62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 3. Recursos Florestais e Engenharia Florestal - 1. Silvicultura
CONTRIBUIÇÃO DO CROTI (Polyscias guilfoylei L.H. Bauley) NA DISPONIBILIZAÇÃO DE NUTRIENTES EM UM SISTEMA AGROFLORESTAL EM ABREU E LIMA - PE
Arlindo de Paula Machado Neto 1
Danielle Lima de Souza 1
Tarciana Alves Braga 1
Diogo José Oliveira Pimentel 1
Juliana dos Santos Silva 1
Jorge Luiz Schirmer de Mattos 1
1. UINVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO
INTRODUÇÃO:
O sistema agroflorestal (SAF), como técnica alternativa de uso da terra, tenta proporcionar um rendimento sustentável ao longo do tempo, estes sistemas apresentam fatores ambientais, econômicos e sociais, em condições de serem utilizados pelas presentes e futuras gerações. Também têm sido divulgados como uma solução alternativa para a recuperação de áreas degradadas, envolvendo não só a reconstituição das características do solo, como também a recuperação da terra, que envolve todos os fatores responsáveis pela produção em harmonia com o ecossistema: o solo, a água, o ar, o micro clima, a paisagem, a flora e a fauna. No SAF não há necessidade de utilizar fertilizantes em razão da eficiente ciclagem e da adubação orgânica como os adubos verdes, que melhoram as propriedades físicas e biológicas do solo e permite a preservação da biodiversidade. Dessa forma torna-se necessário o conhecimento de espécies que contribuam significativamente na introdução de nutrientes ao solo a fim de tornar sua ciclagem eficiente. Partindo deste princípio o trabalho visa obter dados da contribuição do croti (Polyscias guilfoylei L.H. Bailey) como espécie potencialmente adubadora no sistema agroflorestal situado no Sítio São João em Abreu e Lima - PE.
METODOLOGIA:
Para analisar o potencial do croti como espécie adubadora no sítio São João foram coletadas amostras de solo, de serrapilheira e foliar. As folhas foram coletas em estado jovem, intermediário e maduro, dentre vários indivíduos dentro do sistema. A serrapilheira foi coletada em três áreas diferenciadas dentro do SAF, na área superior, de baixio e de várzea, para cada uma destas foi delimitado 1m² próximo as plantas de croti, de onde foi recolhido o material de serrapilheira presente neste espaço. As amostras foliares e de serrapilheira foram pesadas e conduzidas à estufa para determinação de umidade e posteriormente foram conduzidas ao laboratório do departamento de Zootecnia, da Universidade Federal Rural de Pernambuco, para determinação da percentagem de nitrogênio presente nas amostras. Também foram coletadas três amostras de solo a profundidade de 0 - 20 cm. Estas amostras foram coletas na área superior, de baixio e de várzea do SAF. Estas três amostras formaram uma amostra composta, que posteriormente foi encaminhada ao Instituto Agronômico de Pernambuco - IPA, para realizar análise dos macronutrientes. Para coleta de solo foram necessários sacos plásticos, régua, pá e barra de ferro.
RESULTADOS:
Os resultados da análise da amostra de serrapilheira apresentaram 1,2gN/m². Isso equivale a 51,336KgN/ha. Porém é importante considerar que as amostras de serrapilheira no SAF apresentaram várias espécies em decomposição, de modo que os valores apresentados não são exclusivos da espécie croti. Na análise da amostra foliar, o teor de nitrogênio foi de 2,8% para cada 11,85g de folha, o que equivale a 28gN/Kg, sendo considerado alto em relação a outras espécies utilizadas em sistemas agroflorestais, como por exemplo a munguba (Eriotheca gracilipes). A análise da amostra do solo, indicou pH=5,40, o que demonstra que o solo está ligeiramente ácido, evidenciando característica típica de área com cobertura de Mata Atlântica. As análises de nutrientes demonstram que o solo apresenta uma quantidade de potássio (K) em torno de 0,05 mg/dm3, o que representa uma quantidade relativamente baixa. Já o cálcio apresenta-se com 2,15 mg/dm3 e o magnésio com 0,85 mg/dm3, valores considerados médios. O alumínio com um teor de 0,10 mg/dm³, encontra-se razoavelmente nocivo. O fósforo apresentou uma concentração maior que 40 mg/dm3, ou seja, um alto teor de fósforo, que é um nutriente de difícil absorção pelas plantas devido a sua baixa mobilidade.
CONCLUSÃO:
A partir da análise foliar e da serrapilheira é possível concluir que o croti (Polyscias guilfoylei L.H. Bailey) apresenta influência significativa na introdução de nitrogênio no solo, apresentando potencial para ser considerada planta adubadora. Através da análise de solo observa-se que o cálcio e magnésio apresentam-se em boas quantidades, já potássio está um pouco abaixo da média para solos da Zona da Mata de Pernambuco e o alumínio em quantidade considerada medianamente nociva. O fósforo foi considerado muito alto, o que é ótimo para o sistema, pois é de difícil absorção, devido a sua baixa mobilidade. E o pH encontra-se razoavelmente ácido, mas considerado normal para a região.
Palavras-chave: ciclagem de nutrientes, serrapilheira, solo.