62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
STRONG>Práticas discursivas na escola: a notícia 
Maria Jaqueline da Silva 1
Camila Maria Gomes 1
Dinara Soares Chacon 1
Elisângela Soares de Oliveira 1
Felipe Garcia de Medeiros 1
Maria da Penha Casado Alves 1
1. DELET-UFRN
INTRODUÇÃO:

Neste trabalho foram desenvolvidas atividades relacionadas às práticas do gênero do discurso, em particular o gênero notícia, abordadas por nós, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (UFRN/ MEC/ CAPES/ REUNI). Esse projeto é voltado para a formação docente e tem como objetivo ampliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos da rede pública de ensino, mais especificamente, o subprojeto de Língua Portuguesa visa complementar as competências linguísticas dos alunos do ensino médio.

O subprojeto é realizado na Escola Estadual José Fernandes Machado e as turmas contempladas com a atividade desse gênero foram as do segundo ano do ensino médio dos turnos vespertino e noturno, no segundo semestre do ano letivo de 2009. Tais atividades consistiram na explanação e conceituação do gênero abordado por nós bolsistas PIBID, na leitura do jornal do dia (que foram levados à sala de aula), na proposta de realização do gênero, a partir da leitura de imagens de fatos polêmicos ocorridos na época.

O trabalho com o gênero notícia proporcionou aos alunos o contato com esse tipo de texto e o desenvolvimento das competências linguísticas empregadas na confecção do trabalho.

 

METODOLOGIA:

As atividades realizadas sobre o gênero notícia aconteceram no laboratório de linguagens (no qual são desenvolvidas as aulas do PIBID) e os bolsistas, juntamente com os alunos, foram os responsáveis pela tessitura do texto - leitura, discussão, escrita e reescrita.

Após a teorização a respeito do gênero, dialogando com os alunos no decorrer do desenvolvimento do novo conhecimento, indagando, questionando e polemizando, sugerimos aos discentes a produção textual do gênero notícia, a partir de algumas imagens, selecionadas por nós, bolsistas, que na época circulavam na internet e na mídia, tendo em vista os acontecimentos históricos envolvidos nas imagens presentes nas atividades. Vale salientar que após a explanação levamos para a sala alguns exemplares de jornais do dia (Tribuna do Norte e Diário de Natal).

Realizamos as atividades com o auxilio do recurso visual data show, tanto para explanação do conteúdo quanto para análise das primeiras produções dos alunos, sendo que os exemplares textuais que serviram para análise foram selecionados por nós, e consistiam em textos que "fugiam" da macro-estrutura prototípica do gênero e outros que não.

 

RESULTADOS:

Com a execução da atividade do gênero notícia, os alunos conseguiram perceber a importância de se conhecer os mais diversos gêneros que circulam nas diferentes atividades humanas, em particular os da esfera jornalística. Uma vez que o gênero sofre transformações e está intrinsecamente ligado ao seu contexto social. Dessa forma, conhecendo a complexidade dos tipos textuais e, neste caso, a notícia, os alunos tiveram a oportunidade de escrevê-la, vivenciando-a também e observando o registro linguístico adequado à situação comunicativa, sem esquecermos do processo da reescrita após a primeira feitura do texto.

A reescrita é de suma relevância, uma vez que um texto nunca está inteiramente pronto, sendo, pois, necessária outra leitura e, consequentemente, de acordo com a necessidade, outra escrita, ou seja, a reescrita.

Tais procedimentos auxiliaram na formação de leitores críticos, no que concerne à percepção dos vários posicionamentos presentes nos jornais, visto que cada suporte textual carrega consigo ideologias, que geralmente não são perceptíveis ao leitor.

CONCLUSÃO:

No decorrer das atividades com o gênero notícia, evidenciamos um significante progresso na formação geral dos alunos assistidos, uma vez que a leitura crítica do jornal aumenta sua cultura e desenvolve suas capacidades intelectuais, bem como os prepara para o desempenho crítico na sociedade.

Ademais, o jornal propicia aos discentes a relação entre seus conhecimentos prévios e sua experiência pessoal de vida, além de levá-los a adquirir novos conhecimentos.

Ao desenvolvermos este trabalho com a notícia, os alunos, além de desenvolver suas competências lingüísticas e conhecer a macro-estrutura do gênero, perceberam que, nos textos jornalísticos, diferentemente do que se pensava sobre a imparcialidade autoral, não ocorre dessa maneira, pois todo texto tem um posicionamento, marcas do autor que evidenciam suas escolhas, ideologias.

Instituição de Fomento: Reestruturação e Expansão das Universidades Federais - REUNI
Palavras-chave: Gênero, Notícia, Escola.