62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 6. Educação Especial
Atendimento pedagógico/educacional para crianças e jovens hospitalizados no Hospital Universitário de Brasília: A contribuição do trabalho pedagógico na recuperação de crianças e jovens hospitalizados.
Eveline Santos de Oliveira 1
Polyanna da Costa Vieira 1
1. Universidade de Brasília/ Faculdade de Educação
INTRODUÇÃO:

Partindo-se do pressuposto, que o curso de pedagogia baseia-se na ciência da educação, e perpassa a organização e condução do conhecimento  tendo por  finalidade a promoção da reflexão, da criticidade e da construção e ordenação de todo o ato educativo, acreditamos que a atuação do pedagogo rompeu barreiras significativas extrapolando o espaço formal  escolar e  expandindo-se para  ambientes amplos e diversificados, dentre eles: o  hospitalar.

O curso de Pedagogia apresenta como um dos seus principais compromissos preparar pedagogos qualificados para atender com qualidade toda a diversidade  de educandos  existentes na área educacional, extrapolando os limites físicos da escola alcançando inclusive crianças e jovens enfermos  proporcionando a estes, não apenas, a continuidade da aprendizagem escolar, mas a reintegração à escola após o período de hospitalização e ao meio social  de forma global em todas as suas respectivas  dimensões:  afetiva, física,  emocional, psicológica e cognitiva.

A criação de classes escolares em hospitais é resultado do reconhecimento de que crianças hospitalizadas têm necessidades educacionais e o direito à cidadania, onde se inclui a escolarização independentemente do tempo de internação.

Este trabalho tem como objetivo principal explicitar a importância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar quanto à utilização de estratégias pedagógicas contextualizadas as necessidades do grupo de crianças e jovens hospitalizados.

 

METODOLOGIA:

Este trabalho baseia-se numa pesquisa qualitativa de caráter exploratório, consolidada em duas etapas, no intuito de percorrer de forma indissociada  o ensino, a pesquisa e a extensão respaldando ao meio acadêmico não apenas a importância da atuação do pedagogo no ambiente hospitalar como sobre o desenvolvimento de estudos sistemáticos ampliando o repertório teórico sobre a temática. A primeira etapa consiste no aprimoramento teórico baseado em uma revisão bibliográfica sobre a pedagogia hospitalar. A segunda ocorreu por meio de uma observação participante, como dimensão particular da pesquisa qualitativa. no período de agosto de 2007 a julho de 2008. O público alvo foram crianças e jovens de 0 a 15 anos na ala da cirurgia pediátrica do Hospital Universitário de Brasília (UnB). Nessa etapa, objetivamos a inserção do pesquisador no âmbito da prática pedagógica hospitalar, viabilizando uma expansão da relação dialógica entre teoria e prática. 

Como instrumentos foram utilizados: o registro fotográfico, as anotações no diário de campo das observações e a realização de atendimentos pedagógicos  diários, de forma  a refletir a repercussão das estratégias  utilizadas com  às crianças e aos  jovens hospitalizados.

 Os atendimentos pautavam-se na execução de planos de aulas destinados a atender a uma classe multisseriada onde as estratégias utilizadas perpassaram o contexto do grupo, sendo pensado não apenas no âmbito das perspectivas educacionais, mas na dimensão da formação pessoal e social.

 

RESULTADOS:

Após as observações realizadas, a inserção no campo, os atendimentos pedagógicos desenvolvidos notamos que a atuação do pedagogo  no ambiente hospitalar não apenas contemplava a reintegração da criança ao meio escolar no que tange  ao desenvolvimento das componentes curriculares como também o fortalecimento da autoestima, dos aspectos emocionais e afetivos .

Percebemos que as crianças não percebiam diferenças nos atendimentos pedagógicos desenvolvidos em relação a sala de aula, pois participavam com autonomia e desenvoltura revelando crescente satisfação e alegria que repercutiam de forma positiva no quadro clinico.

As atividades lúdicas tiveram papel preponderante no desenvolvimento de trocas interativas afetivas  uma vez que participavam dos jogos e brincadeiras propostos demonstrando envolvimento, motivação e interesse.

  Observamos ainda que havia abertura da equipe  de enfermagem e pediatras  para a realização de um trabalho multidisciplinar que contribuíram para a construção de atendimentos pedagógicos ainda mais respaldados e qualitativos favorecedores do quadro clinico dos pacientes respectivos.

CONCLUSÃO:

O presente estudo constatou que a  atuação do pedagogo hospitalar repercute de forma singular no desenvolvimento clinico das crianças  e jovens de 0 a 15 anos de idade revelando  avanços  na ampliação das dimensões cognitivas, emocionais, afetivas, motoras e psicológicas.

O trabalho desenvolvido revelou ainda que a pedagogia hospitalar não faz parte da linguagem de muitos profissionais que atuam  nesses ambientes uma vez que muitos já ouviram falar  sobre um espaço próprio para esse tipo de atendimento, mas não conhece os objetivos e estratégias utilizadas.

O  tema requer maior investimento em relação ao desenvolvimento de estudos e pesquisas   divulgação do campo da classe  hospitalar  sobre as contribuições  para   o tratamento dos educandos enfermos, especialmente no campo educativo e na formação pessoal e social. Assim, indicar aos pesquisadores da área  da educação,  caminhos para a revisão em periódicos sobre o campo da educação hospitalar, é uma das contribuições desse trabalho.

Esperamos que a  prática pedagógica  no ambiente hospitalar  vislumbre cada vez mais  um novo perfil do educador, com uma ampla visão desse ambiente, uma ação pedagógica integrada voltada  a aplicação de procedimentos  adequados, ao desenvolvimento de um trabalho multidisciplinar  levando em consideração  a superação de frustrações inerentes ao  quadro clinico, a vida escolar, familiar, hospitalar, do educando na sociedade.

Palavras-chave: Educação, Hospitalização, Atendimento Pedagógico.