62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ANÁLISE SÓCIOESPACIAL DA COMUNIDADE RIBEIRINHA DE PORTO JATOBÁ NO MUNICIPIO DE ABREU E LIMA- PE
Diana Faustino Vieira 1
Heraldo Martins da Silva Neto 1
Tiago de Melo Calado 1
Wilma Gomes Souza 1
Ana Emília Gonçalves de Castro 2
Michel Saturnino Barboza 3
1. Departamento de Ciências Geográficas, UFPE
2. Profa. do Departamento de Design, UFPE
3. Prof. Orientador, Doutorando em Inovação Terapêutica, UFPE
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho expõe uma análise realizada em uma zona rural popularmente conhecida como Porto Jatobá, situada na costa leste do bairro de Jaguaribe no município de Abreu e Lima na Região Metropolitana do Recife. A comunidade situada a margem do Estuário do Rio Timbó, caracteriza - se como comunidade Ribeirinha, que favorece práticas pesqueiras e Agrícolas em caráter de subsistência. A área tem uma grande importância ambiental e histórico-cultural para região, pois se encontra a primeira igreja do estado, a igreja de São Bento, hoje em ruínas, a reserva ecológica de São Bento. O estudo realizado teve por objeto a compressão, sócioespacial de um grupo que através das atividades artesanais, unidos por laços afetivos e que ainda preservam as características que determinam uma comunidade, resistindo ao avanço da industrialização e urbanização.
METODOLOGIA:
Para a realização dessa pesquisa foram feitas revisões bibliográficas com base em livros, publicações online e bancos de dados do IBGE, Prefeitura Municipal de Abreu e Lima e Governo do Estado de Pernambuco, entre outros. A pesquisa foi dividida em dois momentos: No primeiro momento foram aplicadas algumas práticas necessárias para iniciar o estudo como a pesquisa de gabinete, na busca de ampliação do referencial teórico para melhor compreensão sócioespacial da região de Porto Jatobá. No segundo momento, adotou - se as práticas de campo com visitações, coletas de dados na comunidade, depoimentos e aplicação de questionários tomando como eixo principal a organização territorial da localidade.
RESULTADOS:
No processo de realização da pesquisa, convém ressaltar o conhecimento resultante da aplicação de questionários, na intenção da coleta de dados populacionais da comunidade em questão, bem como o modo que ela se organiza. Foi possível identificar através dos questionários destinados a um total de 100 pessoas respondentes organizado em três categorias: Sexo, Idade e Números de Famílias, Que não existe uma disparidade significativa entre os gêneros, vista que, 53 dos entrevistados são mulheres e 47 homens. Com tudo, partindo para o âmbito familiar identificou - se um total de 27 famílias distribuídas de forma irregular, característica essa de zona rural, sendo duas famílias, na área destinada à colônia de pescadores Z- 33, e as demais a um raio de 1 km. Vale acrescentar que por se tratar de uma comunidade ribeirinha a organização do espaço acontece de forma espontânea, ou seja, não ocorreu segundo critérios institucionais pré-estabelecidos. Dessa forma, identificou-se um déficit acentuado na disponibilidade e utilização de serviços básicos na distribuição e organização dos serviços de saúde, educação, transporte e lazer.
CONCLUSÃO:
O fato de estar localizada em uma zona rural, de interesses ecológicos e de manguezais, explica a necessidade da comunidade ribeirinha em cultuar sua identidade, permanência e resistência tornando-a um território de exceção, inserida num processo de globalização e consumo constante. Verificou-se que inúmeras vezes os moradores não se dão conta do que acontece fora de suas mediações. Esses moradores, por sua vez, buscam melhorias em seus maiores déficits mantendo, fortalecendo no contexto histórico recente uma lógica que não condiz com a égide da globalização. A relação entre Sociedade e Natureza fica evidenciada através das práticas pesqueiras e agrícolas. A necessidade de uma atenção adequada por parte das instâncias governamentais fica latente no que concernem as condições de vida da população de Porto Jatobá. O arcabouço conclusivo dessa análise denota a forma de organização de uma comunidade ribeira, como nexo da relação entre a sociedade e natureza em pleno os desafios para a sociedade do século XXI, externadas pela precariedade na oferta de infra-estrutura adequada a populações ribeirinhas no contexto brasileiro.
Instituição de Fomento: Programa Conexões de Saberes, PROEXT, UFPE.
Palavras-chave: Comunidade Ribeirinha, Organização Sócioespacial, Setor Primário.