62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O ENSINO DE ESTATISTICA NO 4º CICLO FUNDAMENTAL UTILIZANDO MODELAGEM
Erick Macedo Carvalho 1
Rômulo Marinho do Rego 1
1. Depto.de Matemática Estatística e Computação, Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
A Matemática é uma das mais importantes ferramentas culturais da sociedade contemporânea e o domínio de seus conhecimentos é requisitado para que cada indivíduo possa exercer a cidadania. Para os PCN's (BRASIL, 1998), os conteúdos matemáticos do bloco "Tratamento da Informação", fornecem instrumentos necessários para obter, organizar e interpretar as informações, fazer cálculos, utilizando tabelas e gráficos, bem como aborda as noções básicas de Estatística. Procuramos implementar nas salas de aula valorizar o espírito de investigação, a formulação de conjecturas e a argumentação, aspectos propostos pelos PCNs utilizando como ambiente de aprendizagem a Modelagem Matemática. Segundo Barbosa (2003): "Modelagem é um ambiente de aprendizagem nos quais os alunos são convidados a indagar e/ou investigar, por meio da matemática, situações oriundas de outras áreas do conhecimento". Neste projeto elaboramos, aplicamos e avaliamos uma abordagem de ensino sobre Noções Básicas de Estatística, verificando o seu impacto e analisando mudanças ocorridas na percepção dos alunos sobre a utilidade da Matemática na compreensão da realidade.
METODOLOGIA:
Inicialmente levantamos dados sobre a oferta de trabalhos e salários de profissões com base em artigos publicados na imprensa, na Internet e em institutos oficiais. Em seguida, desenvolvemos e aplicamos uma abordagem didática sobre as Noções Básicas de Estatística, utilizando a metodologia da Modelagem Matemática, em 03(três) turmas do 9º Ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental de Aplicação, Campina Grande, cada uma tendo em média 25 (vinte e cinco) alunos, durante 07 (sete) aulas de 90 minutos. No primeiro dia levantamos as pretensões profissionais e o domínio de conhecimentos dos alunos por meio de um pré-teste, ocasião em que os alunos divididos em equipes escolheram temas para pesquisar; efetuamos uma revisão de regra de três simples, porcentagem e construção de ângulos; resolução e discussão de situações-problemas relacionadas às carreiras pretendidas pelos alunos baseadas em pesquisas divulgadas na mídia e em dados de institutos oficiais; apresentação das pesquisas estatísticas realizadas por alunos; avaliação do domínio cognitivo dos conteúdos estatísticos; e finalmente aplicado um pós-teste e realizadas entrevistas para verificar se houve mudanças no domínio cognitivo e ocorridas.
RESULTADOS:
A abordagem dos conteúdos estatísticos utilizando a modelagem matemática, despertou nos alunos o interesse em saber como são elaborados e para que servem os gráficos e tabelas. A aluna A1 afirmou: "aprendi a fazer pesquisa e quando vê na televisão, alguma pesquisa, eu vou saber como ela é feita". Sobre a aplicabilidade da modelagem como motivação no ensino e no que se refere à proximidade da matemática com a realidade, ouvimos do aluno A2: "Agora consigo ter um melhor desempenho, hoje vejo que Matemática não é tão difícil quanto aparenta ser". As tabelas e os gráficos que abordamos durante as aulas ajudaram numa melhor compreensão dos fatos que ocorrem no cotidiano. Estes, para o aluno A3: "Valorizaram o aprendizado. E me fez refletir de quantas vezes passava um gráfico no jornal e eu mudava o canal por não entender nada do que eles falavam". Mas os alunos tiveram dificuldades na escolha do tema das pesquisas e na análise e organização dos dados colhidos nas pesquisas.
CONCLUSÃO:
A proposta didática elaborada mostrou-se aplicável e adequada aos objetivos e ao contexto onde foi aplicada. A escolha do tema, a coleta de informações e os dados realizados pelas equipes, fez com que cada um, indiretamente, se sentisse responsável pela resolução dos problemas surgidos no desenrolar da pesquisa, no levantamento dos dados e na apresentação dos seus resultados. Diante das dificuldades, vários alunos gostaram e ficaram motivados por realizar um trabalho de campo, pois se sentiram atuantes na identificação e quantificação das variáveis estatísticas, bem como dos conteúdos matemáticos envolvidos. Observamos a potencialidade de como a realização de uma pesquisa Estatística pode despertar o lado crítico dos alunos, deixando-os mais autônomos após a elaboração dos modelos gráficos dos dados obtidos, reforçando assim a importância do bloco Tratamento da Informação sugerido no PCN's. A modelagem matemática ao trabalhar os conceitos matemáticos a partir da realidade do meio em que vivem nossos alunos, torna os conhecimentos matemáticos interessantes e fascinantes aos seus olhos, associando-os as suas vivencias.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Estatística, Ensino Fundamental, Modelagem Matemática.