62ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 4. Engenharia de Materiais e Metalúrgica
Avaliação Mecânica de Cerâmicas Celulares a Base de Mulita
Brena Kelly Oliveira da Silva 1
Pedro Henrique da Silva Lima 1
Wilson Acchar 1
1. Universidade Federal do Rio Grande do Norte
INTRODUÇÃO:
Os materiais celulares permitem a otimização simultânea da rigidez, resistência e massa para uma dada aplicação. As cerâmicas celulares são formadas por arranjos de câmaras poligonais, as células. Dentre várias técnicas para a produção de cerâmicas celulares, destaca-se o método da réplica, o qual consiste basicamente na impregnação de uma esponja polimérica ou natural com uma suspensão cerâmica com viscosidade controlada e subsequente tratamento térmico da esponja impregnada, onde ocorrerá a decomposição do material orgânico e sinterização do material cerâmico.
METODOLOGIA:
Neste trabalho as cerâmicas celulares foram obtidas pelo método da réplica, onde as esponjas poliméricas comerciais de células abertas foram impregnadas com uma suspensão cerâmica a base de mulita, que secaram por 24h em temperatura ambiente. E em seguida, calcinadas a 400ºC e posteriormente siterizadas a 1500ºC. Foram realizadas medidas de resistência mecânica a flexão e compressão tanto em temperatura ambiente como em temperaturas da ordem de 1000ºC e também choque térmico. As amostras também foram caracterizadas por difração de raios-x e por microscopia eletrônica de varredura.
RESULTADOS:
Os resultados mostram que os valores de resistência mecânica destes materiais são dependentes do crescimento das trincas pré-existentes nos filamentos cerâmicos durante o choque térmicos. Os resultados obtidos mostram também que a temperatura não influencia significativamente a resistência mecânica a flexão das amostras.
CONCLUSÃO:
Os resultados mostraram que a resistência mecânica decresce com o aumento da severidade do choque térmico, onde a queda significativa é a partir de 600°C.
Palavras-chave: Avaliação mecânica, ceramica celular, mulita.