62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
O PROFESSOR LUIZ ANTONIO DOS SANTOS LIMA E SUA PRÁTICA EDUCATIVA NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES DO CENÁRIO NORTE-RIO-GRANDENSE (1910-1940)
Karoline Louise Silva da Costa 1
Maria Arisnete Câmara de Morais 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
INTRODUÇÃO:

Este trabalho objetiva configurar a prática educacional do formando da primeira turma da Escola Normal de Natal, em 1910, que se sobressaíra no cenário norte-rio-grandense. Desta maneira, analisamos a atuação do professor Luiz Antonio dos Santos Lima, durante o período de 1910 a 1940. Em consonância a este objetivo, buscamos evidenciar as contribuições do seu legado ao magistério na história da construção do ensino no Estado. 

METODOLOGIA:

Realizamos pesquisas em documentos encontrados nos acervos do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte/ IHGRN, dentre estes destacam-se: a tese de doutorado em Medicina de Luiz Antonio intitulada Higiene Mental e Educação (1927), os jornais A República e o Diário do Natal. No Arquivo Público do Estado/ APE-RN localizamos fontes como Relatórios, Atas, Ofícios, e o Livro de Honra. No acervo particular de Paulo Viana Nunes, Mestre Maçom e amigo do professor Luiz Antonio, conseguimos um caderno com depoimentos de seus amigos da Loja Maçônica "Evolução Segunda" e "Filhos da fé" e familiares. Além disso, realizamos uma revisão bibliográfica na Biblioteca Central Zila Mamede/ UFRN.

RESULTADOS:

Com base nestes estudos, observamos que o referido professor exerceu o magistério no Grupo Escolar Augusto Severo, no Atheneu Norte-Rio-Grandense e na Escola Normal de Natal. Lecionou as disciplinas Física, Química e História Natural. Formou-se em Farmácia no Recife, em 1919 e, posteriormente, formou-se em Medicina no Rio de Janeiro, em 1926. Atuou também nas direções da Escola Normal de Natal e da Escola de Farmácia de Natal, esta ultima criada pela Lei nº 497, de 2 de dezembro de 1920. Dada sua relevância como educador, na cidade de Natal existe em sua homenagem três referências que retratam o reconhecimento dos contemporâneos a este intelectual. São estas: a Escola Estadual Professor Luiz Antonio, no bairro de Candelária, o Hospital Luiz Antonio, também conhecido como Hospital do Câncer, situado no bairro das Quintas, como também uma rua localizada no bairro do Alecrim. Exemplo de fidelidade vocacional, Luiz Antonio, se destacou pelo brilhantismo na arte do ensinar, pois preocupava-se também em cultivar os bons hábitos tais como: metodização da alimentação, do asseio, da disciplina, entre outros cuidados para a formação sadia dos alunos. Sendo assim, defendia como imprescindível os conhecimentos de Higiene Mental nos programas de ensino das Escolas Normais.

CONCLUSÃO:

Através desta investigação evidenciamos as contribuições como sujeito social e educativo deixadas por esse educador na constituição da sociedade letrada do Estado. E ainda, nos possibilitou uma maior compreensão acerca do papel dos professores e das Instituições de ensino na organização da educação escolar da época. Com este estudo pretendemos contribuir para a Historiografia da Educação Brasileira e, em especial, a norte-rio-grandense.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Prática Educativa, Instituições Escolares, Magistério.