62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 9. Engenharia Mecânica
CARACTERIZAÇÃO GEOMÉTRICA DO CORDÃO DE SOLDA NO PROCESSO MIG COM ADIÇÃO DO ARAME NÃO ENERGIZADO EM DIFERENTES ÂNGULOS DE ATAQUE.  
Diogo José Rocha de Catro 1
Everton Augusto Maciel Mendonça 1
Emanuel Bruno Ferreira dos Santos 1
Pedro Cardoso da Silva Neto 1
Eduardo de Magalhães Braga 1
1. Instituto de tecnologia, Engenharia Mecânica, Universidade Federal do Pará/UFPA.
INTRODUÇÃO:

Os processos de soldagem conhecidos hoje são relativamente novos, com cerca de 100 anos. A soldagem com proteção gasosa teve início na década de 20, tornando-se economicamente viável após 1948. Com essa viabilidade econômica o interesse pela soldagem com proteção gasosa reacendeu, alavancando processos como MIG/MAG e Arame tubular. 

Seguindo a tendência de crescimento dos processos de soldagem, houve o desenvolvimento do processo MIG com adição do arame frio (MIG-DWOA), sendo uma vertente do processo duplo arame, tendo como diferença apenas a utilização de uma fonte de soldagem, assim inserindo um dos arames frio ou não energizado na atmosfera do arco voltaico, com a utilização em uma soldagem de revestimento.

O estudo deste trabalho mostra sua pertinência baseado na hipótese das possíveis vantagens sobre os processos convencionais atuantes no mercado, como a possibilidade de obtenção de cordões com maior largura e reforço, menor penetração, melhor controle da poça de fusão, ausência de deflexão magnética, ausência de fluxos magnéticos e aumento na velocidade de soldagem, dando um enfoque maior no ângulo de ataque. Todos esses fatores relacionados acabam gerando uma maior produtividade no mercado de trabalho e uma aceitação maior do processo.  

METODOLOGIA:

As soldagens foram de revestimento com a simples deposição de cordões solda sobre uma chapa de aço carbono na posição plana, em um processo totalmente automatizado.  A variação do ângulo de ataque foi de 0, 10 e 15 graus. Utilizou-se o arame AWS ER 308LSI tanto para o arame energizado quanto para o arame não energizado, o Ar+2%O2 como gás de proteção e outros parâmetros os quais foram mantidos constantes. Posteriormente, foram coletadas as imagens dos cordões de solda para que se possa analisar visualmente o cordão de solda. Logo após a este procedimento, as amostras foram cortadas e atacadas, para que se pudessem realizar as medições e determinar assim as características geométricas da junta soldada.

RESULTADOS:

Com base na análise superficial dos cordões de solda não foram detectadas qualquer tipo de descontinuidades superficial, notando-se pequenas diferenças quanto à espessura do cordão. Já na análise das características geométricas notou-se, através das medições realizadas, que dados como diluição, penetração, reforço, largura, relação reforço/largura, área de reforço, área de fundida, relação área do reforço/área fundida e altura do reforço variaram de forma satisfatória com o ângulo de ataque, pois tais resultados já eram esperados de acordo com a bibliografia pesquisada.

CONCLUSÃO:

A partir da analise da diluição, do reforço, da largura e da penetração, respeitando as condições de restrições, consegui-se obter uma condição considerada ótima de soldagem (A=12 mm, θ=0°, Vae = 8 m/min), onde o cordão de solda do experimento 1 apresentou um excelente aspecto visual e uma convexidade considerada boa segundo a norma 1707 da Petrobrás.

Instituição de Fomento: CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Palavras-chave: Soldagem, Revestimento, MIG-DWOA.