62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
FORMAÇÃO DE REDES E NOVAS FUNCIONALIDADES: A CONSTITUIÇÃO DA BR-135 NA REGIÃO OESTE DA BAHIA
Leandro Caitano de Magalhães 1
Reuvia de Oliveira Ribeiro 1
1. Instituto de Estudos Sócio-Ambientais / IESA, Universidade Federal de Goiás/ UFG
INTRODUÇÃO:
Essa pesquisa resulta-se de um trabalho proposto pela disciplina "As Redes Urbanas e o Desenvolvimento Regional", ocorrida no segundo semestre de 2009, fazendo parte do quadro de disciplinas ofertadas pelo Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Estudos Sócio-Ambientais da Universidade Federal de Goiás. A partir das leituras e discussões, durante o curso, motivamo-nos a desenvolver um artigo científico que abordasse a temática das formações de redes e novas funcionalidades. Com isso, suscitamos pesquisar a respeito da constituição da BR-135 na região Oeste da Bahia, mais precisamente no trecho que percorre o município de Correntina. A relevância desse recorte abarca um entendimento maior sobre a malha viária brasileira que, neste caso, compõe um elo fundamental entre as regiões nordeste e sudeste do Brasil, sendo uma repercussão de novas funcionalidades voltadas para o escoamento da produção do agronegócio. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho é compreender as transformações ocorridas no município citado, a partir da chegada da BR-135, utilizando os conceitos geográficos de lugar e redes.
METODOLOGIA:
Através da metodologia de observação participante, buscamos entender quais as transformações estão em curso no município de Correntina-BA a partir da leitura de comunidades rurais impactadas pela construção da BR-135, além do próprio perímetro urbano da cidade. Dessa maneira, foram realizadas entrevistas com moradores locais, como também filmagens e registros fotográficos de pontos específicos da BR-135. Como parte da metodologia em questão, houve levantamentos bibliográficos como etapa para fundamentação teórica do tema.
RESULTADOS:
A BR-135 percorre um eixo Norte-Sul, ligando São Luís-MA à Belo Horizonte-MG. Trata-se de uma integração incompleta em termos de estrutura asfáltica, sendo que apenas o trecho da região Oeste da Bahia carecia dessa finalização. Mais precisamente entre o município de São Desidério-BA e a fronteira com o estado de Minas Gerais, passando por Correntina-BA, as obras estão em andamento com previsão de conclusão para o ano de 2011. Como repercussão das obras da BR-135, iniciou-se alterações nos ambientes das comunidades tradicionais por ela diretamente afetadas. Um caso emblemático é do povoado de Ponte Velha, onde houve aumento significativo de violência e furtos. Posteriormente, a cidade inicia o processo de discussões sobre a passagem da BR-135 dentro do perímetro urbano. As forças locais dividiram-se contra e a favor da atual rota proposta pelo projeto, onde prevê a construção de uma ponte dentro do perímetro urbano. A intervenção de atores hegemônicos, mesmo indo contra o interesse da população local, prevalece quanto à permanência da rota proposta inicialmente pelo projeto. Outras problemáticas quanto à preservação do patrimônio arqueológico e cultural, de caráter material e imaterial, também estão presentes.
CONCLUSÃO:
A partir do entendimento do conflito de interesses, que variam entre os diretamente afetados pelo curso das obras da BR-135 e os que se apropriaram, economicamente, das novas formas de renda surgidas com essa construção, o município de Correntina-BA passa pelo processo de reconfiguração do lugar. Entendemos que este município constitui-se como um novo nó dentro da rede de escoamento de grãos e da consolidação do agronegócio exportador na região apelidada de MA-PI-TO-BA (Sul do Maranhão, Sul do Piauí, Leste do Tocantins e Oeste da Bahia). Todavia, consideramos as rugosidades locais que diferenciam esse impacto originado da BR-135, onde os atores locais reivindicam e manifestam novas territorialidades, dentro de suas possibilidades, de ação perante o poder hegemônico, estatal e privado.
Palavras-chave: Região Oeste da Bahia, BR-135, Redes Locais.