62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 5. Física das Partículas Elementares e Campos
O KÁON COMO UM MÉSON PESADO
Polyanna Guimarães e Miranda 1
André Luiz Mota 1
1. Depto.de Ciências Naturais, Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ
INTRODUÇÃO:
Neste trabalho, obtemos as expressões de alguns observáveis físicos (massas e constantes de decaimento fraco) dos mésons Píon e Káon que surgem no tratamento perturbativo (cálculo de diagramas à 1-loop) de  alguns modelos efetivos fermiônicos da QCD [1]. Em particular, iremos calcular a constante de decaimento fraco do káon utilizando técnicas de diagramas de Feynman no contexto de uma expansão derivativa desenvolvida para o estudo dos chamados mésons pesados.
METODOLOGIA:
As correções quânticas à 1-loop da amplitude de probabilidade de propagação de um méson (píon ou káon) e da amplitude de probabilidade de decaimento fraco de um méson em um par de leptons (elétron e neutrino do elétron) são determinadas utilizando-se as técnicas de diagramas e cálculos de integrais de Feynman. As amplitudes relacionadas aos processos envolvendo o méson Káon são também calculadas utilizando a expansão derivativa em torno do momento do quark pesado. Os resultados experimentais são obtidos empregando-se parâmetros largamente empregados na literatura.
RESULTADOS:

Foram obtidas as expressões para as massas e constantes de decaimento fraco dos mésons Píon e Káon. Os resultados numéricos forneceram para a massa do píon o valor de 139MeV, para a massa do káon, 442MeV, para a constante de decaimento do píon 93,17MeV, para a constante de decaimento do Káon 98,48MeV e 107MeV (usando a expansão derivativa em torno do momento do quark pesado). Esses resultados devem ser comparados com os experimentais que são 139MeV para a massa do píon, 494MeV para a massa do káon, 93,3MeV para a constante de decaimento do píon e 117MeV para a constante de decaimento do káon.

CONCLUSÃO:
As expressões determinadas para as massas dos mésons e suas constantes de decaimento fraco forneceram valores compatíveis com os usualmente encontrados na literatura. A massa do méson káon ainda resultou ligeiramente menor que a experimental, mas é provável que um pequeno ajuste dos parâmetros utilizados (especialmente a massa do quark strange) seja suficiente para trazer esse resultado para mais próximo do valor experimental sem prejudicar os demais valores. A constante de decaimento fraco do Káon determinada usando a expansão derivativa forneceu resultado muito próximo ao experimental, apenas cerca de 9% menor.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Mésons Pesados, Cromodinâmica Quântica, Decaimento fraco do Káon.