62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 8. Educação Matemática
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL    
Sandra Alves de Oliveira 1, 2, 3
Elísia Cardoso Guimarães 4
Joseane Aparecida Pereira dos Santos 5
Sidelba de Oliveira Silva 4
1. Professora orientadora do Campus XII - UNEB.
2. Coordenadora do Ensino Fundamental - 5ª a 8ª do município de Candiba-BA.
3. Mestranda da Universidade Federal de São Carlos.
4. Estudante do curso de Pedagogia do Campus XII - UNEB
5. Estudante do curso de Administração do Campus XII - UNEB
INTRODUÇÃO:

Ensinar e aprender matemática através da resolução de problemas possibilita aos estudantes investigar e compreender melhor os conteúdos matemáticos trabalhados nas séries iniciais do ensino fundamental. Assim, é relevante reconhecer que a matemática deve ser trabalhada a partir da resolução de problemas. Nesse contexto, a utilização dessa metodologia nas aulas de matemática se constitui num caminho para ensinar esta ciência através da abordagem de novos conceitos e novos conteúdos. Para Van de Walle (2001), o valor de se ensinar com problemas é muito grande e, apesar de ser difícil, há boas razões para empreender esse esforço. Assim, os conceitos, as ideias e métodos matemáticos devem ser apresentados e discutidos mediante a exploração de problemas. Nesse contexto, resolver problemas é a premissa que sustenta o fazer e o pensar em Matemática que, justifica necessidade de aprendizagens de conceitos e procedimentos próprios dessa área de conhecimento. Nesta pesquisa apresentam-se atividades pedagógicas que associam o ensino e aprendizagem da Matemática através da resolução de diferentes tipos de problemas. Este trabalho tem o propósito de contribuir no desenvolvimento intelectual do educando no que diz respeito aos aspectos específicos do saber matemático, bem como investigar as dificuldades e desafios que os alunos encontram ao resolver problemas de Matemática.

METODOLOGIA:

O Projeto "Resolução de Problemas no Ensino e Aprendizagem da Matemática nas Séries Iniciais do ensino Fundamental", trabalhado com um grupo de educandos de duas escolas municipais (José de Alencar e Rui Barbosa) das séries iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Candiba-BA, constituiu-se de aulas dialógicas, realização de oficinas, organização de questionários, observações, com o intuito de levantar dados sobre o ensino e aprendizagem de Matemática a partir da resolução de problemas. Com esta proposta pretende-se investigar as dificuldades e desafios que os alunos encontram ao resolver os diferentes tipos de problemas. A pesquisa foi desenvolvida com estudantes da 3ª e 4ª séries que apresentavam dificuldades no processo ensino-aprendizagem da Matemática a partir da resolução de problemas, principalmente em relação à oportunidade de analisar o entrelaçamento entre a Matemática, a produção de textos e a utilização das diferentes linguagens. Procedeu-se, também, a análise das entrevistas com as observações dos procedimentos utilizados pelos educandos ao resolver problemas, na tentativa de contribuir com o desafio de encontrar caminhos que permitam o contato com situações em que se pode cultivar o exercício da descoberta durante a resolução de problemas.

RESULTADOS:

Nossa pesquisa conseguiu melhoria significativa no ensino e aprendizagem da Matemática através da resolução de problemas. Sendo este fato comprovado pelo avanço progressivo dos educandos que participaram do projeto e que conseguiram avançar em relação à superação das dificuldades apresentadas anterior a pesquisa, como também a partir de relatos de suas professoras e dos próprios alunos. Vale destacar também que, os alunos buscaram utilizar mais as habilidades básicas para aprendizagem da Matemática: leitura, escrita e resolução de problemas; análise dos diferentes tipos de problemas matemáticos e suas implicações matemáticas; resolução dos diferentes tipos de problemas de Matemática observando as quatro etapas estabelecidas por Polya e utilizando as diversas estratégias de resolução; construção de jogos pedagógicos e dinâmicas diversificadas. A partir das observações durante a execução das aulas percebemos que essas atividades têm contribuído para motivar os educandos a participarem com mais entusiasmo e de forma efetiva nas atividades que lhes são propostas em sala de aula, bem como aproximar a matemática do cotidiano a matemática escolar.

CONCLUSÃO:

Para Allevato e Onuchic (2004), a metodologia de "Ensino-aprendizagem de Matemática através da Resolução de Problemas" se constitui num caminho para se ensinar Matemática através da Resolução de Problemas e não apenas para se ensinar a resolver problemas. A resolução de problemas de Matemática se constitui um dos aspectos de maior relevância no processo de ensino-aprendizagem desta disciplina e na formação do aluno como um todo. A maioria dos educandos enfrenta dificuldades de aprendizagem em Matemática, particularmente na resolução de problemas, não significando, porém, que os motivos que desencadeiam essas dificuldades se concentrem exclusivamente neles. Muitos equívocos e desencontros se encontram nas concepções teóricas e práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, às quais contribuem bastante para ampliação dessa situação. Esta constatação nos leva a concluir que é necessária a implementação de ações mais aprofundadas, tendo em vista a mudança dessa situação tão indesejável, a qual se traduz nos resultados que temos no processo de ensino-aprendizagem da Matemática atualmente. Assim, é de fundamental importância discutir e abordar novas metodologias para que o ensino da matemática se torne cada vez melhor. Acreditamos que o ensino de matemática através da resolução de problemas possa contribuir para uma aprendizagem mais efetiva e significativa.

Instituição de Fomento: Universidade do Estado da Bahia
Palavras-chave: Resolução de problemas, Ensino e aprendizagem, Matemática.