62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 1. Antropologia - 6. Ciências da Religião e Teologia
O IMAGINÁRIO DA CRUZ DA MENINA: UM SANTUÁRIO RELIGIOSO NA CIDADE DE PATOS-PB
Maronildes Felix Limeira 1
Maria Nilza Barbosa Rosa 1
Antônio de Pádua Gomes de Souza Neves 1
Cínthia Jaqueline Rodrigues Bezerra Galiza 1
1. Universidade Federal da Paraíba -UFPB
INTRODUÇÃO:
A cada ano o Parque religioso Cruz da Menina, considerado um santuário da cidade de Patos-PB, é recriado pelos fieis, pessoas que vão buscar ajuda para resolver os problemas de saúde, emprego, dinheiro, amor e harmonia no lar. Esse santuário guarda um simbolismo de ligação direta dos fieis à menina Francisca, que morrera naquele local e atende aos pedidos de fé a ela dirigidos. A partir de um crime bárbaro, se construiu historicamente um imaginário religioso que edificou e legitimou a menina Francisca como a "Santa da Cruz da Menina". Esta história reúne personagens em um jogo mimético delimitado entre violência, crime e fetichismo. Os recursos analíticos se estruturam a partir dos conceitos de imaginário e religião que fundamentam o envolvimento e a construção das narrativas em torno do episódio. Recorrer a esses signos para conduzir a leitura de um fato ligado à crença popular significa um esforço de aproximar mitos e lendas presentes nas culturas das sociedades brasileiras. Assim, o objetivo deste trabalho é abrir o debate em torno deste episódio, como representação simbólica, e ainda, interpretar sua resignificação como expressão de fé.
METODOLOGIA:
A permanente visitação das pessoas ao Santuário nos leva a estudar as motivações socioeconômicas que essas pessoas traduzem, bem como a preservação da religiosidade popular em suas características. Para a elaboração deste estudo, além de extensa revisão da literatura sobre o tema abordado, também foram realizadas entrevistas com os visitantes/fieis, no Parque Cruz da Menina, em dias e horários diferenciados. As entrevistas foram transcritas, na integra, porém buscou-se preservar a identidade do entrevistado.
RESULTADOS:
Uma análise sobre a fé e confiança dos fieis, depositada à menina Francisca nos faz entrar em contato com o imaginário popular. Para os devotos, a visita ao Parque os aproxima da Menina, e a forma mais comum de como expressam seus sentimentos é oferecendo flores, acendendo velas, deixando um objeto pessoal, para que "a Santinha" lembre-se sempre deles. A permanência dos fieis no Parque e as graças recebidas por intermédio da Menina estão documentadas através dos inúmeros objetos ali depositados. O que se percebe é que nem todos vão ali por devoção, das muitas pessoas entrevistadas algumas revelaram estarem ali por curiosidade. O fundamental da análise do imaginário religioso é que os fieis impõem ao Parque o poder milagroso que eles trazem consigo mesmos, recorrendo a esse ambiente para realizar a prática religiosa de fazer e pagar promessa. É, pois, uma manifestação constante de fé, que se completa numa relação contratual.
CONCLUSÃO:
O fundamental da análise do imaginário religioso é que os fieis impõem ao Parque o poder milagroso, por isso recorrem a esse ambiente sagrado para realizar a prática religiosa de fazer e pagar promessa como uma manifestação constante de fé, que se completa numa relação contratual. A singularidade desse ambiente relaciona-se à história da Cruz da Menina.
Instituição de Fomento: Universidade Fedeeral da Paraíba - UFPB
Palavras-chave: Cruz da Menina, Ambiente Sagrado , Imaginário .