62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 4. Química de Produtos Naturais
ESTUDO DOS METABÓLITOS SECUNDÁRIOS PRESENTES NO EXTRATO ETANÓLICO DOS FRUTOS DE Solanum subinerme JACQ.
Ana Paula Pereira Gonçalves 1
Príscila Naíara Araújo Cunha 1
Maria de Fátima Agra 2
Carolina Bioni Garcia Teles 1
Anselmo Enrique Ferrer Hernández 1
1. Laboratório de Fitoquímica, Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO, Brasil
2. Herbário-Universidade Federal da Paraíba
INTRODUÇÃO:

Solanum subinerme Jacq. É considerado ruderal muito comum na América do Sul e do Brasil, sendo arbusto de ca. 3 m de altura, ramos alongados, às vezes arqueados, tortuosos, pilosos, geralmente aculeados. Folhas simples, inflorescência tipo cimeira escorpióide com flores violáceas de anteras amarelas. O fruto é uma baga, verde quando imatura, globosa, glabra, com 1 cm diâmetro, o cálice é persistente. O estudo das plantas e a investigação fitoquímica sobre seus compostos químicos crescem anualmente, visando obter novos compostos com propriedades terapêuticas. Os metabólitos secundários das plantas têm sido usados como fatores de interação com outros organismos, onde muitos deles são de interesse biológico ou possuem atividade terapêutica úteis ao homem. O objetivo deste trabalho foi separar os compostos esteróides presentes no extrato etanólico de S. subinerme.

METODOLOGIA:

Os frutos do S. subinerme foram coletados na linha 45, sentido balneário Rio Preto, Candeias do Jamari-Ro, e passaram pelo processo de prensagem, secagem e identificação taxonômica. O extrato foi obtido por meio do método de extração sólido-líquido utilizando o aparelho de soxhlet e como solvente utilizou-se o etanol.  O extrato foi analisado para o reconhecimento dos metabolitos secundários presente nesta espécie, utilizando reagentes específicos. Posteriormente o extrato etanólico passou pelo método de fracionamento utilizado para separação de componente polar e apolar, foi adicionado ácido acético e água para fazer a dissolução a 20%.  O extrato foi desengordurado usando n-Heptano, o processo foi repetido por cinco vezes.  Da hidrólise ácida com HCl 1,5 M/lL do extrato desengordurado obteve se um cru de esteroides, que foi  separado por   cromatografia de coluna por afinidade utilizando como adsorvente sílica Gel 60 e n-heptano : acetato de etila (92:8 v/v), como fase móvel. Todas as frações foram analisadas utilizando cromatografia de camada fina e seus Rf calculados.

RESULTADOS:
Os testes revelaram a presença de alcalóides, flavonóides, taninos hidrolisáveis, saponinas, triterpenos e esteróides, e a ausência de glicosídeos cardiotônicos, cumarinas voláteis e derivados antracênicos livres. Com vários metabólitos presentes nos frutos de S. subinerme, objetivou-se fazer a purificação e isolamento destes compostos com intuito de encontrar um novo composto químico que classifica como metabólitos secundários desta espécie S.subinerme, pois conforme a literatura o gênero solanum possui muitos alcalóides glicolisados que de interesse ecológico, além de possuir atividades terapêuticas úteis ao homem. Foi detectada a presença de três moléculas diferentes que posteriormente serão identificadas.
CONCLUSÃO:

De acordo com o trabalho realizado podemos verificar que nos extratos etanólicos dos frutos do S. subinerme apresenta os seguintes metabólitos secundários: alcalóides, flavonóides, taninos hidrolisáveis, saponinas, esteróides e triterpenos, o que é de interesse para o estudo fitoquímico desta planta.

Instituição de Fomento: Faculdade São Lucas - CNPQ
Palavras-chave: Solanum subinerme Jacq., Fitoquímica, Solanaceae.