados e seccionados em fatias de um centímetro cada, em seguida foram colocados em estufa a 60 ºC para retirada da umidade. Após a desumificação as amostras foram preservadas em frascos fechados em ambiente seco, climatizado a 20°C até serem analisadas. As concentrações dos metais Ti, Al, Fe, Cu, Pb e Zn, foram obtidas através do método de digestão parcial. Foi utilizado 2g de sedimento, digeridas em erlenmeyer de 125 ml, contendo 20 mL de aqua-régia (50%), em banho-maria, com temperaturas entre 70 - 80 ºC, por 2 horas (AGUIAR et al., 2007). A quantificação dos metais foi determinada a partir das leituras dos extratos, por espectrofotometria de absorção atômica de chama modelo AA-6200 da Schimadzu. As associações geoquímicas dos metais foram avaliadas através de análises estatísticas, cluster analysis, (LANDIM, 2000).
RESULTADOS:
As concentrações dos metais nos sedimentos da plataforma continental cearense variaram de 37,5 a 229,6 µg.g-1 para Ti, de 2,1 a 2,6 mg.g-1 para Fe, de 1,8 a 2,3 µg.g-1 para Zn, de 10,5 a 20 µg.g-1 para Pb, de 1,0 a 1,24 µg.g-1 para Cu e 0,9 a 1,9 mg.g-1 para Al. Esses resultados estão na mesma ordem de grandeza obtidos por (LACERDA et al., 2005), na bacia potiguar e (AGUIAR et al., 2007) para plataforma oeste do Ceará. Os teores dos metais obtidos nos perfis sedimentares foram avaliados pela análise de agrupamento e os resultados serão apresentados posteriormente em pôster. No perfil 01 foi verificado forte associação geoquímica entre os metais Fe, Zn, Cu e Pb, Ti e Al separadamente. Comportamento similar foi observado para os perfis 02 e 03, no entanto titânio e alumínio demonstraram-se como os principais traçadores geoquímicos para esse grupo de metais. Esse comportamento difere levemente dos resultados já encontrados na plataforma continental oeste do Ceará (AGUIAR, 2007), onde o Al foi o principal carreador geoquímico para os metais Fe e Zn em sedimentos marinhos exceto para Cu e Pb, vale ressaltar que o referido estudo foi realizado em sedimentos superficiais onde os processos deposicionais sedimentares certamente são diferenciados.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos a partir da análise estatística multivariada em perfis de testemunho sedimentar apresentaram um comportamento diferenciado para os metais estudados em relação aos dados já existentes. O titânio juntamente com o alumínio pelo seu caráter conservativo ampliou o número de elementos normalizadores permitindo a compreensão e o destino do aporte continental de metais para os sedimentos costeiros. Esse estudo apesar de ser localizado e pouco representativo em relação à extensa área da plataforma continental nordeste Semi-Árida, mostra ser necessário a ampliação desses estudos para o conhecimento da geoquímica sedimentar dessa região. Por outro lado esta diferenciação poderia demonstrar dessa forma uma distinção geoquímica natural do mosaico de fáceis sedimentares reportadas na literatura para plataforma continental nordeste brasileira.
Instituição de Fomento: Ao Instituto Nacional de Ciência e tecnologia de Transferências de Materiais Continente- Oceano INCT-TMCOcean pelos recursos de fomento.
Palavras-chave: metais- traço, sedimentos marinhos, geoquímica.