62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
ANÁLISE BACTERIOLÓGICA DA ÁGUA CONSUMIDA EM ESCOLAS PÚBLICAS NA CAPITAL DE BOA VISTA-RR.
Tharles Mesquita Araújo 1
Alexandre Cardoso Baraúna 1
Fabiana Granja 1, 3
Cátia Alexandra Ribeiro Meneses 2
Laura Cardoso 2
1. Departamento de Ciências Biológicas/UFRR
2. Laboratório Central de Roraima-LACEN/RR
3. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
A água apresenta-se como um elemento indispensável á vida animal. Constitui cerca de 70% do peso corporal humano e 90% de fluídos corporais.Os bebedouros são aparelhos utilizados para facilitar o acesso das pessoas a água potável, podendo representar fonte de contaminação através da água ou do contato com o aparelho. Em escolas são acessados por grande parte da comunidade escolar, principalmente pelos alunos, assim estes estão sujeitos a contrair doenças.Os biondicadores são utilizados para determinar as condições sanitárias de um determinado local ou substâncias. Para identificar uma contaminação de origem fecal utiliza-se a análise da presença de coliformes totais e termotolerantes para água de consumo humano, de acordo com a portaria nº 518, de 25/03/04-MS.É neste sentido que a presente pesquisa visou identificar a presença de microorganismos patogênicos em águas de bebedouros ou nos próprios equipamentos,de escolas públicas ,sensibilizando os usuários quanto ao uso correto e manutenção destes equipamentos.
METODOLOGIA:
O presente estudo teve o intuito de verificar as condições sanitárias dos bebedouros de quatro escolas públicas de Boa Vista. As coletas das amostras de água das torneiras dos bebedouros e a coleta com swab na parte fisica destas torneiras, foram realizadas no turno vespertino, após o intervalo recreativo. De cada um dos locais, colheu-se 12 amostras de água, 1 amostra de cada torneira do bebedouro. Utilizando Swab para as partes físicas da torneira do bebedouro e armazenamento em frascos estéreis da água coletada, os quais foram transportados para o LACEN ( Laboratório Central de Roraima) em caixas isotérmicas, juntamente com os swabs em meio nutritivos. Os testes para pesquisa de agentes bacterianos foram realizados no setor de bacteriologia e no setor de bromatologia do LACEN-RR.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos foram: A 1º escola apresentou , um bebedouro com resultado de água insatisfatório para o consumo e dois satisfatórios em relação aos ensaios para a água, dos resultados referentes às torneiras encontramos uma insatisfatória apresentando contaminação com Staphylococcus aureus. Na 2º escola , duas amostras de água satisfatórias para consumo e uma insatisfatória, quando comparados com a análise da torneira, houve novamente uma em que os resultados foram satisfatórios em relação aos ensaios para a água, mas uma torneira apresentou contaminação com Pseudomonas sp.A 3º escola apresentou ausência de microorganismos em todas as amostras analisadas, demonstrando desta forma, satisfatória ao consumo.Por fim a análise das amostras de água da 4º escola demonstraram ausência de microrganismos, difererindo das amostras das partes físicas das torneiras onde foram encontrados na primeira torneira Escherichia Coli e nas duas seguintes Staphylococcus sp.Ao longo das coletas pode-se perceber que apesar de grande parte destes bebedouros apresentarem uma parcial limpeza, alguns destes em suas amostras de águas e das partes fisicas nas torneiras confirmaram a presença de bactérias, até então imperceptível a olho nu. Através do estudo realizado em quatro escolas pública de Boa Vista, Roraima, foi visto que processos higiênicos e medidas educacionais voltadas à saúde Pública são cada vez mais necessárias para a qualidade de vida no ambiente escolar bem como o desenvolvimento intelectual. A contaminação da água, não está relacionada ao sistema de abastecimento de águas de Roraima, pois do contrário, todas as amostras de água analisadas dos 3 respectivos bebedouros dariam positivo e aconteceram casos onde 1 bebedouro apresentou contaminação por coliformes totais e termotolerantes e os outros 2 da mesma escola apresentaram ausência de microrganismos, sendo que a mesma água era distribuida para todos os bebedouros.Em relação à análise bacteriológica das torneiras os dados confirmaram as hipóteses iniciais de que a maioria das contaminações eram oriundas de maus hábitos de higiene dos alunos bem como a inadequada limpeza dos aparelhos resultando em alto índice de torneiras contaminadas (54%) por bactérias potencialmente patogênicas como Pseudomonas sp., Stafilococcus, Bacillus sp e Escherichia coli. Tais bactérias causam doenças graves em criança e, principalmente, em pessoas imunodeprimidas.
CONCLUSÃO:
A grande incidência de bactérias nas amostras de águas coletadas em escolas públicas indica que há necessidade de uma fiscalização mais efetiva por parte das instituições de vigilância sanitária, tendo em vista o grande acesso dos alunos aos bebedouros tornando-se potenciais fontes de contaminação de doenças gastro-intestinais como para parasitoses e infecções intestinais Os resultados demonstraram que a higienização dos aparelhos bem como o monitoramento da água consumida nas escolas, são essenciais no controle de doenças que obviamente prejudicam o rendimento escolar dos alunos. Por isso as escolas em parcerias com instituições de saúde devem se mobilizar no sentido de capacitar e educar, respectivamente, os funcionários que realizam a limpeza dos bebedouros, os alunos e a comunidade que os utilizam, visando colaboração de todos na qualidade da água consumida. Para desta forma, a comunidade escolar obter sua qualidade de vida estabelecida, livre da contaminação de microrganismos por utilização de água contaminadas.
Instituição de Fomento: Laboratório Central de Roraima/LACEN-RR
Palavras-chave: ÁGUA, BEBEDOUROS, MICROORGANISMOS.