62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
DENSIDADES DE PLANTIO E DUAS FONTES DE ADUBAÇÃO POTÁSSICA SOBRE COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE SOJA-HORTALIÇA.
Raphael Henrique da Silva Siqueira 1
Oscar José Smiderle 2
Juliana Maria Espíndola Lima 3
Stéfanny Araújo Martins 1
Isabel Santos Diniz 1
Guilherme Locatelli 1
1. Universidade Federal de Roraima
2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
3. Faculdades Cathedral
INTRODUÇÃO:
A soja-hortaliça é uma das hortaliças com maior potencial de crescimento de mercado no Brasil, pois ela pode ser uma alternativa natural na reposição hormonal, bem como um alimento de grande importância na alimentação humana devido à presença de minerais e aminoácidos essenciais para o metabolismo. Existem diversos genótipos de soja comercial com potencial de uso como soja-hortaliça, porém, tais genótipos apresentam produtividades muito variadas, dependendo das condições de cultivo, como fertilidade do solo, clima, época de plantio e densidade. A faixa populacional recomendada oficialmente para o Brasil, desde os anos 80, é de 300.000 a 400.000 plantas de soja por hectare. O desenvolvimento das plantas de soja-hortaliça é afetado diretamente pela disponibilidade de potássio, e as formas de absorção deste nutriente para o crescimento, desenvolvimento e produção satisfatória desta leguminosa. O objetivo neste trabalho foi avaliar o efeito de quatro densidades de semeadura e duas fontes de potássio, sobre algumas características agronômicas de Soja-Hortaliça.
METODOLOGIA:
O experimento foi conduzido na sede da Embrapa Roraima, em um Latossolo amarelo, e a linhagem utilizada de Soja-Hortaliça foi a BR94522, o arranjo fatorial foi o de parcelas subdivididas com quatro densidades de plantio, e duas fontes de potássio no enchimento dos grãos. As sementes para plantio foram tratadas com fungicida e inoculadas com Glycimax 200. As densidades de plantas foram estabelecidas aos 18 dias após semeadura onde foram feitas contagens de plantas definitivas. No começo do florescimento, a contagem foi refeita e plantas com desenvolvimento "anormal" foram retiradas, estabelecendo estande com 7, 8, 10 e 12 plantas por metro (plantas/m). Também esteve em avaliação à aplicação de potássio (K) em cobertura. De K2O, foram aplicados 48 kg/ha no plantio, 20 kg/ha em cobertura no inicio do florescimento (cloreto de potássio-KCl) e o restante da complementação de potássio (30 kg/ha) foi realizada no enchimento de grãos, sendo que em metade da parcela foi aplicado K20(adubo foliar) e na outra metade foi aplicado KCl. As variáveis avaliadas foram: número de dias para a maturação (NDM); período reprodutivo (PR); altura média de inserção da primeira vagem (AMPV), altura média de plantas (AMP), diâmetro médio de plantas (DMP), e número médio de vagens em 500g (V/500g).
RESULTADOS:
A variação no número de plantas por metro e as fontes de potássio, não modificaram o período reprodutivo e o período de maturação, que ocorreram com 24 e 73 dias, respectivamente. As fontes e as densidades apresentaram interação para a altura média das plantas, diâmetro médio das plantas e altura média de inserção da primeira vagem. As plantas apresentaram maior altura média na fonte de KCl, porém só houve diferença significativa na densidade de 8 plantas/m que apresentou 53,86cm de altura. A menor altura média foi observada na densidade de 8 plantas/m, dentro da fonte K20. A soja-hortaliça, fonte K20 resultou em maior diâmetro médio de plantas em relação à fonte KCl nas densidades de 7 e 8 plantas/m, apresentando diâmetros médios de 8,52 e 6,27mm, respectivamente. A fonte KCl apresentou maior altura média de inserção da primeira vagem, o que ocorreu na densidade de 10 plantas/m (15,75cm), e o menor valor de AMPV foi de 10,55cm obtido na densidade de 8 plantas/m dentro da fonte de K20. Para o número médio de vagens em 500g de amostra ocorreu efeito significativo apenas para as densidades de plantio, onde 8, 10 e 12 plantas/m foram superiores a densidade de 7 plantas/m.
CONCLUSÃO:
Após a análise dos dados agronômicos coletados e verificadas as comparações de valores médios verificou-se que o melhor desenvolvimento dos componentes de produção obtidos para a Linhagem-BR94522 de Soja-Hortaliça ocorreram com a aplicação da fonte de KCl e com relação às densidades de plantio a melhor foi 8 plantas/m.
Instituição de Fomento: Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária
Palavras-chave: Soja-Hortaliça, Densidades, Fontes de Potássio.