62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
INTERVENÇÃO NO HORTO FLORESTAL
Patrícia Elbs de Oliveira Leite 1
Paula Mattos da Cunha 1
Jiscilene Teixeira dos Santos 1
Jocimara Maria Ramos 1
Thaís Leôncio do Espirito Santo 1
1. UFMT
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho foi desenvolvido através de uma intervenção realizada no Horto Florestal Tote Garcia, na capital de Mato Grosso, e teve como objetivo central investigar esta unidade de conservação ambiental como agente ativa no processo de formação de conscientização das crianças e jovens
METODOLOGIA:
Foram utilizadas várias ferramentas como objeto de estudo. Primeiramente foi feita a contextualização da história do Horto Florestal, e, logo após, foi apresentada a história de Tote Garcia que foi um grande colaborador no processo de construção deste patrimônio histórico de Cuiabá (MT). Em seguida foi explorada a estrutura do Horto analisando sua biodiversidade. Desta maneira desenvolveu-se um estudo em campo (Horto Florestal) no qual desenvolveu-se métodos tais como: pinturas corporais, pinturas em folhas A4, que integra a arte em educação ambiental.
RESULTADOS:
Diante da pesquisa foram elaborados alguns relatórios que abordaram assuntos pertinentes a preservação ambiental no perímetro urbano da cidade de Cuiabá. Entendemos que o cuidado com a natureza é relevante no processo de formação da consciência crítica, política e social, tanto das crianças, quanto dos jovens, pois esta proposta contribui para conscientização do mesmo.
CONCLUSÃO:
Após a pesquisa, no Horto Florestal, podemos concluir que o trabalho elaborado no horto é de fundamental importância para a conscientização das crianças e jovens em seu processo de construção do conhecimento, e que a escola tem suma importância no aspecto de levá-los a conhecer um ponto de preservação ambiental da cidade. Com isso percebemos que a uma enorme contribuição da sociedade escolar no que diz respeito à fauna e a flora do estado de Mato Grosso. Com este trabalho podemos concluir que as crianças ficaram encantadas, com a oportunidade de contemplar o meio ambiente explorado no Horto Florestal.
Palavras-chave: Arte, Meio ambiente, Educação.