62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A IMPORTÂNCIA DE AULAS EXPERIMENTAIS DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: ANALISANDO OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS.
Lays Liliane da Silva Araújo 1
Ádila Priscilla Gomes Rodrigues 1
Ângela da Costa Silva 1
Maria José Santos Lima 1
Maria Jucilene de Macedo Melo 1
José Carlos Oliveira Santos 1
1. Curso de Química, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
INTRODUÇÃO:
A função do ensino de química é formar cidadãos capazes de participar ativamente de uma sociedade em constante evolução científica. Atualmente o mesmo tem se caracterizado pela transmissão exaustiva de conhecimentos sem contextualização dos conteúdos. O uso de temas sociais e da experimentação no ensino de química propicia a contextualização dos conteúdos químicos no cotidiano dos educandos. Desta forma, o objetivo deste trabalho é promover a integração entre os conteúdos de química com o dia-a-dia dos alunos através de aulas experimentais e contextualizadas no ensino fundamental. Abordou-se durante três aulas, três experimentos simples e de baixo custo e também algumas discussões sobre temas pertinentes em nosso dia-a-dia os quais possuem ligações diretas com a química e passam despercebidos. O uso de aulas experimentais para alunos do Ensino Fundamental despertará desde cedo o interesse desses alunos pela Química, fazendo com que eles entrem no Ensino Médio com outra visão dessa matéria. Possibilitando, dessa forma, a construção de cidadãos críticos que compreendam a realidade em que estão inseridos. Afinal, é nossa responsabilidade fazer uma educação crítica.
METODOLOGIA:
Inicialmente selecionou-se um grupo de 15 alunos da rede pública, da Escola Estadual Professora Terezinha Carolino de Souza, da cidade de Jaçanã/RN, que cursam o 9º ano do Ensino Fundamental para participar das aulas experimentais de, que foram realizadas aos sábados pela manhã na referida escola. Os experimentos foram experimentos simples, de fácil compreensão e de baixo custo, como: Experimento 1: Misturas heterogêneas e homogêneas, soluto e solvente e concentração, os materiais utilizados foram: 2 recipientes de vidro, 2 saquinhos plásticos, 1 xícara pequena, 2 conta-gotas, 1 colher de café, água, arroz, feijão preto. Experimento 2: Um caso de equilíbrio estável, como materiais utilizados no experimento foram, papel-cartão, fita adesiva, pedaço de barbante, tesoura, 2 moedas de 50 centavos. Experimento 3: Movimento dos átomos, materiais utilizados: 10 bolinhas de isopor, lixeira de plástico, papelão, secador de cabelo. Para analisar o conhecimento dos alunos sobre a química em seu cotidiano, foi aplicado um questionário com 10 perguntas básicas antes e depois de serem ministradas as aulas, a fim de tomar conhecimento das suas concepções prévias e analisar a evolução dos alunos depois das mesmas.
RESULTADOS:
No primeiro contato com a turma observou-se que os alunos apesar de se mostrarem envolvidos na aula, apresentaram um grande desconhecimento da Química. Ao decorrer das aulas percebeu-se um maior interesse dos alunos pela disciplina. Eles participavam levantando questionamentos e prestando atenção aos experimentos realizados. A cada aula os alunos se mostravam mais interessados e atenciosos. Ao analisar o segundo questionário observou-se que os alunos evoluíram no pensamento, levando menos tempo para responderem as questões, e tendo uma melhor visão da matéria, ainda apresentando alguns conceitos errados, é claro, não são três aulas que irão transformá-los em cidadãos críticos, a semente foi plantada e, para que se desenvolva, o processo de aprendizado deve ser continuado e é de extrema importância abordar a ciência química no ensino fundamental. Na interação com os alunos enxergou-se que estes depois das aulas compreenderam do que trata à química e como ela está presente no dia-a-dia, já que antes eles não associavam a química a nada do seu cotidiano. E este é um passo importante para a formação de estudantes mais críticos.
CONCLUSÃO:
Pôde-se perceber que as dificuldades dos alunos em compreender conteúdos das ciências exatas, principalmente Química, pode ser superada/minimizada através da utilização de aulas experimentais, pois proporcionam uma relação entre a teoria e a prática. Quanto ao professor, ao desenvolver atividades práticas em sala de aula, estará colaborando para que o aluno consiga observar a relevância do conteúdo estudado e possa atribuir sentido a este, o que o incentiva a uma aprendizagem significativa e, portanto, duradoura. Conclui-se que o uso de aulas experimentais e contextualizadas aplicada a estudantes do ensino fundamental, é bastante significativa, pois desperta a curiosidade e o interesse pela ciência permitindo o desenvolvimento de suas habilidades e a construção de um conhecimento mais crítico e desenvolvendo um raciocínio lógico. Além do que, possibilita que os estudantes enxerguem a química no seu cotidiano tornando o que antes era distante, em próximo da realidade. Os experimentos são uma forma de fugir da rotina e de tornar as aulas mais dinâmicas, permitindo uma melhor interação entre professor e aluno, facilitando a aprendizagem da química e despertando o interesse dos estudantes pela ciência como um todo.
Instituição de Fomento: CAPES/FNDE/PIBID/UFCG
Palavras-chave: Ensino Fundamental, Experimentação, Ensino de Química..