62ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 4. Lingüística - 1. Lingüística Aplicada
ALGUNS MECANISMOS DE REFERENCIAÇÃO NA PRODUÇÃO  TEXTUAL ESCRITA DE CONCLUINTES DO ENSINO FUNDAMENTAL
Elis Betânia Guedes da Costa 1
Maria das Graças Soares Rodrigues 2
1. Dep. De Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN
2. Profa. Dra./Orientadora- Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem- UFRN
INTRODUÇÃO:

          A educação brasileira tem repensado o ensino da língua materna, razão pela qual vem adotando uma postura visível nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), os quais defendem que o texto e a leitura assumam papéis fundamentais no processo de ensino. Nesse contexto, as aulas dedicadas à produção textual adquirem uma relevância primordial, uma vez que cabe a elas fornecerem subsídios que possibilitem aos alunos produzirem textos adequados às condições de uso nos diversos gêneros, dotados de coesão e coerência, que possibilitem, ainda, a interação produtor/leitor. Vislumbrando contribuir para a melhoria da qualidade dos textos produzidos em sala de aula, do Ensino Fundamental, mais especificamente no que concerne ao uso dos mecanismos de coesão referencial, delineamos esse estudo, que tem como objetivos  identificar, descrever, analisar e interpretar os mecanismos de referenciação mais recorrentes nas produções de texto. Acreditamos que os resultados que objetivamos alcançar poderão nos auxiliar, enquanto professores de Língua Portuguesa, a desenvolvermos atividades que priorizem a leitura e produção de diversos gêneros textuais de forma contextualizada, levando nossos alunos a adquirirem uma determinada competência linguística.

METODOLOGIA:

Esta pesquisa segue a abordagem qualitativa de cunho etnográfico. Para tanto, acompanhamos uma sala de aula, focalizando o processo de solicitação e produção textual, a fim de que pudéssemos melhor compreender o produto, ou seja, as redações resultantes dos protocolos. Nessa direção, buscamos interpretar como o processo influencia na produção textual escrita. Visando conhecer a realidade do ensino da língua materna, acompanhamos 46 aulas de Língua Portuguesa, em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual situada na cidade de Cruzeta, RN. Nesse período, coletamos as redações que constituem o nosso corpus. Em seguida, selecionamos apenas os textos dos alunos que cumpriram as três atividades de produção textual solicitadas pela professora. No decorrer das análises buscamos identificar os mecanismos de referenciação verificando se os mesmos colaboram com a progressão textual. A pesquisa teve como suporte teórico, estudos realizados sobre os mecanismos de referenciação, em especial, a repetição lexical e a anáfora. De forma geral, fundamentamo-nos em estudos sobre os mecanismos coesivos, a partir de autores como Adam (2008), Beaugrande e Dressler (1997), Koch (1999, 2004, 2005, 2008), Marcuschi (1983, 1992, 2005, 2006), Bessa Neto (1991) e Neves (2006).

RESULTADOS:

No corpus, foram identificadas ocorrências de repetições lexicais (literal, com variação e estrutural), assim como anáforas, sendo mais frequentes as pronominais. De forma geral, constatamos que a maioria dos alunos apresenta dificuldades em utilizar esses mecanismos de referenciação como estratégia de progressão textual. Considerando-se que dos treze alunos que cumpriram todas as atividades de produção textual solicitadas pela professora, ao longo dos quarenta e seis encontros que acompanhamos, cinco apresentam mais domínio na utilização dos mecanismos de repetição e anáforas e, consequentemente, apresentam textos mais bem redigidos. Perguntamo-nos o que levaria esses alunos a diferenciarem-se dos demais. Para esclarecer essa questão nos debruçamos sobre os questionários aplicados aos mesmos durante o período de observação. A análise de tais questionários permitiu identificar o perfil de cada um dos informantes e fazer as comparações necessárias. Essa análise revelou que o sucesso dos alunos não envolve apenas questões vivenciadas dentro da sala de aula, mas, principalmente, o contexto que esse aluno vivencia suas expectativas em relação ao futuro, o apoio e incentivo de sua família, as práticas de leitura e escrita que eles realizam fora do ambiente escolar.

CONCLUSÃO:

No que diz respeito aos mecanismos de referenciação estudados, a análise dos textos mostrou-se satisfatória, uma vez que os mesmos apresentavam uma grande variedade de tais mecanismos que eram facilmente identificáveis no corpus. Nesse sentido, identificamos ocorrências bem diversificadas de repetições lexicais e anáforas.Constatamos também que, um dos fatores que interfere na produção textual desses alunos e, consequentemente, na utilização dos mecanismos de referenciação é a questão do gênero solicitado. Percebemos ao longo de nossa pesquisa, que os alunos tinham preferência por gêneros nos quais predominavam a sequência textual narrativa, uma vez que nas leituras que os mesmos realizavam predominavam essa sequência textual. De forma geral, podemos afirmar que o trabalho etnográfico, apesar de requerer tempo, dedicação e, muitas vezes, se tornar exaustivo, foi de suma importância para a compreensão de diversos fatores que influenciaram no processo de produção textual, pois o mesmo colaborou para identificarmos melhor as características apresentadas nos textos dos alunos concluintes do Ensino Fundamental e, assim, apontarmos sugestões para a melhoria desse processo.

Palavras-chave: Produção textual, coesão referencial, repetições e anáforas .