62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 3. Geografia Física
CARACTERIZAÇÃO FITOGEOGRÁFICA DA PLANÍCIE DELTAÍCA DO RIO PARNAÍBA, PIAUÍ/MARANHÃO - BRASIL
Christiane Carvalho Neres 1
Jorge Luis Paes de Oliveira Costa 1
Agostinho Paula Brito Cavalcanti 1
1. Departamento de Geografia, Universidade Federal do Piauí - UFPI
INTRODUÇÃO:

A planície deltaica do rio Parnaíba se estende pelos estados do Piauí e Maranhão, formando o maior delta a céu aberto das Américas. Esse trabalho objetiva contribuir para o estudo da fitogeografia do delta do rio Parnaíba. Sua vegetação combinada com outros elementos naturais (clima, solo, embasamento rochoso, rede de drenagem e relevo), determina o arranjo espacial deste ambiente. O trabalho em questão desenvolveu-se a partir de duas fases: a primeira referiu-se ao levantamento e revisão da literatura relacionada ao tema e a segunda através de inspeções em campo, e posteriormente com análises dos aspectos fitogeográficos da área em epígrafe. Os resultados mostraram que a vegetação litorânea da área em questão corresponde a uma extensa faixa de espécies com diferentes estratificações e significante grau de heterogeneidade morfológica e fisiológica. Conclui-se que com a continuidade das pesquisas através do levantamento detalhado da flora, da área de ocorrência das espécies e sua distribuição fitogeográfica servirão para o monitoramento e manejo adequados. Os estudos voltados para a proteção dos recursos naturais do ambiente em questão irão contribuir para a conservação da biodiversidade local e o controle dos impactos ambientais.

METODOLOGIA:

Segundo Cavalcanti (2006), a observação dos fatos "in loco" é um processo comumente usado pelos pesquisadores como método de coleta de dados e informações. Este trabalho baseou-se em procedimentos metodológicos como a observação, acompanhamento de pessoas com conhecimento da área e complementação de dados através de consultas a bibliografia referente ao tema e a área estudada. Para a realização do levantamento florístico foram coletadas amostras em áreas representativas de vegetação com distintos graus de proteção ambiental através de trabalho de campo, com complementação do estudo taxonômico das espécies, processada através de consulta a bibliografia específica. Na análise dos componentes fitofisionômicos, a coleta e observação sistemática foram à base dos levantamentos realizados, de acordo com a estratificação vegetal. As espécies coletadas foram identificadas por sua denominação popular com a colaboração dos habitantes da área, através de informações e entrevistas, complementadas por sua sinonímia científica.

RESULTADOS:

O estrato superior (arbóreo) está representado pela Vegetação Perenifólia de Mangue, que apresenta-se com uma cobertura vegetal significativa indicando a presença de espécies halomórficas. A Vegetação Subcaducifolia Arbóreo-Arbustiva dos tabuleiros litorâneos está localizada após os cordões paralelos de dunas, onde as espécies apresentam porte médio, com um estrato herbáceo periódico. O estrato arbustivo encontra-se representado nas áreas de Vegetação Subperenifolia de dunas, que apresentam uma permeabilização acentuada, e nas áreas de vegetação Subperenifólia Ribeirinha, que em função das boas condições hídricas e da fertilidade do solo, ocorre de forma bastante significativa. Esta vegetação não é mais representativa devido à ação predatória do homem, que vem retirando as espécies através da especulação imobiliária. No estrato gramíneo - herbáceo, observou-se a presença de espécies da Vegetação Pioneira e dos Gramados halofíticos, constituindo uma comunidade vegetal pouco desenvolvida com espécies altamente tolerantes a fatores como ventos, radiação solar e salinidade. A vegetação pioneira, cujo componente herbáceo é predominantemente constituído por espécies psamófilas e heliófilas, apresenta distintos aspectos durante o ano, de acordo com a disponibilidade de água no solo.

CONCLUSÃO:

Ficou evidenciada a abundância e diversidade das espécies vegetais constituintes da área de estudo, apesar das constantes variações de salinidade dos cursos de água. Em função da carência de estudos específicos sobre a fitogeografia da planície deltaica do rio Parnaíba, sentiu-se a necessidade de deter-se exclusivamente no levantamento daqueles grupos de vegetais ditos mais importantes e característicos deste ambiente. Há que ressaltar, ainda, que as espécies vegetais registradas, foram estudadas do ponto de vista florístico. Com a continuidade de pesquisas e levantamentos sistemáticos da flora, é que se poderá chegar a um conhecimento mais profundo sobre a ocorrência e distribuição geográfica ao longo do litoral dos estados do Piauí e Maranhão.

Palavras-chave: Fitogeografia, Litoral, Rio Parnaíba.