62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
ANÁLISE DA DISTÂNCIA PERCORRIDA DURANTE O JOGO POR ATLETAS DA CATEGORIA JUVENIL DO SEXO MASCULINO DE UMA EQUIPE POTIGUAR DE FUTEBOL SETE SOCIETY.
Simplício Marcolino de Oliveira Silva 1
João Roberto Liparotti 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
As diferentes formas de deslocamento e movimentações realizadas pelos jogadores dentro de quadra são influenciadas pelo momento tático, técnico, etapa do campeonato, tempo de partida em que se encontra a equipe, mas também podem ser visualizadas de acordo com a posição de jogo que cada atleta exerce, desta forma por mais que exista um rodízio constante das posições são preservadas as características de cada posição, como discutido nos estudos de (SOARES & TOURINO, 2006). O objetivo desse estudo foi analisar a distância percorrida pelos atletas de uma equipe escolar de Futebol Sete Society durante partidas oficiais, de acordo com a posição do jogo exercida. Este estudo tem importância para a literatura científica, pois existem poucas publicações nesta área e também o prévio conhecimento do desempenho do atleta em relação ao seu deslocamento no campo de jogo favorece aos profissionais envolvidos a construção elaborada de programas de treinamento específicos para os atletas em busca da melhor performance, podendo assim, aumentar a vida útil dos mesmos.
METODOLOGIA:
O estudo foi composto de três etapas: teste das passadas, filmagem das partidas e analise de videotape, os dados foram coletados em um campo de Futebol Sete Society. A amostra contou com nove atletas do sexo masculino com idades entre dezesseis e dezoito anos inscritos nas súmulas oficias dos jogos durante os Jogos Escolares do Rio Grande do Norte. Para coleta dos dados utilizou-se uma câmera de vídeo da marca Sony modelo Cyber-Short, dois cones vermelhos de quinze centímetros de altura e para analise do vídeo utilizou-se o programa de computador Windows Media Player com a execução do vídeo em câmera lenta a cinqüenta por cento da velocidade normal de execução.
RESULTADOS:
Foram determinados os valores estimados das passadas dos atletas por posição, para cada tipo de deslocamento pré-classificado. Houve a contagem do número de passos e multiplicação simples pelo tamanho estimado de cada passada obtido no teste das passadas, resultando no valor médio de 726,21 + 323,33 para os atletas de defesa e 823,20 + 349,86 para os de ataque. A análise geral demonstrou uma alta variância entre os estudados, quando desmembrado para os diferentes tipos de deslocamentos andando (DA), trotando (DT), em velocidade (DV), deslocando de costas (DC) e deslocando lateralmente (DL) os resultados foram os seguintes: para os atletas de defesa e ataque respectivamente (DA 324,64 + 152,337; 283,13 + 127,613); (DC 101,25 + 47,477; 202,35 + 154,852); (DT 156,73 + 90,406; 197,36 + 103,624); (DV 112,08 + 52,043; 120,31 + 47,215); (DL 31,51 + 20,157; 20,05 + 5,211), as médias e desvio padrão nos diferentes deslocamentos permitiu identificar que os atletas de defesa utilizam mais o deslocamento andando que os atletas de ataque e que os outros tipos de deslocamentos e os atletas de ataque utilizam o deslocamento de costas com maior freqüência em relação aos de defesa e que o DA é o deslocamento mais utilizado no jogo.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto chegou-se a conclusão que a distância percorrida pelos atletas de uma equipe escolar de Futebol Sete Society durante partidas oficiais, de acordo com a posição do jogo exercida obteve valores médios maiores para os atletas de ataque em relação aos de defesa, ou seja, estes últimos percorreram uma menor distância em campo em relação ao primeiro. Os diferentes tipos de deslocamento são classificados em deslocamento andando, de costa, trotando em velocidade e lateral de acordo com a orientação e intensidade dos mesmos. O comprimento estimado das passadas dos atletas varia de acordo com o tipo de deslocamento. A distância média percorrida de acordo com a posição do jogo exercida e dos diferentes tipos deslocamentos obtiveram valores significantes para o deslocamento DA e valores muito baixos para DL, em relação aos outros tipos de deslocamentos, realizados pelos atletas de defesa e ataque; este ultimo apresentou um equilíbrio nos valores médios obtidos entre DC e DT e a defesa entre DV, DT e DC. Os tipos de deslocamentos mais usados nas diferentes posições de jogo exercidas foram DA e DC para os atletas de ataque e DA e DT para os de defesa. O deslocamento mais utilizado pelos atletas durante o jogo foi o DA.
Palavras-chave: Futebol Sete Society, Distância percorrida, Tipos de deslocamentos.