62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
IMPACTO AMBIENTAL DA PRODUÇÃO DE GRÃOS NO MUNICIPIO DE SANTA FILOMENA-PI
Adiel Sousa Silva 1
Juliana Cláudia Neves de Santana 2
Soraya Farias de Andrade Freitas 2
Izabel Cristina de Luna Galindo 3
1. Depto.de Agronomia, Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE, Recife-PE
2. Depto.de Zootecnia, PPG/Z - UFRPE, Recife-PE
3. Profª. Drª/orientadora - Depto.de Agronomia, UFRPE, Recife-PE
INTRODUÇÃO:
O Cerrado piauiense está sujeito a um grande risco de degradação devido ao processo de desmatamento para fins de exploração agrícola. O predomínio do interesse econômico sobre a conservação do meio ambiente provoca como conseqüência imediata a degradação ambiental, por meio da perda da camada de solo agrícola e a redução da população de diversas espécies de plantas e de animais. A escolha do município de Santa Filomena deveu-se à uniformidade de suas condições edafoclimáticas e por consistir em pólo de atração para implantação de projetos agrícolas. A instalação desses projetos visando a produção de grãos vem se expandindo em decorrência da alta rentabilidade, cuja produtividade atinge valores economicamente compensadores, por meio da presença de empresários e produtores originários, principalmente, dos estados do Paraná, São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. O objetivo do trabalho visa a análise dos impactos ambientais na ocupação do Cerrado, onde provoca degradação do bioma, uma vez que o desmatamento, o uso intensivo de fertilizantes, de agrotóxicos e de mecanização, com o objetivo de aumentar a produtividade e a produção, provocam efeitos negativos diversos sobre mananciais de águas superficiais e subterrâneas, solos, biodiversidade e saúde humana.
METODOLOGIA:
Foram analisados os dados e as informações coletados em pesquisa de campo realizada no ano de 2009 no município. Em termos de procedimento metodológico, a pesquisa foi realizada mediante aplicação de dois questionários, sendo um direcionado aos proprietários ou administradores dos projetos agrícolas financiados pela rede bancária oficial e por agências privadas de financiamento, e o segundo destinado aos técnicos que trabalham direta ou indiretamente na região do Cerrado, autoridades locais, dirigentes sindicais, gerentes dos bancos oficiais, funcionários de instituições públicas ligadas ao setor agrícola e representantes de entidades do setor privado com atuação na área estudada. A pesquisa foi dividida em duas etapas. Na primeira, realizou-se o teste-piloto para adequação dos questionários com dois proprietários da Serra da Fortaleza, onde ocorre maior número de projetos, e um aplicado na Fazenda Baixa Alegre, além de entrevistas com técnicos que desenvolvem atividades diretamente nos plantios. Após os ajustes necessários, realizou-se a segunda etapa mediante aplicação definitiva de todos os questionários.
RESULTADOS:
Na avaliação sobre as condições da exploração agrícola para produção de grãos desenvolvida no Município de Santa Filomena-PI, identificou-se os impactos sobre o solo e a biodiversidade, decorrente da exploração agrícola comercial. Estas promovem agressões ao meio ambiente, colocando em risco a integridade físico-química do solo e da biodiversidade. Constataram-se sinais claros de impactos negativos sobre o solo nas áreas dos projetos agropecuários e nas vias de acesso, manifestados pela ocorrência de erosão laminar. Verificou-se a não utilização de práticas conservacionistas nas áreas cultivadas. Os produtores justificam tal atitude pela topografia quase plana das terras. Na biodiversidade, observa-se a redução do número de animais silvestres. Não obstante as externalidades negativas identificadas pela pesquisa de campo salientam-se a importância da exploração agrícola das terras do município de Santa Filomena. O processo de ocupação e uso das terras deve ser conduzido com responsabilidade, embasada no tripé da sustentabilidade, onde as ações de forma economicamente viáveis, socialmente justas e ecologicamente corretas.
CONCLUSÃO:
A investigação permitiu a formulação de propostas políticas que possibilitem evitar o avanço do processo de degradação ambiental e, ao mesmo tempo, viabilizar o aproveitamento do potencial produtivo da região. A agressão ao meio ambiente consiste em restrição ao desenvolvimento local. A utilização de atividades sustentáveis, combinam harmonicamente com o crescimento econômico, geração de emprego e renda e conservação dos recursos naturais.
Palavras-chave: Bioma, Cerrado, Meio-Ambiente.