62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
DIVERSIDADE DE RECURSOS FLORAIS DE ESPÉCIES DO SUB-BOSQUE EM FLORESTA PRIMÁRIA NA REGIÃO DO ALTO SOLIMÕES, AMAZONAS, BRASIL.
Thaysa Nogueira de Moura 1
Jean Paulo de Jesus Tello 2
Érica Inês Almeida de Souza 2
Caris dos Santos Viana 2
Antonio Carlos Webber 3
1. M.Sc./Orientadora - Instituto de Natureza e Cultura, UFAM - Benjamin Constant
2. Curso Ciências Agrárias e do Ambiente, UFAM - Benjamin Constant
3. Depto. Biologia, Instituto de Ciências Biológicas, UFAM - Manaus
INTRODUÇÃO:
O sub-bosque das florestas tropicais úmidas é composto por um grupo diferente de espécies em relação ao dossel. O sub-bosque, quase sempre negligenciado, é uma parte integral e importante da comunidade de plantas. Muitas espécies de insetos, pássaros e mamíferos são restritos ao sub-bosque e as plantas desse estrato são as maiores fontes de alimento para essa fauna. Embora a acessibilidade das plantas do sub-bosque para observação e manipulação facilite o desenvolvimento de estudos nesse estrato, o conhecimento acerca do sub-bosque ainda é bastante limitado devido à escassez de levantamentos florísticos, especialmente, na Amazônia Brasileira. O presente estudo permitirá um conhecimento das espécies em floração no sub-bosque de uma floresta primária na região do Alto Solimões, para onde virtualmente não existe informação disponível, caracterizando os recursos florais oferecidos por essas plantas à fauna que aí se encontra e como a oferta desses recursos varia ao longo do ano em termos quantitativos e qualitativos. Os resultados provenientes desse estudo fornecerão subsídios para futuros planos de manejo e também revelarão esse componente da biodiversidade.
METODOLOGIA:
O levantamento das espécies em floração no sub-bosque está sendo realizado desde agosto de 2009 em uma área de floresta primária localizada no Km 3 da BR-307, estrada que interliga os municípios de Benjamin Constant e Atalaia do Norte. Foram demarcados quatro transectos com 200 m de comprimento por dez de largura de modo a permitir que o maior número possível de espécies vegetais pudesse ser amostrado. Ao longo desses transectos todas as plantas com até cinco metros de altura em fase de floração estão sendo monitoradas em intervalos semanais, sendo que todos os indivíduos amostrados estão sinalizados com fitas coloridas. Para cada espécie monitorada estão sendo registradas informações acerca da duração do período de floração, morfologia floral, coloração das flores, caracterização dos recursos florais e presença de odor floral. De todas as espécies serão feitas exsicatas que serão depositadas no Herbário da Universidade Federal do Amazonas (HUAM).
RESULTADOS:
Foram observadas 22 morfoespécies de 16 famílias botânicas em oito meses de estudo. Outras quatro morfoespécies ainda não foram identificadas mesmo em nível de família. As famílias Araceae e Costaceae apresentaram o maior número de representantes na área, com três morfoespécies cada. A maior parte das plantas encontradas no sub-bosque apresenta flores com características típicas de polinização por animais, tais como pétalas vistosas e oferta de pólen e néctar como recompensas florais. O padrão de floração é contínuo ou anual extenso, com um pico na produção de flores coincidindo com o inicio da estação chuvosa na região no mês de dezembro até a presente data. A grande maioria das morfoespécies apresenta apenas um individuo na área de estudo, evidenciando a baixa densidade populacional das espécies vegetais tropicais de sub-bosque. A quase inexistência de estudos de levantamentos floristicos na região do Alto Solimões dificulta a identificação taxonômica das espécies. No entanto, por comparação preliminar com estudos floristicos feitos em outras regiões do Estado do Amazonas, torna-se evidente que a região do Alto Solimões apresenta uma diversidade vegetal única.
CONCLUSÃO:
Os resultados preliminares do presente estudo indicam que a diversidade vegetal do sub-bosque de florestas primárias da região do Alto Solimões difere muito da encontrada em outras partes do Estado do Amazonas, especialmente da região em torno da capital Manaus (Amazônia Central), para onde existem mais estudos disponíveis. A singularidade na composição florística da região de Benjamin Constant reforça a necessidade de mais pesquisas para um maior conhecimento desta região e a demarcação de áreas de proteção.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM
Palavras-chave: Alto Solimões, Recursos florais, Sub-bosque.