62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
OBSERVAÇÃO EM SALA DE ALFABETIZAÇÃO EM ESCOLAS PÚBLICAS DE CUIABÁ-MT.
Jiscilene Teixeira dos Santos 1
Jocimara Maria Ramos 1
Patrícia Elbes de Oliveira Leite 1
Paula Mattos da Cunha 1
Thaís Leôncio do Espírito Santo 1
Ana Arlina de Oliveira 1
1. Universidade Federal de Mato Grosso
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho elaborado durante a disciplina de Fundamentos e Metodologia de Linguagem II - Alfabetização do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso tem o propósito de narrar à observação da prática pedagógica na fase de alfabetização no ensino básico. A alfabetização faz parte do processo de aprendizagem da criança, por isso é relevante para os futuros docentes aprofundar-se no estudo dos fundamentos didáticos apresentados durante o processo de formação do educador. E assim verificar a interação da teoria com a prática empregada em sala de aula durante o processo de formação.

METODOLOGIA:

Este estudo pautou-se na abordagem qualitativa e os procedimentos adotados para realização do mesmo foram análises por meio das concepções de alfabetização dando ênfase a metodologias apoiadas na vertente sóciointeracionista empregada pela educadora no processo de ensino-aprendizagem de seus alunos. Nossa observação da sala de aula teve como suporte a compreensão das concepções de linguagem nas vertentes tradicional e sóciointeracionista; a primeira que concebe o aluno como um sujeito passivo e o professor como o centro do ensino e detentor do conhecimento; a segunda concepção como forma de interação, na qual aluno e professor interagem na busca do conhecimento. Num primeiro momento observamos as atividades de leitura e escrita desenvolvidas pela professora. Durante esse processo fizemos apontamentos diários e, a seguir, sistematizamos em relatório como parte da avaliação da disciplina.

RESULTADOS:

No processo de alfabetização desenvolvido em sala de aula conforme nossa análise por meio de observações, percebemos que a alfabetização consiste em uma técnica tradicional, em que alunos tentam identificar as letras, sílabas, palavras, frases curtas e simples em textos do livro didático tradicional. O aluno só consegue ler depois de dominar a técnica da leitura e da escrita, quando, passa a ter contato com textos reais e com a linguagem utilizada no cotidiano. Isso pode ser constatado através das tradicionais cartilhas às quais a escola resolveu adotar, que em sua grande maioria utilizam à silabação, embora proclamem lançar mão do método misto.

Ao alfabetizar o aluno com embasamento no método tradicional valoriza-se o produto final do ato de ler e escrever, entendendo-o como decorrente da aquisição de habilidades como desenvolver a coordenação motora, discriminação visual, o uso de lápis, do papel, etc. este é centrado no professor e valoriza a cópia, podendo conduzir muitos alunos ao analfabetismo funcional. As atividades desenvolvidas na sala de aula observada pouco contribuíram para o letramento das crianças, pois se tratam de atividades mecânicas e enfadonhas relacionadas à leitura e a escrita. Registramos esses momentos em fotografias.

 

CONCLUSÃO:

Considera-se a alfabetização uma parte constituinte da prática da leitura e da escrita, em que, na interação com os textos, a criança constrói o seu conhecimento, as hipóteses a respeito da escrita e, dessa forma, progressivamente aprende a ler e a escrever, compreendendo as relações que existem entre fonemas, codificando e decodificando, pois a alfabetização acontece como resultado da reflexão sobre as características e regularidades da escrita, sendo a palavra um meio para isso.

Diante disso concluímos que o processo de alfabetização acontece através da interação da escrita com a leitura, pois é por esse meio que a criança contextualiza os acontecimentos ao seu redor. E desta maneira é que ela se torna um cidadão critico e independente, capaz de conviver em sociedade de uma forma positiva. É urgente que novos paradigmas sustentem o processo de alfabetização, pois é preciso também construir o letramento das crianças nesta fase.

Palavras-chave: Alfabetização, Observação, Ensino Básico.