62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
LABORATÓRIO DE HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Mariana de Brito Maia 1
José Anderson Costa Gomes 2
1. Depto. de Matemática, Universidade Estadual do Ceará - UECE/FAFIDAM
2. Depto. de História, Universidade Estadual do Ceará - UECE/FAFIDAM
INTRODUÇÃO:
A História da Matemática revela-se uma ferramenta metodológica poderosa no ensino desta disciplina, por este motivo a inserção de tópicos de história da matemática no currículo das escolas de nível fundamental e médio tem sido uma prática frequente, esta ainda conta com a recomendação por parte dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), segundo os quais, "A História da Matemática, mediante um processo de transposição didática e juntamente com outros recursos didáticos e metodológicos, pode oferecer uma importante contribuição ao processo de ensino e aprendizagem em Matemática." (PCNs, BRASIL, 1997, p.34). Dentro deste contexto, denota-se a importância do desenvolvimento de atividades que levem o aluno a discutir, conhecer e entender os bastidores da história da matemática, e mais ainda nota-se a necessidade de informar e habilitar professores para fazerem uso deste instrumento didático. Assim nosso intuito com este projeto é divulgar e incentivar o debate histórico, bem como desenvolver nos alunos a capacidade de análise crítica dos fatos que lhe são apresentados.
METODOLOGIA:
Planejamos um calendário de atividades, sobre o tema: "O Nascimento do Cálculo Diferencial e Integral", que contará com palestras de professores da área, aulas para orientação ministradas pela profa. Coordenadora do projeto, e aulas de orientação com colaboradores da área de história. Estas atividades culminaram com a apresentação de oficinas elaboradas pelos alunos. Após a proposição do tema para os alunos, a professora orientadora irá dividir os tópicos entre equipes e indicar fontes para uma pesquisa preliminar, os alunos terão apoio de um orientador da área de história, e poderão tirar dúvidas e trocar idéias nas reuniões mensais com os orientadores onde apresentarão sua pesquisa e idéias para as oficinas. Simultaneamente, os alunos terão a oportunidade de aprimorar seu entendimento do assunto, mediante palestras que serão trazidas para a cidade, essas palestras serão ministradas por pessoas da área de história da matemática, e devem ser abertas, não só aos alunos do projeto, mas a alunos pré- selecionados das outras escolas beneficiadas e também a professores da rede pública e privada. O fechamento do projeto se dará com a apresentação das oficinas de cada equipe.
RESULTADOS:
Como resultados, obtemos o maior interesse por parte dos alunos, devido à contextualização do ensino, a formação da suas consciências críticas, além de sua capacidade de trabalhar em equipe e de realizar e formalizar pesquisas. Como resultados para a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, destacamos a integração entre cursos, a promoção da interdisciplinaridade e divulgação das atividades da faculdade na comunidade. Para nós alunos coordenadores do projeto, este resultou em uma oportunidade de desenvolver os pilares básicos que sustentam a construção do conhecimento na universidade sendo eles, ensino, pesquisa e extensão.
CONCLUSÃO:
Nosso projeto não almeja uma conclusão definitiva, visto que como uma prática didática inovadora, tem sido aprimorada com a sua execução. Este projeto que este ano se configura como um projeto de extensão da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos, foi anexado ao calendário escolar da instituição beneficiada. E tem atingido todos os objetivos aos quais se propunha inicialmente.
Palavras-chave: Educação Matemática, História da Matemática , Cálculo Diferencial e Integral.